“Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, na Nieto Galeria

Após um ano festivo na Nieto Galeria de Arte pelas três décadas de trabalho em Porto Alegre, o espaço recebe a última exposição “Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, até 02 de dezembro. A exposição traz 23 desenhos em papel 100% algodão com trabalho em tinta acrílica, guache, pastel e nanquim, além de oito telas e uma intervenção em um mapa mundi. As obras representam a busca do domínio da memória, em uma ponte entre o passado e o futuro, reunindo diferentes tempos em uma única série de trabalhos que trazem o traço lúdico que marca o estilo do artista visual.

©2017 Nilton Santolin

O título da mostra foi inspirado em um livro homônimo de Daniel Blaufuks, remetendo à ideia de totalidade nas imagens, sonho impossível diante da perpétua incompletude do universo. Em seus arquivos pessoais Eduardo procurou histórias algumas ligadas à infância, aos meios de transporte e ao tempo, outras que remetessem a determinados lugares em que residiu, como a Europa e os Estados Unidos, onde fez mestrado e doutorado em Artes Visuais, e as recriou numa coleção que será apresentada na Nieto Galeria. O artista também recuperou, em suas obras, fragmentos de imagens que foram registradas em desenhos antigos.

O encerramento das comemorações aos 30 anos da Nieto Atelier de Molduras e Galeria de Arte não poderia ser diferente dos eventos anteriores. O tema trabalhado ao longo das exposição apresentadas esse ano, foram inspirados na “vida” e na “trajetória”  e reuniu artistas inspiradores e ligados à galeria. Na exposição “Coletiva 30”, realizada em maio, foram selecionadas obras de 41 artistas plásticos que fizeram parte da história da Nieto. Em setembro, a mostra fotográfica “Ao Longo do Caminho” expôs 28 trabalhos de fotógrafos conceituados com registros apresentados como verdadeiras obras de arte.

Para finalizar o ano, a proprietária da galeria e loja de arte e molduras, Carina Nieto convidou Eduardo Vieira da Cunha pela parceria que tem com o artista há muitos anos.  “Realizamos três exposições em 2017 para celebrar os 30 anos da Nieto. Tivemos duas coletivas, uma de artes plásticas e outra de fotografias, reunindo artistas e fotógrafos que têm trabalhado conosco nessa jornada. Para finalizar 2017, convidamos o Eduardo, que é um parceiro de longa data e tem um trabalho incrível”, comenta a empresária.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Toda a Memória do Mundo” – Eduardo Vieira da Cunha

Exposição: 09 de novembro a 02 de dezembro

Onde: Nieto Galeria de Arte – Av. Lucas de Oliveira, 432, em Porto Alegre