Complexo Cidade dos Anjos será inaugurado no dia 2 de dezembro

Administrado pelo Centro Social Pe. Pedro Leonardi, local abrigará casas lar que cuidarão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O evento será às 10h com a entrega da primeira unidade

Foto: Maria Teresa Tellez

No próximo dia 02 de dezembro, às 10h, mais um grande projeto do Centro Social Pe. Pedro Leonardi, da Restinga Velha, sairá do papel. Será inaugurado o Complexo Cidade dos Anjos (Estrada Edgar Pires de Castro, 5608, Restinga Velha, Porto Alegre), que reunirá três casas lar próprias, e modernas, que cuidarão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A primeira moradia será entregue no evento e, as outras duas, em 2018. A inauguração contará com a presença de Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre.

Desde 2013, mantemos, junto ao convênio estabelecido pela FASC (Fundação de Assistência Social), três Casas Lar em espaços alugados e em situação delicada. No entanto, os custam são elevados e chegam, por ano, ao valor de R$ 60 mil apenas o aluguel. Para melhorar o atendimento aos acolhidos e baixar os custos estamos construindo as unidades próprias”, afirma Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi. O número de acolhidos, por enquanto, será o mesmo: 24 meninos e meninas entre zero e 17 anos.

Cada casa lar própria terá 250 m² e custou entre 450 e 490 mil reais, dinheiro oriundo de doações, almoços solidários e até a rifa de um automóvel clássico de propriedade do pároco Ceron. “Fizemos de tudo para tornar esse sonho realidade”, diz Claudionir. Um sistema moderno de energia solar será instalado nas moradias para economia de luz.

Por enquanto, na Casa 1 ficarão abrigados quatro meninos (dois de 17 anos, um de 16 e um de 14) e quatro meninas (15, 13, 12 e 11 anos).  Na Casa 2, serão quatro meninas (15, 11, 8 e 4 anos) e dois meninos (de 11 e 5 anos).  Na Casa 3, cinco meninas (14, 12, 11, 7 e  5 anos) e dois meninos (10 e 3 anos). Para Ceron, as novas unidades serão construídas de acordo com as necessidades dos residentes, priorizando uma infraestrutura adequada, além de espaços de lazer, tais como pátio, quadra e pracinha para que nossos acolhidos possam ter um desenvolvimento pleno.

Ainda são aceitas doações, em dinheiro e material de construção, para a finalização das outras duas unidades. Informações pelo telefone 51-32506617 ou pelo e-mail: pe.pedroleonardi@yahoo.com.br.

O que são as Casas Lar

Um casal social, chamado de “Pais Sociais”, é responsável por todos os vínculos familiares e educativos destas crianças em defesa de seus direitos. Eles são contratados pela Paróquia como funcionários para ficar nas casas protegendo as crianças 24 horas por dia, recebendo ainda um apoio de uma “folguista” que nos dias de folga dos pais cuida dos menores.

Cada família atende 8 crianças em um ambiente alugado e mobiliado pelo projeto.  A casa é acolhedora e existe também uma preocupação com a higiene, a saúde física e mental, a inserção na escola e alimentação. Em conjunto com a FASC, o centro social e a paróquia garantem os alimentos, assim como outras necessidades como remédios, roupas e brinquedos.

No entanto, essas crianças precisam de PADRINHOS SOCIAIS que possam doar alimentos, roupas, brinquedos e, o principal, carinho. Muitas destas crianças podem ser afilhadas. Para isso, os padrinhos sociais precisam fazer um curso de capacitação e seleção pelo Pão dos Pobres. Mais informações pelo 51-32506617.

A Escolha das Crianças

O Poder Judiciário é quem define quais crianças vão ser abrigadas. O afastamento das famílias de origem é feito porque os pais verdadeiros não têm condições de ficar com os filhos ou por possuírem impedimentos legais. A equipe técnica, com assistente social e psicóloga, faz visitas domiciliares para acompanhamento e reinserção social.

CENTRO SOCIAL PE. PEDRO LEONARDI

O Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha, em Porto Alegre, foi criado no dia 21 de abril de 2005 pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga, Pe. Claudionir Ceron. É uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade. Há programas educacionais, culturais, esportivos e sociais colocados em prática, de segunda a sexta, em diferentes espaços da instituição. No local, há restaurante solidário, biblioteca comunitária, salas de aula, auditório,  quadra de esportes, pista de skate, sala de mediação, refeitório e marcenaria e pequena fábrica de shapes para skates.  O Centro Social Pe. Pedro Leonardi faz parte da Igreja Nossa Senhora Aparecida, fundada em 12 de outubro de 2001 pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings.

SERVIÇO

INAUGURAÇÃO COMPLEXO CIDADE DOS ANJOS

Sábado, dia 02 de dezembro, às 10h

Estrada Edgar Pires de Castro, 5608, Restinga Velha, Porto Alegre