Caminhada Rumos do Itaú Cultural chega a Porto Alegre

As inscrições para o Rumos 2017-2018 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural fazem caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital e esclarecer dúvidas. O encontro em Porto Alegre ocorre na próxima quarta-feira (25), das 19h às 21h, no Teatro Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mario Quintana.

Valeria Toloi | Foto: Ivson Miranda

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe na próxima terça-feira (25) a Caminhada Rumos. A proposta do grupo formado pelas gerentes do instituto Galiana Brasil (Núcleo de Artes Cênicas) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento) é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local. O encontro ocorre das 19h às 21h, no Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever previamente.

No dia 29 de agosto, a instituição abriu as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural vem percorrendo todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 26 de outubro, quando terá passado pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados do país.

A atividade já passou por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Natal (RN), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Recife (PE), Brasília (DF), Teresina (PI), Maceió (AL), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). As capitais de Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Piauí, Alagoas, Mato Grosso, Sergipe e Amapá estão entre as 10 que tem menos adesões ao programa. Nestas localidades, a ação foi ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. Em todas elas, os encontros contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passarão por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

SERVIÇO
Caminhada Rumos em Porto Alegre.
Data: 25 de outubro | Quarta-feira.
Hora: 19h às 21h.
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico).
Entrada gratuita | Não é necessário se inscrever previamente.