Nesta quinta-feira (31) Iberê promove seminário com Patricia Argollo Gomes Kirst e Peter Pál Pelbart
A programação desta semana também contempla música ao pôr do sol, curso sobre a série “Black Mirror” e exibição do filme “O futuro perfeito”, com comentários de Jéssica Luz.
Dando continuidade às atividades paralelas à exposição Depois do fim, nesta quinta-feira (31.08) tem início a 13ª edição do seminário A Forma das Coisas Por Vir, com a palestra Partículas do Fim e a Insurgência do Segredo, com Patricia Argollo Gomes Kirst e Peter Pál Pelbart. Na ocasião, serão lançados livros da coleção n-1, da qual Pelbart é co-editor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link.
No sábado, às 14h, acontece o segundo encontro do Curso Espelho Obscuro: uma interpretação filosófica da série Black Mirror, com o professor e escritor Moysés Pinto Neto. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 01 de setembro, através do e-mail cultural@iberecamargo.org.br
Às 16h acontece mais uma edição de VÉSPER, com curadoria de Leo Felipe. Quem comanda o som deste sábado é o DJ residente Giancarlo Lorenci, também conhecido como Hypnorder DJ.
No domingo, a atrações iniciam com Cine Iberê às 16h, com O futuro perfeito, de Nele Wohlatz, (65 min, 2016, Argentina), seguido por comentários de Jéssica Luz. A exibição de O Futuro perfeito integra o programa Sci-Fi | Hecatombe | Amor – atividade cinematográfica paralela à exposição Depois do fim, e tem curadoria de Marta Biavaschi.
Pra fechar a tarde de domingo, a DJ residente Paula Vargas comanda o VÉSPER. Vargas é diretora criativa da ONNi e curadora musical da plataforma Superplayer. Em caso de chuva, a programação musical será transferida para outra data.
O Seminário é patrocinado pela CPFL Energia. O Auditório da Fundação Iberê Camargo tem patrocínio de BTG Pactual.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA 31/08
19h | Seminário a Forma das Coisas por Vir com Patricia Argollo Gomes Kirst e Peter Pál Pelbart
*Inscrições gratuitas pelo link
Partículas do Fim e a Insurgência do Segredo
A partir de uma ficção científica de estranhamento premonitória escrita por Gabriel Tarde, trataremos de pensar o contexto contemporâneo como progressivo esgotamento da virtualidade. Mas, na contramão dos consensos catastrofistas, cabe-nos escovar o presente a contrapelo, e nele reencontrar a bioluminescência dos vagalumes. Obviamente, falamos dos modos de existência singulares, minoritários, arcaicos ou por vir.
Todos nós, pelo menos uma vez, escapamos do nosso próprio fim. Somos sobreviventes, por vezes, até de, principalmente, de nós mesmos. Que sejam os mais bravos e minoritários instintos de sobrevivência e resistência que nos movam, para além de nós mesmos, em direção a algo: a arte. Porém, nossa liberdade é oprimida pela arrogância salvacionista advinda de certa vontade de manter, o que ainda, chamamos de Política. Seguindo Gabriel Tarde, e conclamando nuances do infinitamente pequeno, ou infinitesimal, poderemos criar ações, advindas de multiplicidades, que incitam uma constelação de virtualidades por serem inauguradas…
Mas, nosso encontro está marcado com o segredo mais forte: o Fim. O Fim é sempre ficcional. Ele é um ponto de virada, uma des-explosão e uma des-consciência. Finalmente, unanime e absurdamente: a morte nos salvará.
Patricia Argollo Gomes Kirst. Psicóloga, pesquisadora, Docente do Ensino Superior, Sócia Administradora da Nexus Desenvolvimento Institucional, Mestra em Psicologia Social e Institucional-UFRGS e Dra. em Informática na Educação-UFRGS.
Peter Pál Pelbart. Professor titular de filosofia na PUC-SP, coeditor da n-1 edições e membro da Cia Teatral Ueinzz. Traduziu algumas obras de Deleuze para o português, e escreveu, entre outros, O avesso do niilismo: Cartografias do esgotamento.
SÁBADO 02/09
14h às 19 | Visitação
14h às 18h | 2° aula do Curso Espelho Obscuro: uma interpretação filosófica da série Black Mirror, com Moysés Pinto Neto
*O investimento é R$ 60 (apenas para a segunda aula) e as inscrições podem ser realizadas até 01/09 de agosto pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br
Na aula deste sábado aparecerão os dilemas da política na contemporaneidade, com a crítica da representação, a ascensão dos populismos, a integração com as redes digitais e a crise da democracia. Os episódios discutidos serão The National Anthem (s01e01) e The Waldo Moment (s02e03).
