Calafia Art Store promove ações na Semana da Fotografia

Galeria apresenta seleção de obras das fotógrafas Rochele Zandavalli, Tuane Eggers e Heloisa Medeiros e oferece Oficina de Fotografia Expandida gratuita

Calafia Art Store promove entre 14 e 23 de setembro, a 1ª Semana da Fotografia na galeria. O evento apresenta ao público uma seleção de obras de Rochele Zandavalli, Tuane Eggers e Heloisa Medeiros.

As três artistas representam o olhar da galeria de arte de Porto Alegre sobre o suporte fotográfico. “São trabalhos muito autorais, que fogem da preocupação e vão muito além da questão do registro como função da fotografia”, revelam as diretoras Maria Luiza Sacknies e Moema Bispo da Costa. “Das 25 obras selecionadas, encontramos em todas elas o cuidado em expressar questões internas, intelectuais e afetivas por meio das criações”, contam.

No sábado, 16 de setembro, das 14h30 às 16h30, o espaço promove uma Oficina de Fotografia Expandida, ministrada por Dani Amori, artista e professora da Escola de Fotografia Artística, em Porto Alegre. A atividade gratuita é indicada para adultos e jovens acima de 14 anos, sem necessidade de experiência anterior. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do site www.calafia.com.br

A Calafia Art Store funciona de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h e aos sábados, das 11h às 17h, na Av. Independência, 1211, loja 23. Informações (51) 3108 1057 | atendimento@calafia.com.br.

1ª Semana da Fotografia Calafia Art Store

De 14 a 23 de setembro

Mostra de obras de Rochele Zandavalli, Tuane Eggers e Heloisa Medeiros

16 de setembro – Oficina de Fotografia Expandida

Das 14h30 às 16h30

Inscrições gratuitas (com rateio de material) no site www.calafia.com.br. Vagas limitadas.

Sobre a Calafia Art Store

Galeria de arte urbana e contemporânea com acervo de obras originais, reproduções, molduras e produtos assinados exclusivos e de artistas locais.

De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h. Sábados, das 11h às 17h.

Av. Independência, 1211, loja 23. Galeria Moinhos de Vento. Porto Alegre/RS.

(51) 3108 1057 | atendimento@calafia.com.br | www.calafia.com.br

Sobre as artistas

Rochele Zandavalli 

Mestrado em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Bacharelado em Artes Visuais pelo mesmo Instituto. Fotógrafa da assessoria de comunicação da UFRGS. Professora nos cursos de Graduação Tecnológica em Fotografia e de Realização Audiovisual, na Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos). Teve exposições e mostras importantes como as Individuais: Me Desculpe, foi Apenas um Lapso, no Acervo Independente, Porto Alegre, 2016; Rever, no Santander Cultural, Porto Alegre, 2012, com remontagem no Centro Ordovás Filho em Caxias do Sul, 2013; e Oculto, Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2009.

Possui obras na Coleção Joaquim Paiva de fotografia em comodato com o MAM/RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), nos acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos, MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), e MAC/RS (Museu de Arte Contemporânea de Rio Grande do Sul). Também participou das coletivas: Caro, Cara: retratos correspondentes, no acervo MARGS e artistas convidados, no MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), Porto Alegre, 2015; Queira, na Histórias na Garagem, Porto Alegre, 2015; Neblina, acervo do MAC/RS, Porto Alegre, 2014; De Humani Corporis Fabrica, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) em 2013; Entregue à Plenitude, Galeria Ecarta, Porto Alegre, 2013; Idades Contemporâneas, pelo MAC/RS,2012; Labirintos da Iconografia, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre, 2011; Panorâmica, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2009; Xirugravuras, Choque cultural, São Paulo/SP, e Museu do Trabalho, Porto Alegre, 2009; Sobreimagem, Galeria ECARTA, Porto Alegre, 2007.

Heloísa Medeiros

Artista visual, formada em fotografia artística e Fine Art pela Escola de Fotografia Artística EFA (Porto Alegre, RS). Há cinco anos se dedica ao registro de ensaios sobre o feminino, temática que explora de forma regular em seu trabalho autoral. Participa de diversas ações coletivas como mostras e festivais nacionais e internacionais de fotografia. Em 2016 foi a única brasileira selecionada para expôr no Arsenale di Venezia, durante o Laguna Art Prize. Suas imagens já foram capa de revistas como Worbz. e Orchidmag.

Experiências

2013
Segundo lugar no Concurso Sioma Breitman da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

2014
Individual “Solitude”, na Cubo Gallery, em Porto Alegre

2015
Coletiva 20×20, na Bolsa de Arte de Porto Alegre
Coletiva Deslocamentos; o autorretrato através do outro, Floripa na Foto, Museu da Escola Catarina MESC, Florianópolis

2016
Laguna Art Prize, única representante do Brasil na mostra, Veneza, IT
Coletiva Vida, MARGS, Porto Alegre
Coletiva Memória, Feira Alasul, Plaza São Rafael, Porto Alegre
Coletiva Foto_Invasão, Red Bull Station, São Paulo

2017
Coletiva Desafios do Olhar, Galeria da Duque, Porto Alegre
Coletiva Moda Open, La Photo Galeria e Espaço Cultural, Porto Alegre
Coletiva Horror!, Centro de Cultura Ordovás, Caxias do Sul
Individual Fuck the System, Valen Gallery, Porto Alegre
Individual Geografias de la violencia, Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires, AR e no Centre Flassaders, Palma de Maiorca, ES

Tuane Eggers

Nasceu em 1989 e vive em Porto Alegre. A fotógrafa acredita na beleza dos pequenos universos, e transparece em cada clique a emoção de viver conectado com a natureza.

Graduada em jornalismo, Tuane é fotógrafa autodidata. Começou a fotografar há cerca de dez anos, com autorretratos digitais. Ao longo do tempo, encantou-se pelo universo da fotografia analógica, com a proposta de outro tempo e suas múltiplas possibilidades.

Tuane já participou do longa-metragem “Os Famosos e os Duendes da Morte”, do diretor brasileiro Esmir Filho, lançado em 2010. Suas fotografias estão presentes também em “O Filme da Minha Vida”, dirigido por Selton Mello. O trabalho da brasileira já foi exposto no Japão, em 2011; na Inglaterra, em 2013; na India e na Dinamarca, em 2014.