Bloco da Laje coloca projeto de financiamento coletivo no ar para poder viabilizar a festa em Porto Alegre
Milton Ribeiro (*)
Este é o terceiro ano que o Bloco da Laje escolhe a via do financiamento coletivo para fazer acontecer o evento que já entrou para o calendário dos porto-alegrenses, a SAÍDA PRÉ-CARNAVAL DO BLOCO DA LAJE. Todo trabalho realizado durante o ano pelo Coletivo culmina neste dia especial de celebração — à cidade, ao encontro, ao corpo brincante e político, à Dionísio. E a festa colore a cidade de vermelho, azul e amarelo, desperta com poesia e amor os adormecidos, e põe todos para dançar. Já salva na agenda: nesse ano a grande saída do Bloco da Laje é dia 28 de janeiro.
O Coletivo é completamente independente. Não possui renda fixa para manter as atividades e os equipamentos que utiliza, apesar de ter gastos fixos durante todo o ano. Ocorrem ensaios em estúdio e reuniões semanais, além do aluguel de uma peça para guardar os equipamentos e materiais do Bloco. E com a chegada da primavera retomamos nossos ensaios abertos aos domingos, nos parques da cidade, onde toda a comunidade é convidada a participar da construção da Saída Pré-Carnaval que acontece semanas antes da festa popular mais querida do nosso país – e que também gera gastos.
Então buscamos várias frentes de ação para que este trabalho continue vivo. Organizamos oficinas, festas, shows… para cobrir estes custos. Mas a Saída exige uma estrutura ainda maior, e sem o APOIO DE TODOS, ela não será possível. E ninguém quer entrar o ano sem essa catarse delirante – não é mesmo?
O grupo colocou um projeto de financiamento coletivo no ar pra poder viabilizar essa grande festa pra cidade
https://www.catarse.me/blocodalaje2018
As recompensas são sempre preparadas com muita arte e amor: tem brasão dos 7 anos, tem lambe de artistas queridos da cidade, tem Baile de 7 anos (que neste ano será a luz do dia, até meia-noite), tem Seminário sobre carnaval-rua-resistência, tem Oficina de Corpo Brincante (15 e 17 de janeiro de 2018), tem pacote para curtir o Psicodália com a Laje, tem como dedicar música no carnaval e receber aquele pocket show onde quiser. E isso tudo regado aos ensaios abertos do Bloco da Laje na Redenção, aos domingos (o próximo será dia 10 de dezembro) com aquele aperitivo e pra já começar a se divertir e espalhar arte e alegria pelas ruas da cidade.
São sete anos de um sonho coletivo, espaço-pulmão para diversos grupos artísticos, espaço-expressão para um grande grupo de pessoas que só quer brincar a vida e se encontrar nas ruas da cidade para trocar experiência e afeto, espaço-político para olhar no olho e refletir sobre o que estamos/estão fazendo com as cidades, com as pessoas, com a natureza. Para todas as facetas desse organismo, o Bloco da Laje dá o seguinte recado: há que se despertar para o essencial, sensibilizar-se com o universo que nos cerca, aproximar-se dos corações para que nossas escolhas e movimentos sejam certeiros, fortes, transformadores!
Sobre o Bloco da Laje:
O Bloco da Laje surgiu em 2012 da vontade de um grupo de amigos ligados às artes de brincar o carnaval nas ruas de Porto Alegre. A dinâmica desde o início foi contemplar os afetos e as trocas presenciais em ensaios abertos nos espaços públicos e aproveitar os recursos disponíveis – a tal da estética do improviso. Cada vez mais pessoas foram se aproximando e hoje o Coletivo é uma grande família, onde cerca de 100 pessoas estão envolvidas diretamente no trabalho que acontece durante o ano todo. A brincadeira cresceu tanto que hoje o Bloco da laje é considerado um importante movimento artístico-cultural da cidade. Em 2013 foi contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e, com esse prêmio, realizou um mergulho na história do Carnaval de Rua de Porto Alegre apresentando seminários, oficinas e dois cortejos em territórios carnavalescos tradicionais da cidade: o Quilombo do Areal da Baronesa e antiga Colônia Africana. Outro reconhecimento do trabalho realizado foi o I Prêmio Diversidade RS ao qual o Bloco foi contemplado na categoria Carnaval de Rua. Em 2016 participou do Morrostock e criou o Laje In Conserto, com o qual vem apresentando shows em casas de shows e festas consagradas de Porto Alegre.
Mas, se você não se convenceu ainda, veja as fotos de Guilherme Santos, do Sul21, de eventos do Bloco Da Laje em 2017.
Para conhecer um pouco mais do BLOCO DA LAJE acesse:
https://www.facebook.com/Bloco-da-Laje-294884917238312/timeline/
(*) Com informações de releases e do Catarse.