Gaúcho Marcelo Armani exibe suas obras em um dos principais eventos de artes plásticas do Brasil

Ruidógrafo, foto de Marcelo Armani

O artista sonoro gaúcho Marcelo Armani é um dos 25 artistas escolhidos para exibirem suas obras durante a mostra que é considerada um dos principais eventos de artes plásticas do país, a 66ª edição do Salão Paranaense. A exposição será realizada de 8 de junho a 10 de setembro de 2017, no Museu Oscar Niemeyer (MON/PR).

Armani expõe a instalação sonora “Ruidógrafo”, desenvolvida em 2016 no programa de residência artística Sala Taller IV, no Espacio de Arte Contemporáneo, em Montevidéu.

Ruidógrafo é uma estrutura física composta, por alto-falantes, amplificador, botões e canetas montada sobre uma mesa. A composição é utilizada para produzir desenhos de ordem abstrata e aleatória a partir da reprodução, em alto-falantes, de paisagens sonoras e da composição de peças criadas pela síntese de áudio.
Os desenhos – ou as ruidografias – são traços, linhas, redes, pontos e massas de tinta que expressam as relações incidentais entre o tempo, a frequência, o silêncio e a amplitude. Processos regidos por ações vibratórias que se estendem dos alto-falantes até as canetas em contato com o papel.

Serviço:
66ª edição do Salão Paranaense
Abertura: 08 de junho, às 19 horas
Visitação: de 09 de junho a 10 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Museu Oscar Niemayer (MON), Curitiba, PR