Guia21 recomenda Uma verdade mais inconveniente, Valentina Lisitsa, a Ospa e as exposições da Galeria Duque
Milton Ribeiro
Atualização de Uma verdade inconveniente (2006), filme concebido e produzido por Al Gore, Prêmio Nobel da Paz de 2007, Uma verdade mais inconveniente (2017) é o destaque dentre os lançamentos nos cinemas. O filme trata de ecologia de aquecimento global nestes anos de Donald Trump.
Há pontos em comum entre os outras produções que destacamos. No francês Lola Pater há um filho que, depois de anos, procura seu pai, só que ele agora é ela. E o uruguaio Os golfinhos vão para o leste conta a história de uma filha que procura seu pai, um gay envelhecido e artista decadente por estar grávida.
Grande must da internet, a pianista Valentina Lisitsa deixará de ser uma figura virtual em Porto Alegre. Ele se apresentará em carne e osso no Theatro São Pedro na próxima segunda-feira.
Também a Ospa vem com um bom programa na terça, no Salão de Atos da Ufrgs.
A Galeria Duque inaugura duas boas exposições que devem ser conferidas.
Abaixo, maiores detalhes de tudo isso e muito mais.
Este pequeno Guia é um resumo. Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos. O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana! De segunda a sexta, atualizamos nosso Guia21 com a programação do que acontece em POA.
Cinema – Estreias
Uma verdade mais inconveniente (****)
(An Inconvenient Sequel: Truth to Power), de Bonni Cohen e Jon Shen, EUA, 2017, 98 min
Dez anos após Uma Verdade Inconveniente (2006) ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas. Há mais de três décadas, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore busca trazer à atenção pública os problemas relacionados às questões ambientais, como o perigo das mudanças climáticas. O Uma Verdade Inconveniente de 2006 gerou grande alvoroço em torno da questão, sendo premiado com o Oscar de Melhor Documentário, contribuindo para que Gore fosse agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, em 2007. Passados dez anos, período em que se manteve afastado de cargos políticos, dedicando seu tempo exclusivamente à causa ambientalista, Gore retorna com este Uma Verdade Mais Inconveniente, comandado por Bonni Cohen e Jon Shenk, que atualiza o cenário apresentado no longa anterior. O momento parece ser bastante oportuno, com o tumultuado panorama político dos EUA estabelecido após a eleição de Donald Trump, no qual o tema volta ser questionado – já que o atual presidente trata o assunto como sendo de baixa prioridade, tendo, inclusive, já anunciado oficialmente a saída norte-americana do Acordo de Paris. (Com o Papo de Cinema).
https://youtu.be/dv9M1IXfcI0
No GNC Moinhos 1, às 14h15 e 19h15
No Guion Center 2, às 14h20, 17h45 e 21h10
Os golfinhos vão para o leste (***)
(Las Toninas Van al Este), de Gonzalo Delgado e Veronica Perrotta, Uruguai / Argentina, 2016, 83 min
Miguel Angel Garcia Mazziotti, figura gay decadente do showbiz no Rio de la Plata, é visitado por sua filha Virginia, de quem se manteve afastado por anos. El Gordo, como o chamam em Punta del Este, rejeita abertamente a visita. Mas, ao saber que vai se tornar avô, não consegue controlar a emoção e acaba cedendo e compartilhando da felicidade de sua filha. Miguel Ángel (Jorge Denevi) e Virginia (Veronica Perrotta) são pai e filha afastados há anos. Ao engravidar, ela resolve retomar os laços. Sem qualquer preparação ou aviso, Virginia embarca em um ônibus para Punta del Este, caminho tomado pelos golfinhos do título (em tradução literal), a fim de quebrar o gelo formado pelo tempo. No famoso balneário uruguaio, Ángel é uma celebridade que tenta lidar com o envelhecimento. A chegada da filha não apenas não colabora para despistar a velhice como promove, sem sequer consultá-lo, o personagem de Denevi a uma posição nova e desconhecida: a de avô.
