Exposição sobre múltiplas expressões da arte e do feminino inaugura no sábado (14)

Imagem: Divulgação

As muitas faces da arte e da mulher se encontram na Galeria Duque. No sábado, 14 de julho, às 15h, inaugura a exposição Entrelaçamento, que reúne diversas expressões da arte contemporânea em uma composição que une a tradição de obras de nomes renomados do Brasil e criações que elegem a xilogravura e as tramas de linhas e tecidos para expressar a arte e o feminino. A abertura é no sábado, 14 de julho, das 15h às 17h, na Galeria e Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649), no Centro Histórico, em Porto Alegre. A exposição fica no espaço até o dia 6 de setembro com entrada franca.

A curadora Daisy Viola, que também é instrutora de arte no Atelier Livre Xico Stockinger, destaca que a proposta é reforçar a possibilidade de convivência e comunicação entre as diferentes linguagens artísticas. “Traremos a tradição da gravura gaúcha e a arte de mulheres-artistas com trabalhos de fios e fibras que conversarão com pinturas, desenhos, esculturas e gravuras de mestres que compõem o nosso acervo”, resume. Para Daisy, a mostra Entrelaçamentos promove a interdisciplinaridade, respeita as especificidades de cada obra, e constrói uma renda, como um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com fios, linhas, pinceladas e até mesmo ideias.

No primeiro e segundo piso da galeria, o acervo dará as boas vindas aos visitantes com obras de artistas célebres como Burle Marx, Carlos Araújo, Iberê Camargo, Mário Cravo, Joaquim Tenreiro, além de Judith Lauand, Ruth Schneider, Ione Saldanha, Zoravia Betiol, Daisy Viola, Magliani, Mira Schendel, entre outras.

As gravuras em metal da gaúcha Lilia Manfroi ocupam o terceiro andar e revelam a essência da artista. “Eu me desnudo e, sem medo, expresso o que me vem do inconsciente no momento em que inicio a riscar a placa de cobre com o buril”, conta. É a exposição Sou Eu, com fantasias, vestes, festas e alegria.

No último andar, o destaque é para o trabalho da artista plástica Tereza Albano. O Fio Condutor apresenta entrelaçados os resultados de suas últimas pesquisas com a experimentação da possibilidade com diversos materiais, que vão desde tecidos leves, passando por tecidos castigados pelo tempo e pelo papel machê, que entra como parceiro fundamental comparecendo como parte do todo e compondo o resultado da obra.

Para promover a costura e o entrelaçamento da exposição estão expostas as criações do Coletivo Tramando Arte para a mostra Flâmeos. São nove trabalhos que “presentificam” questões referentes ao corpo, ao lar, à maternidade e aos amores e se interpõem ao restante das obras apresentadas na galeria em produções das artistas Lorena Steiner, Rosane Maria Vargas, Fernando Lima, Cinthia Sfoggia, Lia Braga, Mini Kuo, Silvana Taquatiá, Lucia Guaspari e Ana Nunes. O vermelho, as técnicas têxteis e as dimensões das peças trazem unidade à produção que apresenta tricôs e crochês em um espaço destinado à arte contemporânea. “Flâmeos tem o objetivo de chamar a atenção para as possibilidades poéticas, expressivas e conceituais presentes em técnicas que foram historicamente segregadas ao espaço doméstico”, justifica Ana, uma das artistas do Coletivo.

A Galeria Duque é um espaço cultural que nasceu em 2012 a partir da inspiração de um amante das artes e colecionador de obras. Localizado no Centro Histórico, o local é um prédio clássico, cuidadosamente restaurado, em quatro andares. É aberto à visitação e vem realizando diversas exposições e venda de obras do acervo da galeria, de consagrados artistas do cenário artístico gaúcho, nacional e internacional. Há ainda mostras temporárias de artistas convidados. A galeria também é um ambiente para promover a cultura e a educação a partir de visitas guiadas de estudantes, além de grupos de diversos locais do Estado e do País.

Serviço:

Exposição ‘Entrelaçamento’

Local: Galeria e Espaço Cultural Duque

Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre

Abertura: sábado, 14 de julho, das 15h às 17h

Período da exposição: de 14 de julho a 6 de setembro

Horário de funcionamento:
Seg/Sex: 10:00 às 19:00h | Sáb: 10:00 às 17:00h