Guia21 recomenda ‘Bom Comportamento’, ‘Na Praia à Noite Sozinha’, Vitor Ramil e mais

Milton Ribeiro

Destacamos três estreias nos cinemas e mais duas dicas musicais de primeira linha. Vejamos: os estadunidenses Bom Comportamento e Doente de Amor e o coreano Na Praia à Noite Sozinha são os destaques nos cinemas.  Não vimos Doente de Amor, mas os elogios são quase unânimes a uma produção que seria uma boa e digna comédia dramática. Já Bom Comportamento é um baita thriller e Na Praia à Noite Sozinha é mais um grande filme de Hong Sang-soo.

No velho Theatro São Pedro, Vitor Ramil estará lançando o novo CD Campos Neutrais na sexta, sábado e domingo, enquanto que a Ospa estará sábado e domingo apresentando Música de Cinema, com telões, artistas convidados, mestre de cerimônias e o escambau.

Abaixo, maiores detalhes de tudo isso e muito mais.

Este pequeno Guia é um resumo. Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos. O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana! De segunda a sexta, atualizamos nosso Guia21 com a programação do que acontece em POA.

Cinema – Estreias

Bom Comportamento (****)
(Good Time), de Ben Safdie e Joshua Safdie, EUA / Luxemburgo, 2017, 101 min


Um bom thriller não pode parar. É o que acontece aqui. É adrenalina e mais adrenalina. Depois de um malsucedido assalto a banco, Constantine Nikas (Robert Pattinson) embarca numa odisseia tortuosa através do submundo de Nova Iorque numa tentativa desesperada e perigosa de tirar o irmão da cadeia. Durante uma noite, ele se vê numa descida louca à violência e ao caos contra o relógio. O filme coloca o espectador numa espiral de eventos improváveis e violentos. Bom Comportamento inicia com uma consulta psicológica e depois é pura pauleira em ritmo constante, como uma música eletrônica.


No Cinemark Barra 8, às 16h55 e 21h50
No Espaço Itaú 2, às 19h20 e 21h30
No GNC Moinhos 3, às 13h40, 17h45 e 21h50
No Guion Center 1, às 15h
No Guion Center 2, às 20h15

Na Praia à Noite Sozinha (****)
(Bamui haebyun-eoseo honja), de Hong Sang-soo, Coréia do Sul, 2017, 101 min


Younghee (Kim Min-hee) é uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coréia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. “Tudo parece começar despretensiosamente… mas, então, as coisas passam a se descascadas como uma laranja”, assim Martin Scorsese define o cinema de Sang-soo, que de seus incontáveis encontros à mesa entre amigos e amantes, invariavelmente regados a doses generosas de álcool – na forma do soju –, extrai delicadeza, comicidade e epifanias envoltas por uma sinceridade cortante. (Com o Papo de Cinema).


Na Cinemateca Capitólio, às 20h30

Doentes de Amor (***)
(The Big Sick), de Michael Showalter, EUA, 2017, 120 min


OK, o título é idiota. Doentes de Amor é a história real do caso amoroso entre o descendente de paquistaneses Kumail Nanjiani e sua esposa Emily V. Gordon. Ambos assinam o roteiro. Para culminar, Kumail é o ator principal do filme. É uma espécie de reencenação daquilo que ocorreu. Kumail é um jovem que vive em Chicago tentando ganhar a vida com seu stand up noturno. De dia, sustenta-se como um simples motorista de Uber e, sempre que tem tempo, está na casa de sua família paquistanesa, vivendo sob as regras da religião muçulmana. Kumail já está no momento de se casar e sua mãe tem como objetivo encontrar uma jovem de mesma origem para se arranjar com seu filho. O longa acompanha o percurso desse jovem. As coisas se complicam quando o garoto engata um relacionamento sério com Emily, interpretada por Zoe Kazan, sem nunca assumi-la para a família. (Com o Observatório de Cinema).


