Biblioteca Pública do Estado realiza curso gratuito de Xadrez para deficientes visuais

Numa parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (FADERS), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) realiza, de 6 de março até dezembro, um curso gratuito de Xadrez para deficientes visuais. As aulas ocorrerão nas segundas-feiras, das 14h às 17h, sob a coordenação da professora Vilma de Picoli. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas via e-mail vilmapicoli@yahoo.com.brou telefones 3517-2855 e 9699-4441.

Pedagoga com pós-graduação em Alfabetização e especialização em Educação para Cegos, Vilma Pícoli dará noções básicas do tabuleiro, que possui relevos e partes mais rebaixadas, conforme as cores. No topo de cada peça há um diferencial indicativo da cor/time correspondente; e no centro de cada casa, um furo, onde a peça é fixada por um pino. Os participantes aos poucos vão se apropriando do espaço, com as mãos, precisando manipular para se apropriarem das fileiras, diagonais e movimento das peças. Por meio do tato, eles vão estabelecendo o domínio espacial.

O objetivo da atividade é capacitar o aluno a jogar, possibilitando a participação em campeonatos locais, estaduais, nacionais e internacionais. Também desenvolver o raciocínio, concentração, memória e executar exercícios de habilidades tátesis e motoras. E finalmente, ainda estimular a convivência social.

Serviço:
Período: 6 de março a dezembro de 2017.
Dias: Segundas-feiras.
Hora: Das 14h às 17h.
Local: Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190).
Inscrições: vilmapicoli@yahoo.com.br, 3517-2855 e 9699-4441