A programação Cinemateca Paulo Amorim de 21 a 27/09/2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h – O REENCONTRO
(Sage Femme – França, 2017, 120min). Direção de Martin Provost, com Catherine Frot, Catherine Deneuve, Mylène Demongeot. Mares Filmes, 14anos. Drama.
Sinopse: Claire trabalha como parteira em uma cidade perto de Paris. Apesar da delicadeza da sua atividade e do afeto com que trata as pessoas, ela vive sozinha e não tem um bom relacionamento com o filho. Tudo parece ficar ainda mais complicado quando Béatrice, que foi amante do pai de Claire por 30 anos, resolve retomar o contato e reviver histórias do passado.
* Não haverá exibição no domingo devido à sessão Cinema Acessível Kids.
17h15 – ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA
(Últimos Días en la Habana – Cuba/Espanha, 2017, 90min). Direção de Fernando Perez, com Patricio Wood e Jorge Martinez. Esfera Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: A ilha de Cuba serve de cenário para os dramas de dois amigos na faixa dos 40 anos: Miguel passa os dias aguardando o visto para ir morar nos Estados Unidos e sonha com uma vida melhor por lá; Diego tem o vírus HIV, está sempre debilitado mas não perde a esperança de dias melhores em seu país. Prêmio de melhor direção no festival Cine Ceará.
19h – PERDIDOS EM PARIS
(Lost in Paris – França/Bélgica, 85min, 2016). Direção de Fiona Gordon e Dominique Abel, com Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva e Pierre Richard. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia
Sinopse: Fiona sai do Canadá, onde vive, para encontrar uma velha tia que mora em Paris. O motivo da viagem é um pedido de socorro, algo que parece um tanto misterioso para Fiona, já que faz muitos anos que ela não vê a tia. O longa tem um tom lúdico em função do trabalho dos dois diretores, que estão à frente de uma companhia de teatro na Bélgica. O filme foi a última atuação no cinema da grande atriz francesa Emmanuelle Riva.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h30 – O FILME DA MINHA VIDA
(Brasil, 2017, 110min). Direção de Selton Mello, com Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Tony volta para a pequena Remanso depois de alguns anos estudando na capital e descobre que seu pai foi embora. Nem a mãe nem os amigos mais próximos têm alguma explicação para o que aconteceu – e Tony segue seus dias um tanto melancólico, dividido entre as atividades como professor e a paixão por Luna. Adaptado da novela Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skarmeta, o filme é ambientado nos anos 1960 e foi rodado na região de Bento Gonçalves.
17h30 – PARIS PODE ESPERAR
(Paris can Wait – EUA-França, 2017, 95min). Direção de Eleanor Coppola, com Diane Lane, Arnaud Viard, Alec Baldwin. Califórnia Filmes, 14 anos. Comédia romântica.
Sinopse: Anne sonha em fazer uma viagem romântica de Cannes a Paris com seu marido. Mas ele, um produtor de cinema famoso, precisa embarcar urgente para uma viagem de trabalho. Decepcionada, ela aceita uma carona até a capital da França com Jacques, o sócio francês do marido. O que era para ser uma simples viagem de sete horas se transforma em vários dias, com direito a paradas em todos os vilarejos do caminho.
19h15 – AS DUAS IRENES
(Brasil, 90min, 2017). Direção de Fabio Meira, com Priscila Bittencourt, Isabela Torres, Marco Ricca. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Irene tem 13 anos, é a filha do meio de uma família tradicional do interior e descobre um segredo desconcertante: seu pai tem outra mulher e uma outra filha, que também se chama Irene. Sem revelar quem é, a primeira irmã começa a se aproximar da desconhecida e a cumplicidade que surge entre as duas meninas é surpreendente. O filme ganhou o Kikito de melhor roteiro, ator coadjuvante (Marco Ricca) e o prêmio da crítica no Festival de Gramado.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – MONSIEUR & MADAME ADELMAN
(Mr. e Mrs Adelman – França, 2017, 120min). Direção de Nicolas Bedos, com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Sarah e Victor viveram juntos durante 45 anos. No dia do funeral do marido, Sarah é abordada por um jornalista que quer fazer um perfil do falecido, um escritor famoso. A partir daí, a mulher revive a história dos dois num imenso flashback.
* Não haverá exibição no sábado (23) e domingo (24) devido à Sessão Pais e Filhos
15h – A GUERRA DOS BOTÕES (Sessão Pais e Filhos)
(La Guerre des Boutons – França, 2012, 100min). Direçao de Yann Samuell, com Eric Elmosnino, Mathilde Seigner, Fred Testot. Livre.
Sinopse: Nos anos 1960, em uma aldeia no sul da França, dois grupos de crianças de vilarejos vizinhos vivem em pé de guerra, com direito a divertidos enfrentamentos em todos os lugares. Mas a pior batalha é sempre em casa, quando precisam dar explicações para os pais sobre as roupas rasgadas e os botões perdidos.
* Sessões somente no sábado e domingo, dias 23 e 24.
17h15 – EVA NÃO DORME
(Eva no Duerme – Argentina/Espanha, 2016, 90min). Direção de Pablo Agüero, com Gael García Bernal, Denis Lavant, Imanol Arias e Daniel Fanego. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Eva Perón, a personagem mais emblemática da história da Argentina, morreu de câncer aos 33 anos, em 1952. À época, seu corpo foi embalsamado e o governo do país mandou o cadáver para Milão, com o intuito de afastar o povo da memória de Evita.
19h – A CIDADE DOS VENTOS
(Vanished Empire – Rússia, 2008, 105min). Direção de Karen Shakhnazarov, com Aleksandr Lyapin, Yegor Baranovsky. MosFilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Na década de 1970, um jovem universitário dissidente, disputa com um amigo comunista o amor de Lyuda. Enquanto a jovem se decide entre os dois, o entusiasmo socialista na URSS vai sofrendo uma gradual erosão. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.