No Espaço Itaú 8, às 20h
No Guion Center 2, às 16h10 e 19h35
Lola Pater (***)
(Lola Pater), de Nadir Moknèche, França / Bélgica, 2017, 95 min
Depois de enterrar sua mãe falecida, o jovem Zino (Tewfik Jallab), de 27 anos, descobriu um grande mistério sobre seu passado. Filho de imigrantes argelinos, ele sempre acreditou que seu pai, Farid (Fanny Ardant), quem não vê há 20 anos, abandonou ele e sua mãe e voltou para a Argélia. Agora, inesperadamente, ele recebe a notícia de que o pai nunca voltou para o seu país natal, nunca se divorciou da mãe e, para completar, se tornou uma mulher transsexual, chamada Lola. O filme é bem intencionado, não espere uma obra-prima. Apesar da originalidade do tema, Lola Pater tem estrutura convencional e pouco criativa.
No Guion Center 1, às 14h, 17h35, 19h25 e 21h15
Cinema – Em cartaz
Human Flow: Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir (****)
de Ai Weiwei, Alemanha, 2017, 141 min
Ao longo de um ano, o diretor Ai Weiwei acompanhou crises de refugiados em 23 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia. Ele retrata as causas que levam milhões de pessoas a abandonarem seus países de origem, como a guerra, a miséria e a perseguição política, refletindo sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor.
No Guion Center 3, às 20h30
A Trama (****)
(L’Atelier), de Laurent Cantet, França, 2017, 113 min
Durante o verão, Antoine cursa um workshop de escrita para o qual alguns jovens foram selecionados, Eles escreverão um thriller com a ajuda de Olivia, uma escritora famosa. Durante o processo criativo, ele relembrará o passado industrial da cidade, uma nostalgia que lhe é indiferente. Mais preocupado com os temores do mundo moderno, ele logo irá confrontar o grupo e Olivia, que parece ao mesmo tempo assustada e encantada pela violência de Antoine.
No Guion Center 3, às 14h30
Colo (****)
de Teresa Villaverde, Portugal, 2017, 136 min
Em Portugal, a rotina diária de pai, mãe e filha é absorvida pelos efeitos da crise econômica. A mãe se desdobra em dois empregos para pagar as contas, pois seu marido está desempregado. A filha adolescente guarda seus próprios segredos e tenta manter sua rotina diária apesar da falta de dinheiro. Para escapar dessa realidade comum, eles se tornam, lentamente, estranhos uns aos outros, enquanto a tensão se transforma em silêncio e culpa.
Na Cinemateca Capitólio, às 17h40
Histórias de Amor que Não Pertencem a Este Mundo (***)
(Amori che non sanno stare al mondo), de Francesca Comencini, Itália, 2017, 92 min
Depois de se separar de Flavio (Thomas Trabacchi), Claudia (Lucia Mascino) se vê como uma alma perdida aos 50 anos de idade e acha que a solução para seus problemas é reconquistar o ex-marido. O que ela não imagina é que Flavio já tem outros objetivos bem diferentes: ele quer seguir em frente e mudar de vida. Com isso, reconquistá-lo será uma batalha.
No Espaço Itaú 6, às 21h10
No Guion Center 3, às 18h45
Invisível (****)
(Invisible), de Pablo Giorgelli, Argentina / Brasil, 2016, 90 min
Ely tem 17 anos e mora no bairro da Boca em Buenos Aires. Ela cursa o último ano do ensino médio e trabalha em uma pet shop para completar a renda familiar. Ela descobre que está grávida de Raúl, dono da pet shop, e sua vida entra em parafuso. Enquanto tenta manter sua rotina diária como se nada tivesse acontecido, ela é tomada pelo medo e pela angústia. A sociedade que a pressiona e o estado de saúde frágil da sua mãe a isolam e a obrigam a amadurecer precocemente.
No CineBancários, às 17h
Na Sala Eduardo Hirtz, às 19h15
No GNC Moinhos 3, às 13h50 e 16h
No Intenso Agora (****)
de João Moreira Salles, Brasil, 2017, 127 min
Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial e mais aguda da Revolução Cultural, No intenso agora trata da natureza efêmera dos momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil, a partir das quais, na tradição dos filmes-ensaio, tenta-se investigar como aqueles que tomaram parte naqueles acontecimentos seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões. As imagens, todas elas de arquivo, revelam não só o estado de espírito das pessoas filmadas – alegria, encantamento, medo, decepção, desalento – como também a relação entre registro e circunstância política. O que se pode dizer de Paris, Praga, Rio de Janeiro e Pequim a partir das imagens daquele período? Por que cada uma dessas cidades produziu um tipo específico de registro?
No Espaço Itaú 8, às 21h40
Um Perfil para Dois (****)
(Un Profil Pour Deux), de Stéphane Robelin, França / Alemanha / Bélgica, 2017, 101 min
O viúvo Pierre não sai de casa há dois anos. Ele descobre as alegrias da internet graças a Alex, um jovem contratado pela filha para lhe ensinar informática. Em um site de encontros, Pierre se interessa por Flora. O problema é que, em seu perfil, o viúvo colocou a foto de Alex e não a sua. Uma bela comédia.
No GNC Moinhos 1, às 21h40
No GNC Moinhos 3, às 18h45
No Guion Center 3, às 16h45
Gabriel e a Montanha (****)
de Fellipe Barbosa, Brasil, 2017, 131 min
Rapaz rico e inteligente deixa sua casa, família e cidade para se aventurar sozinho por territórios distantes com pouca bagagem e muito interesse nas pessoas que encontra pelo caminho. Nunca mais retorna. Apesar das semelhanças, Gabriel e a Montanha não é o Na Natureza Selvagem brasileiro. Por razões distintas, é tão bom quanto. Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: conhecer a África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos ele desejava conhecer como era o estilo de vida do africano, sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi. (Com AdoroCinema).
https://youtu.be/w9cw1Ntrhqg
Na Sala Eduardo Hirtz, às 16h45
Exposições
Exposições Diante do espelho, de Eduardo Vieira da Cunha,
e Prazer em Re conhecer com obras do acervo, na Galeria Duque
Rua Duque de Caxias, 649, de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h
Término: 20 de janeiro de 2018
A exposição Diante do espelho, composta por 10 pinturas e 25 desenhos do artista plástico Eduardo Vieira da Cunha – a maior parte dos trabalhos foi produzida este ano. “Trata-se do resultado de uma pesquisa plástica na qual o imaginário do espelho aparece como uma procura pelo mistério da imagem”, revela ele. A Duque apresenta também obras de mestres do seu acervo. A curadora Daisy Viola faz um recorte com obras que, associadas, criam uma proposta de diálogo com o público, estimulando a reflexão. “Abre-se para um público mais amplo do que aquele que frequenta normalmente o espaço tradicional de uma galeria, a possibilidade de se (re) encontrar com obras de grandes mestres da historia da arte brasileira, e com o trabalho de artistas atuantes no cenário cultural da cidade e do país”, diz Daisy.
“Toda a Memória do Mundo”, exposição de Eduardo Vieira da Cunha
De 9 de novembro a 2 de dezembro — 2ª a 6ª, das 9h às 19h, sábados das 10h às 14h
Nieto Galeria de Arte – Av. Lucas de Oliveira, 432
Após um ano festivo na Nieto Galeria de Arte pelas três décadas de trabalho em Porto Alegre, o espaço recebe a última exposição “Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, até 02 de dezembro. A exposição traz 23 desenhos em papel 100% algodão com trabalho em tinta acrílica, guache, pastel e nanquim, além de oito telas e uma intervenção em um mapa mundi. As obras representam a busca do domínio da memória, em uma ponte entre o passado e o futuro, reunindo diferentes tempos em uma única série de trabalhos que trazem o traço lúdico que marca o estilo do artista visual. O título da mostra foi inspirado em um livro homônimo de Daniel Blaufuks, remetendo à ideia de totalidade nas imagens, sonho impossível diante da perpétua incompletude do universo. Em seus arquivos pessoais Eduardo procurou histórias algumas ligadas à infância, aos meios de transporte e ao tempo, outras que remetessem a determinados lugares em que residiu, como a Europa e os Estados Unidos, onde fez mestrado e doutorado em Artes Visuais, e as recriou numa coleção que será apresentada na Nieto Galeria. O artista também recuperou, em suas obras, fragmentos de imagens que foram registradas em desenhos antigos. Mais detalhes aqui.
Cabeças Iluminadas – Biba Corrêa
Até 4 de dezembro, De segunda a sexta, das 14h às 18h
Barraco Cultural/Galeria Mascate — – Rua Laurindo, 332 – bairro Santana
Biba é arquiteta de formação, mas sempre circulou com desenvoltura entre a pintura, a estamparia e a escultura leve do papel machê. Plural e inquieta, a artista possibilita o lado utilitário dos objetos com suas cabeças iluminadas. Mais que luminárias, com olhos irreverentes, as 11 peças estarão expostas na galeria. Como já tradição do espaço, moda e arte se encontram: as araras da Mascate apresentam também o trabalho de moda da arquiteta, em vestidos, blusas e jaquetas de Neoprene com estampas de ladrilhos de estâncias gaúchas, registradas pela artista. Mais detalhes aqui.
Scheffel por ele mesmo
No Margs (Praça da Alfândega, s/n)
Até 5 de dezembro, de terças a domingos, das 10h às 19h
A Exposição “Scheffel por Ele Mesmo”, reúne obras da Coleção Família Zelmanowicz, Fundação E. F. Scheffel e acervos privados e propõe revelar ao público um recorte sobre a obra de Ernesto Scheffel, talvez o mais instigante de sua produção: a década de 1970, que permanece ainda pouco conhecida. A escolha das obras forma um conjunto estabelecido pelo próprio Scheffel – com texto de sua autoria – em uma exposição por ele sonhada e não realizada em vida. Apresenta ainda, uma mostra de retratos, promovendo uma visão panorâmica sobre a produção artística de Scheffel, a partir da década de 1950 até os anos 2000. Em diálogo com a Exposição, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul apresenta uma coletânea de obras dos professores do artista, no Instituto de Belas Artes (atual Instituto de Artes da UFRGS), do período entre 1941 e 1946. Entre eles, nomes consagrados da pintura gaúcha, como: João Fahrion, Ângelo Guido, José Lutzenberger, Benito Castañeda, Maristany de Trias e Fernando Corona, possibilitando ao público um olhar sobre os Mestres que influenciaram diretamente a obra de Ernesto Frederico Scheffel.
Música
Concerto da Ospa | Série UFRGS
Dia 28 de novembro de 2017, terça-feira, às 20h30
No Salão de Atos da Universidade Federal do RS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre)
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) traz à Capital gaúcha dois convidados consagrados no cenário internacional da música de concerto. O maestro David Del Pino, diretor da Orquestra Sinfônica de Rosário que comemora quatro décadas de carreira neste ano, e o pianista Cristian Budu, primeiro brasileiro a vencer o prestigiado concurso de piano Clara Haskil (Suíça, 2013), dividem o palco do Salão de Atos da UFRGS com a Ospa no dia 28 de novembro, terça-feira, às 20h30. O concerto destaca obras de Robert Schumann, Christoph Willibald Gluck e Richard Strauss e presta homenagem ao aniversário de 84 anos da Universidade Federal do RS. Os ingressos custam R$ 30 e estão à venda no site da Ospa. Serão vendidos, também, no local, no dia do evento.
PROGRAMA
Robert Schumann: Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor
Christoph Willibald Gluck: Abertura “Iphigénie en Tauride”
Richard Strauss: Don Juan
Regente: David Del Pino (Peru/Argentina)
Solista: Cristian Budu (Brasil | piano)
Os Paralamas do Sucesso com o show Sinas do Sim
Dia 24 de novembro, sexta-feira, às 21h
Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)
Com mais de 35 anos de estrada, Os Paralamas do Sucesso acabam de lançar seu 13o disco, Sinais do Sim, o primeiro de inéditas depois de oito anos. A banda vem a Porto Alegre dia 24 de novembro para interpretar ao vivo, no palco do Auditório Araújo Vianna, faixas que integram o novo álbum, além dos clássicos que têm embalado gerações. Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo aqui. Além da voz e a guitarra de Herbert Vianna, o baixo de Bi Ribeiro e a bateria de João Barone, o show ainda terá participação de João Feranos teclados, Bidu Cordeiro no trombone e Monteiro Jr. no sax. Na apresentação dirigida por José Fortes, com imagens e conteúdo de Batman Zavarese e iluminação de Marcos Olivo, o grupo mostrará na cidade toda a sua pegada rock’n’roll, falando de temas recorrentes no novo trabalho, como amor, otimismo e a situação atual do país.
Valentina Lisitsa
Dia 27 de novembro, às 20h
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico
Pela primeira vez em Porto Alegre, a pianista ucraniana/norte-americana Valentina Lisitsa faz apresentação dia 27 de novembro, às 20h, no Theatro São Pedro. Valentina é a primeira artista da música clássica a se tornar uma estrela do YouTube e converteu seu sucesso na internet em uma carreira de sucesso nos principais teatros da Europa, Estados Unidos, América do Sul, América do Norte e Ásia. O espetáculo é uma produção da Fundação Theatro São Pedro com a AATSP (Associação Amigos do Theatro São Pedro) e a Antares Produção. Mais aqui.
PROGRAMA
Ludwig van Beethoven – Sonata “Ao Luar”, op. 27, no. 2
Maurice Ravel – Gaspard de la Nuit
Frédéric Chopin – Três Noturnos, op.55 no. 2; op. 62, nos. 1 e 2
Modest Mussorgsky Quadros de uma Exposição
Teatro
Sedimentos
Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
De 16 a 26 de novembro, quintas, sextas e sábados, às 20h e domingos às 18h
O Teatro de Arena recebe novamente um espetáculo totalmente inspirado em Neil Gaiman. Sedimentos fica em cartaz até 26 de novembro, de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo às 18h. Inspirada na série Sandman, o espetáculo Sedimentos mistura comédia e drama e se passa em um mundo imaginário, onde é possível encontrar duas personagens presas em uma apresentação, enquanto esperam uma terceira pessoa chegar para resgatá-las. Em meio às discussões acerca do mundo dos sonhos e as apresentações que realizam, aos poucos é revelado ao espectador a realidade na qual as personagens, Aileen e Heike, se encontram. Mais detalhes aqui.
Noiva de Cristal.
16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26 de novembro
Quinta, sexta, sábado às 19h30, e domingo às 18h.
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
O Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, será palco de estreia de “Noiva de Cristal”, da peça escrita e dirigida pelo diretor carioca Márcio Azevedo. No texto, fragmentos de textos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Machado de Assis, Castro Alves, Luiz de Camões, Chico Buarque, Shakespeare, Oscar Wild, Freud, Bilac, Rimbaud, Miguel de Cervantes, Sócrates e Balzac. O espetáculo ocorre nos dias 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26 de novembro, às 20 horas. Inspirada na história verídica de uma tia do diretor, tudo se desenrola na década de 50, em um hospital psiquiátrico. A peça conta o drama de Dulce, uma mulher abandonada pelo noivo às vésperas do casamento, que enlouquece até a morte. Os verdadeiros motivos do abandono ela nunca soube, foi tarde demais, mas o público conhecerá. Mais detalhes aqui.