Trajetória de Giselda Castro e Magda Renner é retratada em ‘Substantivo Feminino’

“Na maior parte do mundo civilizado, a palavra natureza é um substantivo feminino”, dizia Giselda Castro. Agora, “Substantivo Feminino” é também o título que os diretores Daniela Sallet e Juan Zapata pegaram emprestados para batizar o filme que conta a história de 30 anos de ativismo e luta de Giselda e Magda Renner, que ajudaram a pautar a Constituinte de 1988 e a mudar a forma como se discutia meio ambiente no Brasil.

O filme resgata a trajetória das duas na voz de familiares, amigos e ambientalistas como a ex-ministra do governo Lula, Marina Silva, somadas a imagens de arquivo de emissoras de TV e do acervo pessoal das biografadas, em especial, uma fita cassete encontrada ao acaso na casa de Giselda.  O documentário é uma homenagem à memória de duas das mais importantes ativistas brasileiras – Giselda faleceu em 2012 e Magda em outubro do ano passado – mas também uma forma de mostrar como a luta delas iniciada há mais de 30 anos, segue atual.

No próximo sábado, dia 10, haverá a exibição do filme no Cine Bancários a partir das 10h e contará com debate ao final reunindo equipe técnica e ambientalistas. A entrada é gratuita com distribuição de senhas (81 lugares).

Leia a entrevista completa