Rafael Muniz abre exposição Corpos na UFCSPA

rafael-muniz

A exposição “Corpos” do artista visual Rafael Muniz terá abertura no dia 10 de novembro, às 19h, no Espaço de Artes da UFCSPA. Serão apresentadas 15 obras que figuram corpos através de desenhos, pinturas e gravuras. Os trabalhos podem ser visitados até o dia 17 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 11h30. A entrada é gratuita.

A exposição faz parte de um trabalho desenvolvido por Rafael Muniz, desde 2013, no qual ele cria corpos a partir de outros corpos e mostra a relação de desejo entre eles — seja o desejo como caminho e percurso, seja o desejo de erotizar em diálogo entre o desenho e a pintura. Os desenhos foram feitos originalmente em um livro e, depois pontos de emergência deram a continuidade ao trabalho em outros suportes. Na tela e no papel, Muniz busca a composição do espaço em branco como potência para este corpo, que se torna um corpo suporte e um corpo desenhante. A partir desses processos, desenvolve a pesquisa com a criação de corpos erotizados com intercessores da anatomia humana. O artista explica que, etimologicamente, as palavras desenhar, designar e desejo possuem uma raiz semelhante: percurso e caminho.

Como prática, assume a metodologia cartográfica deleuze-guattariana, originando corpos a partir dos disparos que a própria linha sugere, cartografando e registrando o processo criativo. “A construção se dá da mesma forma que o ato sexual: olhamos, analisamos, despimos, tocamos. Tiramos as camadas de pele. Somos compostos alquímicos de desejos libidinosos, sede de ventres e profusão locomotiva na construção de linhas, de um corpo que deseja e de um corpo desejante em mistura, de seres andróginos e amalgamados”, revela.

Muniz cursa bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(IA/UFRGS), estudou gravura e desenho no Atelier Livre Xico Stockinger da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atualmente, integra o grupo de Estudos do Corpo da Faculdade de Educação da UFRGS e o Núcleo de Arte Impressa do IA/UFRGS.