No GNC Moinhos 2, às 16h25, 19h10 e 21h40

Cinema – Em cartaz

Rock´n Roll: Por Trás da Fama (****)
(Rock´n Roll), de Guillaume Canet, França, 2016, 123 min


O cineasta e ator Guillaume Canet, com 43 anos, é confrontado por uma repórter, sugerindo que ele está ultrapassado e não pode concorrer com os jovens de sua geração. Perturbado com esta ideia, o artista decide provar que continua tão criativo e descolado quanto antes. Para isso, conta com a ajuda da sua esposa Marion Cotillard e busca inspiração no rei do rock francês Johnny Hallyday. Se rir de si mesmo é sinal de inteligência, o que dizer de um filme calcado na persona pública de seu protagonista e nos estereótipos inerentes à profissão? Esta é a difícil e corajosa tarefa de Guillaume Canet no divertidíssimo Rock’n Roll: Por Trás da Fama, onde se expõe de uma maneira surpreendente a partir de uma ideia ao mesmo tempo simples e inusitada: trazer a público os bastidores da vida em casal do próprio Canet e de sua esposa, Marion Cotillard. Sim, é isso mesmo que você leu: em Rock’n Roll, Canet e Cotillard interpretam a si mesmos – ou uma versão de si mesmos, a partir de como são vistos mundo afora. (Com o AdoroCinema).


No Guion Center 3, às 15h30 e 20h45

Logan Lucky — Roubo em Família (****)
(Logan Lucky), de Steven Soderbergh, EUA, 2017, 118 min


Um filme de Steven Soderberg — isso já diz muita coisa, pois Soderbergh costuma ser excelente e extravagante. Jimmy Logan perdeu o emprego por causa de seu joelho ruim, a caminhonete enferrujada dele está nas últimas, sua ex-mulher se casou com um vendedor de carros e adora esfregar na cara dele sua atual riqueza. Só a filha continua gostando dele. Na verdade, o idolatra. O que fazer? Roubar, ora! Então ele leva Clyde, o seu irmão maneta, e Mellie, a sua irmã cabeleireira, para um elaborado esquema a fim de roubar a pista de corrida de Charlotte Motor Speedway. Para os ajudar, Jimmy recruta Joe Bang, um instável especialista em demolições. Para complicar o plano, já por si arriscado, um imprevisto obriga-os a executar o assalto durante a Coca-Cola 600, a corrida de Nascar mais popular do ano. É divertidíssimo.


No GNC Moinhos 2, às 14h

Blade Runner 2049 (****)
(Blade Runner 2049), de Denis Villeneuve, EUA, 2017, 163 min


Uma bonita e respeitosa continuação do Blade Runner original. California, 2049. Após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que sejam mais obedientes aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo até então. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança.


CÓPIAS DUBLADAS 3D
No GNC Praia de Belas 2, às 17h20
CÓPIAS LEGENDADAS 3D
No Cinemark Barra 2, às 14h15, 18h e 21h30
No GNC Iguatemi 5, às 17h20 e 21h
No GNC Praia de Belas 2, às 20h45
CÓPIAS DUBLADAS
No Arcoplex Rua da Praia 2, às 16h30
No Cinemark Ipiranga 5, às 16h30
No Cinemark Ipiranga 6, às 22h30
No Cinespaço Wallig 4, às 13h20
CÓPIAS LEGENDADAS
No Cinespaço Wallig 4, às 20h50
No Espaço Itaú 7, às 14h40, 17h50 e 21h
No Guion Center 1, às 17h e 20h
No GNC Iguatemi 6, às 20h40
No GNC Moinhos 4, às 15h20, 18h25 e 21h30
No GNC Praia de Belas 3, às 20h30

Churchill (***)
(Churchill), de Jonathan Teplitzky, Inglaterra, 2017, 104 min


É absolutamente inacreditável a transformação de Gary Oldman em Sir Winston Churchill. Também outros sete atires transformaram-se em personagens históricos. Inglaterra, 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. Às vésperas da realização da Operação Overlord, quando tropas aliadas desembarcariam na Normandia para enfrentar o exército nazista, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill (Brian Cox) batalha nos bastidores para que a ação militar seja adiada. Segundo Churchill, a operação é arriscada demais e colocaria em risco desnecessariamente a vida de milhares de soldados. Entretanto, apesar das constantes reclamações, o general Dwight Eisenhower (John Slatery) segue decidido a levar adiante a investida militar.


No GNC Moinhos 1, às 16h40 e 18h45
No GNC Moinhos 4, às 13h15

Kingsman — O Círculo Dourado (****)
(Kingsman — The Golden Circle), de Matthew Vaughn, Inglaterra / EUA, 2014, 141 min


Uma daquelas monumentais bobagens que adoramos: um filme absurdo de agentes secretos mais ou menos inspirado em James Bond. Kingsman: O Círculo Dourado é a sequência de Kingsman: O Serviço Secreto (2014). Aqui, o diretor Matthew Vaughn faz novamente uma mistura amalucada de ação extrema, humor e crítica social. Há perseguições e acrobacias, sombras e risadas. Destaque absoluto para a atuação de Julianne Moore, cuja aparência de dona de casa dos anos 50 mascara uma impiedosa líder de um dos cartéis de droga mais poderosos do mundo.


