Festival ‘Finos Filmes’ exibe curtas portugueses e brasileiros na Cinemateca Capitólio
Nos dias 13 e 15 de junho, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe duas sessões especiais com obras selecionadas do IV Festival Finos Filmes, mostra anual que acontece em São Paulo. Com diversos filmes portugueses e brasileiros inéditos em Porto Alegre, a programação tem entrada franca. Após as exibições, acontece debate com os curadores Bruno Carboni e Felipe Arrojo Poroger.
FINOS FILMES
O Festival de Finos Filmes é uma mostra de curtas que ocorre anualmente em São Paulo. Mais do que um evento de exibição, a intenção é apresentar os filmes como ponto de partida para debates que ultrapassam o cinema, como política, habitação e direitos humanos. Em todas as edições, o festival homenageia a cinematografia de um país estrangeiro. Neste ano, o escolhido é Portugal, que trouxe ao evento diversos curtas premiados em Cannes, Berlim e Locarno, de cineastas renomados como Gabriel Abrantes, Manuel Mozos e Susana Nobre. Com curadoria de Bruno Carboni e Felipe Arrojo Poroger, o Finos Filmes desembarca em Porto Alegre para duas sessões nos dias 13 e 15 de junho: uma com quatro filmes brasileiros da programação e outra só com curtas portugueses. Entrada franca.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
CURTAS PORTUGUESES
A Brief History of Princess X – de Gabriel Abrantes (2016, 7′)
Um retrato delirante da escultura Princess X de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha bisneta do Napoleão, a Marie Bonaparte.
Penúmbria – de Eduardo Brito (2016, 8′)
Penúmbria, a distópica, foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra quase permanente provocada por uma montanha a sul. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.
A Glória de Fazer Cinema em Portugal de Manuel Mozos (2015,16′)
A 18 de Setembro de 1929, José Régio escreveu uma carta a Alberto Serpa onde manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema. Para isso, pediu-lhe que contatasse um amigo seu, que teria uma câmara de filmar. Durante quase noventa anos, nada se soube sobre o desfecho deste pedido: nunca se encontrou qualquer resposta de Serpa à carta e Régio não terá voltado a mencionar o assunto. Porém, a descoberta de velhas bobinas no espólio de um colecionador, parece conter o desfecho desta história.
Provas, Exorcismos de Susana Nobre (2015, 25′)
Em Alhandra, entre a serra e o rio, um comboio atravessa a povoação. Óscar, quarenta e oito anos, vinte e cinco de trabalho na mesma fábrica, aguarda a resolução do tribunal relativamente ao pedido de insolvência da fábrica em que trabalhava. Com a produção suspensa e com os salários em atraso, Óscar e os seus colegas continuam a comparecer diariamente ao trabalho, na esperança de garantirem os respectivos postos. Face à confirmação do fecho, Óscar retoma o equilíbrio com o mundo ao ser admitido na fábrica ao lado.
CURTAS BRASILEIROS
O Delírio é a Redenção dos Aflitos de Fellipe Fernandes (2016, 21′)
Raquel é a última moradora de um edifício condenado e ela precisa se mudar o mais rápido possível para salvar sua família.
Fotograma de Luis Henrique Leal e Caio Zatti (2016, 9′)
Uma mulher negra caminha por um bairro de classe média alta no Recife, Brasil. Um muro e duas câmeras de segurança a separam de um condomínio de luxo. “Fotograma” disseca esta imagem cotidiana, buscando pensar suas inscrições históricas. Imagens da cultura e inscrições da barbárie.
Estacionamento de William Biagioli (2016, 15′)
Jean é um imigrante haitiano que veio para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode ser enlouquecedora.
Lúcida de Fábio Rodrigo e Caroline Neves (2015,16′)
Mas eu nem sei se ela tem alguma coisa pra cozinhar, porque ela não me fala.
Comissão de vendas de Miguel Ramos (2016, 17′)
A venda, o sonho e a guerra. Porque crise é pros fracos.
GRADE DE HORÁRIOS
13 de junho – 20h – Curtas Portugueses:
A Brief History of Princess X – de Gabriel Abrantes (7′)
Penúmbria – de Eduardo Brito (8′)
A Glória de Fazer Cinema em Portugal de Manuel Mozos (16′)
Provas, Exorcismos de Susana Nobre (25′)
15 de junho – 20h – Curtas Brasileiros
O Delírio é a Redenção dos Aflitos de Fellipe Fernandes (21′)
Fotograma de Luis Henrique Leal e Caio Zatti (9′)
Estacionamento de William Biagioli (15′)
Lúcida de Fábio Rodrigo e Caroline Neves (16′)
Comissão de vendas de Miguel Ramos (17′)