Seminário Corpo (En)Cena, com o bailarino e coreógrafo Alex Sander dos Santos

Dia: 19 de agosto (sábado)
Hora: das 11h às 13h
Local: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa
Realização: Instituto APPOA

O convidado desta edição do seminário Corpo (En)Cena é o bailarino e coreógrafo Alex Sander dos Santos. Neste encontro,  Alex irá falar de sua trajetória artística e mostrar pequenos vídeos e imagens de suas mais recentes criações para um público infanto-juvenil: Léo (sobre Leonardo da Vinci); Sonho de uma noite de verão (obra de Shakespeare adaptada ao mundo infanto-juvenil) e Bande Dansée (uma história em quadrinhos dançada). O seminário Corpo (En)Cena faz parte da Linha de Trabalho Sujeito e Cultura do Instituto APPOA. São encontros mensais, que se propõem a pensar o corpo, na sua relação com a psicanálise, a arte e a dança sob a coordenação dos psicanalistas Ângela L Becker e Edson Sousa.

Diplomado em Educação Artística pela Universidade do Rio Grande, Alex Sander dos Santos começou a dançar no Brasil em 1993. Suas qualidades como bailarino rapidamente chamaram a atenção de vários coreógrafos. Dançou pela Cia Heloisa Bertoli, Balleto (Cleber e Guelho Menezes), Muovere (Jussara Miranda) e Grupo Sótão (Binho Sauitzvy).

Ganhou o prêmio de melhor bailarino pelos espetáculos Grand Genet e Três Motivos (2002). Recebeu várias premiacões pelos solos “Clown“(1998) e “Rituais” (1999), de Heloisa Bertoli. Fez pós-graduação em Dança Cênica, na Universidade de Santa Catarina (2002) e, dois anos depois, integrou a escola de mímica corporal Hippocampe, em Paris. Logo a seguir, ingressou na Cia À fleur de peau, onde dançou durante sete anos e colaborou com a diretora israelense Michal Svironi.

Licenciou-se em Arts du Spectacle Chorégraphique  na Universidade Paris 8 (2007). No mesmo período, começou a atuar para Serge Keuten em trabalhos especialmente dedicados ao público infantil. Em 2009, foi  marcado pela dança barroca, através do encontro com os diretores e coreógrafos :Cécile Roussat e Julien Lubek com os quais ele colaborou nas produções deMüsennâ , La belle et la Bête e Die Zauberflöte, da Opéra Royal Wallonie, sob a direção musical de Patrick Davin. Também atuou em Cenerentola, sob a direção musical de Paolo Arrivabeni. Prosseguiu com Cendrillon de Massenet (direção musical de Marc Minkowski) e Egisto, de Cavalli (produção do grupo Poème Harmonique com direção musical de Vincent Dumestre). Ambos espetáculos realizados na Opéra-Comique de Paris, com encenação de Benjamin Lazar.

Em 2012, criou com Danila Massara e Luciana Dariano a Cia de Dança Contemporânea LD’A-Linea d’Aria, com base em Paris. Desde então se apresenta na França e em outros países com projetos artísticos e pedagógicos.