CÓPIAS DUBLADAS
No Cinespaço Wallig 5, às 21h10
CÓPIAS LEGENDADAS
No Cinemark Barra 1, às 22h

Mãe! (***)
(Mother!), de Darren Aronofsky, EUA, 2017, 115 min


Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções. Está longe de ser o melhor filme de Aronofsky (Réquiem para um Sonho, Cisne Negro), mas sua tentativa de ser um Lars von Trier cafona funciona só mais ou menos bem. Aronofsky volta às alegorias religiosas, mas desta vez com mais pretensão do que sucesso.


No Espaço Itaú 1, às 15h50, 16h20 e 21h20
No GNC Praia de Belas 5, às 13h20

Como Nossos Pais (***)
de Laís Bodanzki, Brasil, 2017, 102 min


Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas suas obrigações: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar errando. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente, uma supermulher sem falhas nem vontades próprias. Rosa vê-se submergindo em culpa e fracassos, até que em um almoço de domingo, recebe uma notícia bombástica de sua mãe. O trailer dá o spoiler…


a Sala Eduardo Hirtz, às 17h30

Exposições

Livros e Leitores no Acervo do MARGS
Visitação: De 10 de outubro a 26 de novembro — Das 10h às 19h, exceto às segundas-feiras
Local: Galeria Oscar Boeira

Na arte, conforme a leitura se fez presente no cotidiano das pessoas e na medida em que os artistas iam diversificando os temas/assuntos de seus trabalhos, os livros e as cenas de leitura passaram a ser motivo de representação. Na contemporaneidade, temos também o livro produzido por artistas como objeto artístico. O livro em si como obra de arte, em suas mais variadas proposições e apresentações, nos propicia outras experiências ao nos relacionarmos com esse objeto tão corriqueiro em nossas vidas. Esta exposição é uma seleção de trabalhos presentes no acervo do MARGS que estão relacionados aos livros ou ao ato de ler. Em tempos de Feira do Livro, deixemo-nos contagiar pelos livros, por cenas de leitura e, principalmente, pelo caráter produtivo desses encontros.

O Percurso de um Olhar, por Luiz Carlos Felizardo
Pátio do Campus Centro da UFRGS
De 27 de setembro a 22 de dezembro (segunda a sexta), das 07h às 22h30min

Um dos principais nomes da fotografia de paisagem e arquitetura no Brasil marcará presença na UFRGS no dia 27 de setembro. Desta vez, com uma exposição especial. Luiz Carlos Felizardo vai relembrar a sua trajetória de 40 anos de carreira através do projeto O Percurso de um Olhar, a ser exibido no Pátio do Campus Central da universidade.

Foto: Luiz Carlos Felizardo

Exposição No Desenrolar, de Natalia Schul
Até 5 de novembro, de 3ª a 6ª, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre)

Com foco na experimentação e na arte contemporânea, a Galeria Ecarta lança na sexta-feira (29.09) a mostra intitulada No desenrolar, de Natalia Schul. A exposição é a segunda do ano selecionada de acordo com o último edital da Ecarta e reúne fotografias e vídeo-instalações que buscam explorar relações entre corpo e objeto. Conforme a artista, que já realizou exposições individuais e coletivas na Capital, em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro, a mostra trata de experiências realizadas com as linguagens da fotografia, vídeo e da palavra no cruzamento com a performance. As obras remetem a linguagens da arte, ao corpo como suporte e local da experiência e ao desenvolvimento de uma ideia no desenrolar de uma ação. “As experiências do meu corpo se sujeitando aos objetos, às instruções e às palavras, são encaradas como situações de mesma natureza. Elas criam imagens que me mostram sujeita a mim mesma”, constata. Outro aspecto notório no conjunto da mostra é a ideia de arte processual, ou seja, propõe o cumprimento de tarefas e registra tanto a execução quanto a instrução, revelando a ação do artista como arte.

