Dia: 16 de setembro (sábado)
Hora: das 11h às 13h
Local: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa
Realização: Instituto APPOA
O corpo que se molda e se empresta para ser “obra de arte”; estar ali, no momento da cena e presentificar uma dança. Quantos caminhos foram necessários percorrer, para que esses pés pudessem dançar? Quantos tempos? O corpo conta o tempo, o tempo está no corpo… O que chamamos de técnica nada mais é do que tempo retido e otimizado num corpo, com certa parcela de intencionalidade. A dança não se fixa em uma forma; é preciso instaurá-la, sempre e mais uma vez, para que ela exista – para que entre em relação e possa vir a criar uma rede de sentidos.
Estes questionamentos sobre a arte da dança serão os temas da bailarina Luciana Paludo, coreógrafa e professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS, nesta edição de setembro do Corpo (En)Cena: Psicanálise e Dança. Luciana é bacharel e licenciada em Dança (PUC-PR/Fundação Teatro Guaíra), especialista em Linguagem e Comunicação (Unicruz-RS), mestre em Artes Visuais (PPGAVI-UFRGS) e doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS). Atualmente, desenvolve pesquisa de Linguagem autoral em dança, o que torna possível vincular a sua produção artística com a produção acadêmica. Se mantém ativa na cena independente da dança contemporânea, na qual trabalha também em colaboração com outros artistas.
O seminário Corpo (En)Cena: Psicanálise e Dança faz parte da Linha de Trabalho Sujeito e Cultura do Instituto APPOA. São encontros mensais, que se propõem a pensar o corpo na sua relação com a psicanálise, com a arte e com a dança sob a coordenação de Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa.
Deixe um comentário