Artesanato produzido por apenados da Pecan em exposição no shopping de Canoas

Crédito da Foto: Divulgação Susepe
Crédito da Foto: Divulgação Susepe

Da Prefeitura de Canoas 

Tapetes e objetos de decoração com palitos e origami estarão em exposição, na terça-feira (1/11), na Praça de Eventos Alziro Andrade do Canoas Shopping (Avenida Guilherme Schell, 6750, Bairro Mathias Velho). As peças, confeccionadas por apenados da Penitenciária Estadual de Canoas I (Pecan I), fazem parte do projeto de ressocialização, proporcionado, um espaço de qualificação profissional. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoas em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O material exposto será apresentado por um técnico e um agente penitenciários.

Curso
Aproximadamente vinte apenados participam do curso de tapeçaria promovido pelo Departamento de Tratamento Penal, em parceria com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade. Em relação aos origamis, o aprendizado ocorreu através da observação, ou seja, um apenado foi ensinando ao outro. Conforme a Lei de Execução Penal, os apenados ganham dias remidos por participar das atividades. O objeto confeccionado é entregue aos familiares que comercializam fora da Penitenciária.

Gestão compartilhada
Na gestão compartilhada com a Susepe, a Prefeitura de Canoas realiza projetos de ressocialização dentro da penitenciária. São realizadas aulas de vôlei, basquete, futsal, curso de panificação e de gastronomia. Tem, ainda, aulas e orientações sobre horta comunitária e de reciclagem de resíduos sólidos. Os apenados contratados por empresa de confecção têxtil de Canoas trabalham em turnos de seis horas diárias, recebendo 75% do salário mínimo mensal.