Exposição ‘Ganga’ mostra o sagrado e o mundano de Varanasi
Na próxima quinta-feira, 2 de agosto, se inicia na Galeria de Arte do DMAE a mostra do fotógrafo Diego Alvares, intitulada Ganga. A exposição é o resultado de uma viagem pela Índia, realizada entre os meses de outubro e novembro de 2017. Com curadoria de Janaína Capeletti, as obras podem ser visitadas até 6 de setembro.
Contrastes, beleza e estranhamentos são revelados em 34 imagens que retratam Varanasi, uma das cidades mais antigas do mundo e local sagrado para o hinduísmo. Criada por Shiva, é onde os hindus se dirigem ao final de suas vidas, para serem cremados às margens do Ganges, em busca do fim do ciclo de reencarnação. Ganga, que dá nome a exposição, é a deusa na qual os indianos acreditam ser a personificação do rio Ganges.
Em Varanasi, o caos faz sentido permeado pelo sagrado e o mundano de maneiras tão contrastantes, e ainda lindas, em muitos momentos. Segundo Diego Alvares, de todos os lugares visitados na Índia, foi em Varanasi onde ocorreu uma melhor interação com os locais e onde foi possível entender algumas nuances da realidade local e das relações que se estabelecem.
Sobre o artista:
Nascido em Porto Alegre, o artista, publicitário de formação, vive em Sydney, Austrália, há oito anos, onde hoje gerencia uma empresa de fine art printing e desenvolve projetos fotográficos. Seu trabalho é focado em street photography e fotografia documental. Hoje Diego se define como um visual storyteller.
Serviço:
O que: Exposição fotográfica Ganga, de Diego Alvares
Quando: De 2 de agosto (quinta-feira) a 6 de setembro (quinta-feira) de 2018
Local: Galeria de Arte do DMAE – Rua 24 de outubro, 200 – Porto Alegre.
Visitação: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17:30min