Documentário sobre famílias da Lomba do Pinheiro estreia neste sábado (22)

Foto: Divulgação

O documentário ‘Sobre Marias e Terezas‘, financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), produzido pelo Coletivo Das Flor, terá sessões com entrada gratuita. O documentário ficcional, com 22 minutos de duração, retrata a realidade de duas famílias da Lomba
do Pinheiro sob a ótica do feminino. A sessão de estreia será neste sábado, 22, às 16h, no Salão da Igreja São Pedro (rua Roque Gonzales, s/n, Lomba do Pinheiro).

Dirigido por Luciane Panisson, Sobre Marias e Terezas é o primeiro filme totalmente rodado na Lomba do Pinheiro, bairro localizado na divisa entre Porto Alegre e Viamão. Para retratar a vida e a história dessa comunidade, o Coletivo Das Flor produziu um documentário ficcional que explora um tema universal: o papel da mulher na sociedade.

O curta-metragem mescla ficção e realidade ao expor o dia-a-dia e a trajetória de duas moradoras, a comerciante Maria (Maria Ilça Prusch Marques) e a cuidadora de crianças Tereza (Cleny Terezinha Francisco), como são conhecidas pelos vizinhos. Compõem ainda essa narrativa a atriz Ekin (filha de Maria) e o mecânico aposentado Hélio Franco (marido de Tereza).

Em tom poético e teatral, o filme traz depoimentos e cenas que ilustram os hábitos, a religiosidade, as paixões, frustrações e as relações afetivas de quem vive na região. Na tela, esse universo plástico ganha cores e texturas nos figurinos de Margarida Rache, também responsável pela direção de arte. Os sons do bairro são recriados na trilha original de Ismael Corrêa de Oliveira, que valoriza instrumentos de percussão. Já a música tema foi composta e interpretada por Álvaro Vilaverde e contou com a participação da Orquestra do Instituto Popular de Arte-Educação, uma ONG da Lomba do Pinheiro, além dos músicos do Coletivo Das Flor – Eduardo Hernandes, Mateus Ávila e Vini Silva. O elenco é composto ainda por Juliano Barros, Ekin e Júlia Ludwig.

O curta-metragem foi filmado entre abril e maio de 2017, mas o projeto começou há dois anos com a realização do espetáculo de rua Lombay. Essa experiência levou a diretora e o ator Juliano Barros a criarem o roteiro original para o cinema, estreitando os laços entre o grupo e os moradores. Sobre Marias e Terezas tem produção assinada por Das Gardênias Produções Artísticas e Ltda e co-produção de Pátio Vazio. O financiamento é do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

Sobre o filme:

Três gerações de mulheres compartilham experiências de vida e revelam seus protagonismos no contexto familiar, social e cultural. O filme é mais do que um documentário. É uma construção poética que nasce do convívio antropofágico do Coletivo Das Flor com a Lomba do Pinheiro, bairro rural e urbano da Grande Porto Alegre.

Sobre a diretora:

Luciane Panisson é mestre em Processos de Criação pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma universidade. É diretora do Coletivo Das Flor e estreia na direção de cinema com Sobre Marias e Terezas.

Sobre o Coletivo Das Flor:

O grupo é formado por artistas de teatro, dança, música, artes visuais e cinema, que investigam a fusão dessas linguagens em um objeto concreto escolhido como recurso sensível de criação. Também atuam como professores, facilitadores e oficineiros, o que reverbera nas criações e molda a metodologia de trabalho. Esses procedimentos passam por espaços de convívio criativos e afetivos, nas saídas de campo, intervenções urbanas e oficinas de artes integradas oferecidas à comunidade e grupos sociais.

Sessões de estreia: 
Sábado, 22, às 16h, no Salão da Igreja São Pedro
(Rua Roque Gonzales, s/no. – Lomba do Pinheiro).
Sexta-feira, 28, às 19h30 e às 20h, na escadaria da Igreja das Dores
(Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico)
Domingo, 30, às 19h, no jardim do Museu Joaquim José Felizardo
(Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Segunda-feira, 8 de outubro, às 19h, no CineBancários (rua General Câmara, 424 – Centro Histórico)
Entrada franca em todas as projeções.