Exposição Feminicidas – O Machismo que Mata

A mostra Feminicidas – O machismo que mata, da artista plástica gaúcha Graça Craidy, está em exposição no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1223). A exposição, com entrada franca, vai até o dia 11 de maio, de terças a sábados, das 10h às 19h.

A jurista Maria Berenice Dias e a artista visual Clara Pechansky, duas importantes figuras do Direito e das artes, assinam os textos de apresentação e avalizam o trabalho de Graça Craidy. Inspirada em casos reais, Graça busca, com isso, denunciar uma verdade estarrecedora: os assassinos de mulheres, em sua maioria, são seus próprios maridos, companheiros, namorados e ex, movidos pela falsa certeza machista de posse e superioridade sobre suas companheiras. Quando elas se separam, eles as assassinam, reforçando a crença de que são seus proprietários.

Graça Craidy/Divulgação

Desde 2014, Graça Craidy tem se aliado à conscientização sobre feminicídio em suas pinturas, criando várias séries com denúncias da violência contra a mulher e mostrando, em suas telas, a dor e o horror provocado nas vítimas desse tipo violência. Desta vez, a artista escolheu retratar quem pratica esses crimes: os homens.

Serviço:
Exposição Feminicidas – O machismo que mata. De Graça Craidy
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, 4º andar, Foyer da sala O retrato. Endereço: Rua dos Andradas 1223, Centro Histórico, Porto Alegre
Abertura: 7 de março, às 19h
Visitação: Até 11 de maio, de terça a sábado, das 10 às 19h
Agendamento de visitas: (51) 3226-7974
Entrada franca.