Encontro Internacional Pure Print apresenta exposição de gravuras ‘Convergência de Águas’

Foto: Divulgação

Abre dia 06 de novembro, terça-feira, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, o Encontro Internacional Pure Print, que inclui conferências com artistas professores e exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”. Às 17h, após a abertura oficial do Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre – Brasil, feita pela Diretora do Instituto de Artes da UFRGS, professora Lucia Carpena, e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, professor Paulo Silveira, acontecem as conferências “Maria Lucia Cattani e seus livros”, com Paulo Silveira (IA/UFRGS), e “Pure Print: PORTOS. TEMPO DA GRAVURA”, com Graciela Machado (Portugal).

Às 19h do dia 06/11, acontece a abertura da exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”, que reúne obras de Andréia Oliveira, Bernadette Panek, Carmen Hidalgo de Cisneros, Eva Filgueras, Francesca Genna, Graciela Machado, Helena Kanaan, Márcia Sousa, Maristela Salvatori, Marta Aguilar, Mónica Oliva, Paula Almozara, Sandra Favero e Colectivo [recolectoras]. A exposição apresenta livros de artista, gravuras, impressões digitais, fotografias e vídeos e tem curadoria de Maristela Salvatori, artista visual e professora do PPGAV-IA/UFRGS.

No dia 07/11, quarta-feira, na Pinacoteca, a partir das 17h, ocorrerão as conferências “Colectivo [recolectoras], PURE PRINT Madrid. Book Art Edition 2017”, com Marta Aguilar (Espanha) e “Experiences in non-toxic printmaking in Palermo/Alcune esperienze di incisione sostenibile a Palermo”, com Francesca Genna (Itália).

O Encontro Internacional Pure Print em Porto Alegre (http://pureprint.fba.up.pt/pure-print-brasil/) dá seguimento a encontros já ocorridos nas cidades do Porto e de Madrid (http://pureprint.fba.up.pt/, http://pureprint.fba.up.pt/2015/ e https://www.ucm.es/encuentros/pure-print-madrid-2017), e promove intercâmbio internacional de pesquisadores e estudantes vinculados à área da gravura em busca do desenvolvimento de um projeto editorial conjunto.

A exposição permanece aberta ao público até dia 29 de novembro de 2018, com visitação das 10 às 18h, de segunda a sexta (exceto no feriado de 15 de novembro).