Exposição traz fotografias inéditas de Porto Alegre da década de 1970

Nachlass Leonore Mau. S. Fischer
Nachlass Leonore Mau. S. Fischer

Exposição de Fotografias
A Casa de Leonore Mau
Curadoria: Alexandre Santos

Abertura: 17 de novembro de 2016, 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112),
com palestra do escritor e ensaísta, Prof. Diedrich Diederichsen (Alemanha)

Realização: Goethe-Institut Porto Alegre, Fundação S. Fischer, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS

No âmbito do projeto regional “Hubert Fichte – Liebe und Ethnologie” (Amor e Etnologia), que conta com a participação de vários Institutos do Brasil, Chile, USA, Portugal, Senegal e Alemanha , o Goethe-Institut Porto Alegre abordará o universo feminino da “Lebensreise” (Viagem da Vida) de Hubert Fichte e Leonore Mau. Entre as décadas de 1960 e 1980, o casal viajou várias vezes pela América do Sul e se ocupou com as questões da estética da produção literária e fotográfica. A exposição de fotografias de Leonore Mau, que abrirá no dia 17 de novembro de 2016 na Galeria do Goethe-Institut com uma palestra do escritor e ensaísta, Prof. Diedrich Diederichsen, comprova que os trabalhos de Mau não eram simplesmente imagens ilustrativas para a obra literária de Fichte, mas tinham sua própria autonomia e qualidade estética.

A exposição traz fotografias realizadas por Leonore Mau durante suas viagens ao Brasil para realizar projetos em parceria com Hubert Fichte. Trata-se de imagens ainda não vistas em Porto Alegre, versando sobre diferentes temas como a infância, as cerimônias religiosas afro-brasileiras, o carnaval, a vida nas favelas, as praias, as ruas e os lares de diferentes extratos sociais do país.

O curador, Alexandre Santos, professor de história da arte e pesquisador da fotografia do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a convite do Goethe-Institut Porto Alegre viajou a Hamburgo, Alemanha, para selecionar fotografias de Leonore Mau que estão no acervo da Fundação S. Fischer.
A cineasta e fotógrafa Nathalie David que trabalhou por 20 anos com Leonore Mau e em 2005, por solicitação da Fundação S. Fischer, produziu o documentário “Diese Photographin heißt Leonore Mau” (Essa Fotógrafa se chama Leonore Mau), estará na finissage da exposição, em março de 2017 para apresentar o seu documentário e participar de uma mesa redonda com o curador da exposição.

Serviço:

Exposição “A Casa de Leonore Mau”
Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de outubro,112)
Palestra e coquetel de abertura: 17 de novembro de 2016, 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre, com palestra do escritor e ensaísta, Prof. Diedrich Diederichsen (Alemanha) 20h: Coquetel
Visitação: de segunda a sexta | das 10h às 19h30
Sábados: das 9h às 12h30
Domingos e feriados não há visitação
Entrada franca