Exposição ‘Cartografia da Ausência’, da fotógrafa Camila Domingues, inaugura no sábado (14) em Porto Alegre

A série “Cartografia da Ausência”, exposta parcialmente na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, é agora apresentada na íntegra em Porto Alegre, na Galeria Hipotética (rua Visconde do Rio Branco, 431 – Porto Alegre). A exposição reúne uma série de fotografias que partem do entendimento da cidade como um espaço de conflito e discutem as tensões implicadas nessas disputas. A abertura da exposição acontece na Galeria no próximo sábado (14), às sábado, às 17h.

O projeto surge do questionamento sobre como nos relacionamos com o espaço urbano no Brasil, e as consequências que tal postura reflete na sociabilidade e no transporte dentro dessas cidades. Ao longo da série fotográfica é possível perceber diferentes faces da cidade onde a violência ocorre, desde importantes vias de trânsito até caminhos periféricos da cidade. A cidade é fotografada vazia, na busca pela evocação das possíveis relações sociais que emergem dentro de cada fragmento urbano.

A mostra conta com financiamento do sistema Pró-cultura RS.

Foto: Divulgação

Sobre a artista:

Camila Domingues (1987) é fotógrafa e produtora cultural. Desenvolve trabalhos visuais que discutem questões ligadas ao território urbano. Participou de exposições coletivas no Brasil, Rússia, Uruguai e Inglaterra. Co-organizou os livros “Fotodobras #1”, “Fotodobras – Deslocamentos” e “Olhos do Pampa” pelo coletivo editorial Beira. Em 2016, produziu o Movida Editorial Fotográfica, série de atividades vinculadas à fotografia, como oficinas e encontros na casa de artistas, o Biblioteca Aberta. É integrante do coletivo Nítida – fotografia e feminismo.