Exposição Ponto Limítrofe

Foto: Felipe Conde
Foto: Felipe Conde

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura a exposição Ponto Limítrofe, dia 1º de novembro (terça-feira), às 19h, na Fotogaleria Virgílio Calegari, localizada no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As obras são da artista Élle de Bernardini, com curadoria de Jaqueline Sampaio e Verônica Vaz.

De uma forma singular, Élle de Bernardini procura desestabilizar o espectador, articulando proposições que o colocam em situação de conflito e inquietação com a própria subjetividade. Em Ponto Limítrofe tais aspectos podem ser observados pela relação construída entre os elementos, que apesar de serem belos e atraentes, se mostram como extremos de um ambiente tenso e perturbador.

Atraídos pelo breu que escorre de nebulosa, porção de tule preto envolto por pequenas luzes adentram a galeria. Assim que se avança, o visitante se depara com a projeção da artista, que propositadamente a encara. Em seus gestos, a lágrima que escorre deixa transparecer um sentimento de dor e tristeza, realçado pela sonoridade erudita que nos cerca. A música que emana, oriunda do Butoh – dança oriental surgida em meados da década de 1950 no Japão – afeta o ambiente, em uma troca crescente de notas que trabalham o Jo Ha Kyu, entendido como começo, desenvolvimento e clímax no Butoh.

Partindo dessa configuração, e do estímulo de nossas sensações e percepções, Élle de Bernardini propõe um embate centrado no ser, em questões que nos colocam em confronto com nossa própria natureza. Nesse sentido, a presente instalação pode ser compreendida como a possibilidade de uma experiência que busca, entre outros aspectos, atuar na transformação do indivíduo e na desconstrução da própria existência.

Serviço
Dia: 1º de novembro (terça-feira).
Horário: 19h.
Local: Fotogaleria Virgílio Calegari- 7º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Visitação: até dia 4 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.
Entrada gratuita.