Recortando aleatória e transversalmente a série, o curso busca pensar o contemporâneo à luz da ficção científica enquanto antropologia especulativa, redefinindo a autoimagem do humano, dos objetos e dos campos simbólicos que permeia a existência cotidiana.
16h | VÉSPER
O DJ deste sábado é Hypnorder (Giancarlo Lorenci). Para ouvir o som de Lorenci, acesse: www.mixcloud.com/Hypnorder_
*Em caso de chuva, o evento será transferido.
Giancarlo Lorenci, DJ e produtor também conhecido como Hypnorder DJ. Giancarlo foi um dos criadores do coletivo HYPNORDER TV e atualmente mantém os podcasts Moska Branca e Radiophonik na rádio online function.fm. Formado em Artes Visuais pela FAAP, em São Paulo, Giancarlo explora o campo híbrido da criação contemporânea, combinando elementos visuais e sonoros através da realização de instalações e experimentos diversos.
DOMINGO – 27/08
14h às 19 | Visitação
16h | VÉSPER
*Em caso de chuva, o evento será transferido.
A DJ residente deste domingo é Paula Vargas. Para ouvir o som de Vargas, acesse: https://soundcloud.com/
Vargas é diretora criativa da ONNi e curadora musical da plataforma Superplayer. Desenvolve pesquisas que transitam pelo house e techno. Foi Dj residente da festa Rito e já tocou no OBRA Club, Arruaça e em eventos como a Subterrânea, festa que aconteceu no estacionamento da Fundação Iberê Camargo.
16h | Cine Iberê
O futuro perfeito, de Nele Wohlatz, (65 min, 2016, Argentina)
* sessão comentada com Jéssica Luz
Para assistir o trailer, acesse: https://vimeo.com/
Premiado como Melhor Primeiro Filme no Festival de Locarno 2016, o filme teve uma excelente trajetória em festivais internacionais de cinema. Em O futuro perfeito a protagonista Xiaobin tem 17 anos e não fala sequer uma palavra de espanhol quando chega à Argentina para encontrar sua família. Alguns dias depois, ela ganha o nome de Beatriz e um trabalho em um supermercado chinês. Sua família cuida de uma lavanderia e vive completamente isolada dos argentinos e da vida local. Xiaobin/Beatriz consegue guardar algum dinheiro e começa a frequentar um curso de castelhano. Ela testa seu novo idioma nas ruas e acaba conhecendo o indiano Vijay. Quando aprende o tempo condicional na escola, Xiaobin começa a pensar no futuro, no que aconteceria se seus pais soubessem de seu relacionamento com Vijay. Quanto mais ela aprende o novo idioma, mais ela é capaz de modificar sua realidade.
Nele Wohlatz nasceu em 1982, em Hannover, na Alemanha. Estudou cenografia na University of Applied Arts Karlsruhe, na Alemanha; e cinema na Universidad Torcuato Di Tella, em Buenos Aires. Em 2016, foi selecionada para a Berlinale Talents Docstation. Wohlatz dirigiu vários curtas e vídeos para produções de teatro. Em 2013, estreou no BAFICI o longa, co-dirigido por Gerardo Naumann, Ricardo Bär que recebeu menção especial no FIDMarseille.
Jéssica Luz é produtora audiovisual graduada em Jornalismo e Cinema pela UNISINOS, especializada em Economia da Cultura pela UFRGS e Mestre em Diseño y Gestión de la Producción Audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona. Participou do Writers and Creative Producers Lab, do Binger FilmLab em Amsterdam, e do Talent Project Market na Berlinale. Atualmente é professora de Produção no curso de Realização Audiovisual na UNISINOS e sócia da Besouro Filmes, onde realiza vários curtas, séries para TV e filmes de longa-metragem.
A exibição de O futuro perfeito integra o programa Sci-Fi | Hecatombe | Amor – atividade cinematográfica paralela à exposição Depois do fim, e tem curadoria de Marta Biavaschi.
Distribuição Zeta Filmes | sessão única
****
SERVIÇO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO | Sábados e domingos, das 14h às 19h
ENDEREÇO | Av. Padre Cacique, 2000.
SITE | www.iberecamargo.org.br
FACEBOOK | www.facebook.com/
TRANSPORTE | As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.