EXPOSIÇÃO: TODAS SÃO TODAS “A beleza não pode ser roubada”
Período da exposição: de 5 a 9 de dezembro de 2016
ACESSIBILIDADE: No dia 5, haverá visita guiada e intérprete de Libras. Todas as fotos possuem descrição.
Informações e entrevistas: Carolina Santos (coordenadora do Grupo Inclusivass) – fones (51) 9857-65966
Será inaugurada na próxima segunda-feira, 5 de dezembro de 2016, às 18h, a exposição TODAS SÃO TODAS, no saguão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Na abertura do evento, Luciana Silveira Alberton – uma das mulheres retratadas na exposição – fará uma apresentação de dança.
A exposição TODAS SÃO TODAS busca o reconhecimento da presença das mulheres com deficiência na sociedade. É um convite para questionar o lugar de passividade destinado a elas, e a construir novas visões através do seu protagonismo. Formada por 30 fotos, a exposição reúne imagens de 11 mulheres que se apresentam de corpo e alma para a lente da fotógrafa Daiane Peixoto.
A mostra de fotos faz parte do projeto TODAS SÃO TODAS, que tem como objetivo promover a incorporação da perspectiva e das necessidades específicas das mulheres com deficiência às políticas existentes de enfrentamento à violência doméstica e às demais políticas públicas para as mulheres.
É uma iniciativa do Grupo Inclusivass, formado por mulheres com deficiência, em parceria com a organização não-governamental Coletivo Feminino Plural. Conta com o apoio do Fundo Fale Sem Medo (Instituto Avon/Fundo ELAS), Campanha HeforShe, Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do RS e Laboratório Viacolor.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A fotógrafa Daiane Peixoto atua profissionalmente com fotografia desde 1999. Já fez fotos para capa de discos e divulgação para artistas e escritores locais. Atualmente integra a equipe da Difoccus Produções.
Estão retratadas nas fotos de Daiane:
Carolina Santos, coordenadora do Grupo Inclusivass, integrante do comitê do Observatório da Violência Obstétrica no Brasil. Mulher com deficiência física.
Cristina Mazuhy, servidora do Poder Judiciário, atleta de judô. Mulher com baixa visão.
Denise Campos, auxiliar administrativa, integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com deficiência auditiva.
Ewelin Canizares, química ambiental, integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com polineuropatia.
Fernanda Vicari, assistente social, presidenta da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (AGADIM), integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com Distrofia Muscular.
Josiane França, modelo, Miss Inclusão Social, integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com deficiência visual.
Lelei Teixeira, jornalista, integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com Nanismo.
Liza Cenci, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com deficiência física.
Luciana Silveira Alberton, assistente de disciplina. Mulher com Síndrome de Down.
Regina Gomes, auxiliar administrativa, integrante do Grupo Inclusivass. Mulher com deficiência física.
Vitória Bernardes, psicóloga, integrante da Rede Desarma Brasil, do Grupo de Trabalho sobre Controle de Armas do Ministério da Justiça e do Grupo Inclusivass. Mulher com deficiência física.