Cinepsiquiatria exibe clássico ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança’

O Cinepsiquiatria traz para discussão nesta quarta-feira (07), às 18h, outro importante tema: Memória e transtornos psiquiátricos. Para inspirar a debate o filme escolhido foi o norte-americano Brilho Eterno de uma mente sem lembranças (2004, 1h48min), dirigido por Michel Gondry. O evento tem entrada gratuita. O evento ocorre no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3, do campus da UFCSPA, na rua Sarmento Leite, 245, Centro.

Tradicionalmente, após a exibição do filme ocorre a palestra com especialistas no tema. Para esta edição foram convidados a psicóloga Ana Helena Amarante, mestre (UFRGS) e doutora (Filosofia) em Filosofia e a psiquiatra Madeleine Medeiros, especialista em Psicanálise e mestre em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS).

Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) durante anos tentam fazer com que o relacionamento dê certo. Desiludida, Clementine decide esquecer Joel e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude, Joel entra em depressão e também se submete ao tratamento. Porém, no meio do procedimento, acaba desistindo.