Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 3 a 9 de agosto

 

SALA 1/PAULO AMORIM

15h30 e 19h30 – DÉGRADÉ (ESTREIA)
(França-Palestina-Qatar, 2016, 85min). Direção de Arab Nasser e Tarzan Nasser, com Hiam Abbass, Victoria Balitska, Manal Awad. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O cenário é um salão de cabeleireiro na faixa de Gaza, onde mulheres das mais diversas idades e opiniões se encontram: uma se prepara para um casamento, outra espera por uma depilação, algumas são só acompanhantes. Enquanto isso, a movimentação dos homens, no lado de fora, sugere que algo grave está por acontecer.

17h15 – O CIDADÃO ILUSTRE
(El Ciudadano Ilustre – Argentina, 120min, 2017). Direção de Mariano Cohn e Gastón Duprat, com Oscar Martinez, Dady Brieva e Andrea Frigerio. CineArt Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O escritor argentino Daniel Mantovani, vencedor do Prêmio Nobel, aceita voltar ao povoado onde nasceu para receber o título de Cidadão Ilustre. Ele mora há mais de quatro décadas na Europa e nunca mais havia visitado sua terra natal – um reencontro que vai gerar algumas situações constrangedoras para o autor e velhos amigos. O longa venceu os prêmios Platino de Cinema Ibero-americano de melhor filme e ator.

SALA 2/EDUARDO HIRTZ

15h – JULHO-AGOSTO
(Juillet Août – França. 2016, 95min). Direção de Diastème, com Alma Jodorowsky e Luna Lou. CineArt Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: As irmãs Laura, de 14 anos, e Josephine, de 18, passam as férias de julho junto com mãe, que está grávida, na casa de praia do padrasto. No mês seguinte, agosto, elas vão visitar o pai na região da Bretanha, no norte da França. Entre uma cidade e outro, os problemas das duas irmãs mudam de importância: Josephine precisa lidar com a primeira paixão, enquanto Luna se afasta cada vez mais da infância.

16h45 – MONSIEUR & MADAME ADELMAN
((Mr. e Mrs Adelman – França, 2017, 120min). Direção de Nicolas Bedos, com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sarah e Victor viveram juntos durante 45 anos. No dia do funeral do marido, Sarah é abordada por um jornalista que quer fazer um perfil do falecido, um escritor famoso. A partir daí, a mulher revive a história dos dois num imenso flashback, com direito a momentos de amor, ambição, traição e segredos.

19h – A GAROTA OCIDENTAL
(Noces – Bélgica/Paquistão/França, 2016, 100min). Direção de Stephan Streker, com Lina El Arabi, Sébastien Houbani, Babak Karimi. CineArt Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Zahira tem 18 anos e descobre que está grávida. Apesar da família viver em Luxemburgo, um pequeno país de costumes ocidentais, os pais de Zahira são muçulmanos fervorosos. Diante desta situação, a jovem precisa decidir se esconde a verdade dos pais e opta por um aborto ou aceita se casar com um homem paquistanês, conforme as tradições seculares de sua religião.

SALA 3/NORBERTO LUBISCO

15h15 – MULHER DO PAI
(Brasil, 95min, 2017). Direção de Cristiane Oliveira, com Maria Galant e Marat Descartes. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O primeiro longa da diretora gaúcha foi rodado na fronteira do Brasil com o Uruguai e gira em torno de Nalu, uma adolescente que precisa cuidar de Ruben, seu pai, que ficou cego há alguns anos. É um cotidiano simples, de cidade do interior, mas tudo começa a mudar quando uma nova professora do povoado se interessa por Ruben.

17h – DIVINAS DIVAS
(Brasil, 2017, 110min). Documentário de Leandra Leal. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios representam a primeira geração de travestis do Brasil que brilhou nos palcos do Rio de Janeiro, ainda nos anos 1970. O filme acompanha o reencontro destas artistas para a montagem de um espetáculo, destacando histórias e memórias de um grupo que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

19h – O SONHO DE GRETA
(Girl Asleep – Austrália, 80min, 2016). Direção de Rosemary Myers, com Bethany Whitmore, Harrison Feldman, Amber McMahon. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Às vésperas de completar 15 anos, Greta se sente completamente deslocada no mundo. Na escola, seu único amigo é Elliot, o menino mais estranho da turma. Ela também não se sente à vontade com o universo adulto que virá em seguida. Para piorar as coisas, seus pais resolvem organizar uma festa de aniversário. O desastre só não é maior porque, durante a festa, Greta vai viver uma experiência que irá transformá-la para sempre. A diretora Rosemary Myers é considerada uma discípula de Wes Anderson pelo uso das cores e dos ambientes de pura fantasia.