Machado de Assis encontra Pixinguinha em bate-papo no auditório do Goethe-Institut

24a edição do Porto Alegre em Cena promove sarau com o professor de Literatura Brasileira Luís Augusto Fischer e os músicos Ayres Potthoff e Mathias Pinto no dia 23 de setembro, às 21h

Foto: Tom Silveira

O flautista Ayres Potthoff, o violonista Mathias Pinto e o escritor e professor Luís Augusto Fischer se encontram no palco do Auditório do Goethe-Institutdurante a 24a edição do Porto Alegre em Cena para misturar música e um bom papo, leitura e audição, na noite do dia 23 de setembro.

Em 80 minutos de muita música e um bom papo, Discutindo a Relação vai retornar ao tempo em que grandes sínteses estéticas estavam sendo geradas. Vai retornar para viver aquela beleza, que está lá mas continua viva e, quem sabe, nos ajudará a viver melhor por aqui. Literatura e música, o erudito e o popular, o nacional e o importado, o bem-comportado e o safado, o apolíneo e o dionisíaco são polos opostos — e entre eles se erigiu a grande literatura de Machado de Assis e a enorme música de Pixinguinha.

Mathias Pinto

Compositor e violonista porto-alegrense licenciado em música pelo Instituto Porto Alegre, coordenador da oficina de choro do Santander Cultural e sócio fundador da casa Barco, atua em diversos projetos ligados a Música Popular Brasileira, produção de trilhas sonoras e produção musical em geral. Dentre eles, destaca-se a direção musical no espetáculo Lupi, o musical (2013), gravado no Theatro São Pedro e lançado pela RBS TV no ano do centenário de Lupicínio Rodrigues; produção do musical Estação Brasil (Teatro Bourbon Country, 2014); e Na onda do choro – Os choros de Luiz Carlos Borges, lançado no Instituto Ling (2016). Fez a trilha sonora para o desfile do estilista Ronaldo Fraga na coleção de 2016 – Lojas Pompéia (Santander Cultural 2016); trilhas sonora para Hering Brasil (Loop Reclame / Campanha 2015); e Elo Cartões (Loop Reclame / Campanha 2016). Fez apresentações e gravações com Luciana Rabello, Jorginho do Pandeiro, Luis Barcelos, Tonho Croco, Nilze Carvalho, Ângela Maria, Ronaldo do Bandolim, Projeto Café ou Chimarrão? com Paulinho Fagundes, Projeto Tom Chico e Vinícius, Grupo Antenório, Samuca do Acordeon, Plauto Cruz, Elias Barboza, Caio Martinez, Pâmela Amaro, Fernando Leitzke, Projeto Resgate, Central do Samba, Nani Medeiros, Projeto Pixingando, Lourdes Rodrigues, Messias Britto, Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Maria Luiza Fontoura, Aline Stoffel e  Clube do Choro de Porto Alegre. Recebeu o troféu de melhor instrumentista no 46º festival Aparicio Silva Rillo, troféu Prêmio Açorianos de Música 2014/2015 – Menção especial (Oficina de Choro Santander Cultural) e indicação a melhor instrumentista no Prêmio Açorianos de Música 2016. Lançou seu disco de estreia, Falso Folião, em 2017.

Ayres Potthoff

Estudou com Zacarias Valiati, especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque e, posteriormente, recebeu o título de “Mestre em Flauta” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre, e foi diretor executivo da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, grupo que fundou em 1985. Com frequência se apresenta em recitais e concertos em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru, Equador, Portugal e Canadá. Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Lançou o CD Recital com a pianista Maly Weisenblum e, em 2003, recebeu o Kikito por Melhor Música no 31o Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, é professor no Instituto Metodista de Porto Alegre, ministrando as disciplinas de História da Música e Prática de Conjunto.

Luís Augusto Fischer

Professor de Literatura Brasileira na UFRGS, onde leciona para a graduação e a pós-graduação, tendo orientando já muitos  mestrados e doutorados. Também lá foi criador e é professor da disciplina “Canção popular brasileira”, experiência de que resultou o livro O alcance da canção, organizado em parceria com Guto Leite (editora Arquipélago). É também autor de alguns livros, entre os quais o Dicionário de porto-alegrês e o Dicionário de palavras e expressões estrangeiras (pela L&PM) os estudos Inteligência com dor — Nelson Rodrigues ensaísta e Machado e Borges (pela editora Arquipélago). É também ficcionista, tendo publicado a novela Quatro negros (L&PM).

 

Ficha técnica

Elenco: Ayres Potthoff, Mathias Pinto e Luís Augusto Fischer / Foto: Tom Silveira / Luz: Marga Ferreira / Som: Dudu Vianna / Apoio: Casa Barco / Duração: 80min / Recomendação etária: livre

SERVIÇO

DISCUTINDO A RELAÇÃO – MÚSICA E LITERATURA (PORTO ALEGRE)

Dia 23 de setembro

Sábado, às 21h

Auditório do Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)

Ingressos

R$ 40 inteira / R$ 20 meia-entrada*

*Consulte os descontos promocionais em www.portoalegreemcena.com

PONTOS DE VENDA

– Bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena (sem taxa de conveniência) – Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307): de terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista). As vendas na bilheteria oficial estarão disponíveis até às 19h do dia anterior à apresentação.

– Site (com taxa de conveniência): portoalegreemcena.superingresso.com.br. Formas de pagamento: Cartões Visa e Master (crédito à vista) ou boleto bancário (valor mínimo R$ 80 e com antecedência de cinco dias do espetáculo). As vendas pela internet estarão disponíveis até a meia-noite do dia anterior à apresentação.

– No local (sem taxa de conveniência): somente no dia da apresentação, uma hora antes do início do sarau, conforme disponibilidade de ingressos. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista).