Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para os dias 14 a 20 de junho

Confira a programação sala por sala:

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – ESPLENDOR

(Hikari – Japão/França, 2017, 100min). Direção de Naomi Kawase, com Masatoshi Nagase, Ayame Misaki, Tatsuya Fuji. Imovision, 10 anos. Drama.

Sinopse: Misako é uma jovem cineasta que trabalha com versões de filmes para deficientes visuais. Durante uma sessão, ela conhece Masaya Nakamori, um fotógrafo que está perdendo a sua visão. Misako se encanta com o acervo dele, ao mesmo tempo em que fica sabendo mais sobre o seu passado.

17h30 – DE ENCONTRO COM A VIDA

(Mein Blind Date mit dem Leben – Alemanha, 2017, 110min). Direção de Marc Rothemund, com Kostja Ullmann, Jacob Matschenz, Anna Maria Mühe. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Por conta de uma doença genética, o jovem Saliya, aos poucos, vai perdendo a visão. Isso frustra um dos seus principais projetos de vida, que é o de trabalhar num hotel de luxo. Mas ele decide esconder a doença e, com a ajuda de um amigo, consegue o emprego. Tudo vai bem até ele se apaixonar por Laura, a garota que também sempre fez parte dos seus sonhos.

19h30 – DEIXE A LUZ DO SOL ENTRAR

(Un Beau Soleil Intérieur – França, 2017, 95min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Xavier Beauvois, Nicolas Duvauchelle. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O filme destaca a direção segura de uma das maiores cineastas da França e o talento de uma das principais atrizes da sua geração. Juntas, Claire Denis e Juliette Binoche contam a história de uma mulher madura que busca um grande amor – e mostram toda a complexidade que existe neste processo.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

15h15 – FILME “1945”

(Hungria, 2017, 90min). Direção de Ferenc Török, com Péter Rudolf, Ági Szirtes e József Szarvas. Supo Mungam, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em agosto de 1945, uma pequena aldeia húngara se prepara para uma festa de casamento. Mas, de um dia para o outro, um acontecimento estranho os enche de medo: um grupo de judeus ortodoxos chegou na estação ferroviária da cidade portando caixas grandes. O medo dos moradores é que tudo seja um plano de vingança pelos atos cometidos contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

* Não haverá sessão no dia 19/06 (terça-feira).

17h – PARAÍSO PERDIDO

(Brasil, 2017, 110min). Direção de Monique Gardenerg, com Erasmo Carlos, Lee Taylor, Júlio Andrade e Marjorie Estiano. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Embalada por músicas brasileiras de vários estilos, a história se passa em uma boate retrô chamada Paraíso Perdido. O dono é José (Erasmo Carlos), que precisa lidar com as desilusões amorosas e os percalços cotidianos de seus três filhos e os vários frequentadores do lugar.

19h15 – A VIDA EXTRA-ORDINÁRIA DE TARSO DE CASTRO

(Brasil, 2017, 90min). Direção de Leo Garcia e Zeca Brito. Boulevard Filmes, 12 anos. Documentário.

Sinopse: O filme recupera a trajetória do jornalista gaúcho Tarso de Castro (1941 – 1991) e também da geração de intelectuais que fundou o jornal O Pasquim. Foi um grupo que resistiu à ditadura militar e promoveu uma verdadeira revolução nos costumes e na cultura brasileira. O documentário traz imagens da época e entrevistas com personalidades como Caetano Veloso, Antônio Pedro, Nelson Motta, Roberto D’Avila, Paulo Caruso, Tom Cardoso, Gilda Midani, entre outros.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – PRAÇA PARIS

(Brasil, 2018, 110min). Direção de Lúcia Murat, com Grace Passô e Joana de Verona. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: A atual situação do Rio de Janeiro serve de pano de fundo para o encontro entre a portuguesa Camila e a carioca Gloria. Camila é uma psicanalista que desenvolve uma pesquisa sobre violência urbana na capital carioca. Glória, uma moradora do Morro da Providência, tem um cotidiano de abusos, drogas e mortes. A realidade social vai abalar as certezas das duas em vários aspectos.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 16 e 17 de junho)

15h15 – OS INCRÍVEIS (Sessão Pais e Filhos)

(EUA, 2004, 120min). Animação de Brad Bird. Estúdios Disney. Apoio MPLC, R$ 4,00.

Sinopse: Depois de problemas com a Justiça, uma família de super-heróis consegue levar uma vida de “gente normal” durante alguns anos. Mas não resistem a uma missão secreta para salvar o mundo. O filme terá uma continuação, que chega aos cinemas no final deste mês.

* Sessões somente no sábado e domingo (dias 16 e 17 de junho)

17h30 – SUBSTANTIVO FEMININO (ESTREIA)

(Brasil, 2017, 70min). Documentário de Daniela Sallet e Juan Zapata. Latinópolis, Livre.

Sinopse: O filme destaca a contribuição das gaúchas Giselda Castro (1923-2012) e Magda Renner (1926-2016) para o movimento ecologista no Brasil. Ambas foram pioneiras e ativistas reconhecidas internacionalmente, com ações documentadas em imagens de arquivo e depoimentos de amigos e colegas de ativismo.

19h – BARONESA (ESTREIA)

(Brasil, 2017, 75min). Direção de Juliana Farias, com Andreia de Souza e Leidiane Ferreira. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.

Sinopse: Andreia e Leidiane são vizinhas na periferia de Belo Horizonte. Ambas têm filhos e tentam evitar o envolvimento com o dia a dia da guerra do tráfico. Andreia sonha em construir sua casa, enquanto Leidiane espera o marido sair da cadeia. Acompanha o curta “Travessia” (5min), de Safira Moreira, um olhar poético sobre a memória das famílias negras.