No desenrolar, de Natalia Schul

Guarde Seus Olhos, de Felipe Caldas, e Proj. de Pesq. em Fotografia Contemporânea
Galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme – 6º andar CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
De 15 de setembro a 19 de novembro

Com a curadoria Ana Zavadil, neste trabalho, Felipe Caldas trabalha com um repertório próprio na construção das imagens. A pintura é forte, densa e sugere uma fruição meticulosa, levando levará o observador por caminhos inquietantes na tentativa de desvelar o sentido da obra. O artista usa materiais alheios à pintura, como a gasolina, apenas para citar um. Riscar, arranhar, sobrepor, justapor, manchar e sujar, fazem parte do ato. Os materiais são usados para garantir efeitos nas pinturas. Com a curadoria de Fábio André Rheinheimer, o Projeto de Pesquisa em Fotografia Contemporânea foi estruturado com o objetivo de fomentar pontualmente outras possibilidades do fazer artístico. Foram consideradas as particularidades pertinentes à produção individual dos profissionais convidados, no que lhes havia de mais representativo e, em continuidade, lhes fora proposto vivenciar uma investigação diferenciada, porém autoral, na área de fotografia contemporânea, mediante o exercício desta. A significativa produção das imagens inéditas especialmente concebidas para este projeto, depois de quatro meses, deu origem à exposição com os seguintes fotógrafos convidados: Andrea Ludwig Cocolichio, Ana Rocha, Carlinhos Rodrigues, Douglas Fischer, Fabrício Simões, Flávio Wild, Hernando Salles, Iara Tonidandel, Karla Santos, Lucca Curtolo, Manoel Petry, Paulo Mello e Roberta Agostini. “Projeto de Pesquisa em Fotografia Contemporânea” ficará aberta para visitação até o dia 19 de novembro. A exposição é recomendada para maiores de 18 anos.

Obra de Felipe Caldas

Música

Campos Neutrais — Lançamento do novo disco de Vitor Ramil
Dias 20, 21 e 22 de outubro, sexta e sábado às 21h; e domingo às 18h
No Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°)

Produzido por Vitor, gravado por Moogie Canazio no estúdio Audio Porto em Porto Alegre e mixado em Los Angeles, o álbum foi realizado parcialmente através de financiamento coletivo coordenado pela plataforma “Traga Seu Show”. Os apoiadores receberão o disco digital no mesmo dia 13. O disco tem participações de Chico César, Zeca Baleiro, Carlos Moscardini, Felipe Zancanaro e Gutcha Ramil. No repertório parcerias com Chico, Zeca, Angélica Freitas e Joãozinho Gomes e António Botto, além de versões para Bob Dylan e Xöel Lopez. Nos dia 20, 21 e 22 de outubro, Vitor faz o show de lançamento do disco físico e do songbook Campos Neutrais no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, recriando no palco os arranjos do disco. Estarão com Vitor e seus violões os percussionistas argentinos Santiago Vazquez e Facundo Guevara, mais o Quinteto Porto Alegre: Flávio Gabriel (trompete), Natanael Tomás (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Jhonatas Soares (tuba). As participações serão de Felipe Zancanaro e Gutcha.
Plateia: R$ 120,00
Cadeira extra: R$ 120,00
Camarote central: R$ 110,00
Camarote lateral: R$ 90,00
Galerias: R$ 60,00
50% para associados da AATSP (ingressos limitados)
50% para estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência (40% da lotação)
50% para idosos

Ospa apresenta Música de Cinema | Série Araújo Vianna
Dias 21 de outubro, sábado e 22 de outubro, domingo
Horário: 20h no sábado e 18h no domingo
Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, s/nº – Porto Alegre)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) mergulha no universo da sétima arte em seu próximo espetáculo no Auditório Araújo Vianna. Nos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, às 20h e às 18h, respectivamente, o maestro Evandro Matté conduz uma seleção especial de trilhas de cinema, contando com participações de convidados de peso, de Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids 2017) à Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Não vão faltar ação, suspense, drama, animação e comédia nas duas noites, que são o destaque da Temporada 2017 da Ospa. Os ingressos custam entre R$ 20 e 40. As vendas acontecem na bilheteria do local, nos dias de evento, a partir das 10h. “Homenagearemos produções como ‘Indiana Jones’, ‘007’, ‘Guerra nas Estrelas’ e ‘O Poderoso Chefão’, sem esquecer a produção nacional. Um aspecto interessante é a participação dos Irmãos Machado, dupla formada por Eduardo e Thomas Machado, que cantarão obras de Teixeirinha, estrela da nossa música regional que teve uma importante trajetória nas telas”, diz o regente Matté. Haverá telões em volta do palco em que serão projetadas as cenas dos filmes. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, que no ano passado esteve no centro da cena de “Carmina Burana”, espetáculo montado pela Ospa, participa da interpretação de músicas dos filmes “A Lista de Schindler”, “Chicago”, “Footloose” e “De volta para o Futuro”. As coreografias são de Raul Voges. Ana Lonardi, um dos destaques do The Voice Brasil 2013, canta um grande sucesso do filme “Frozen” (“Let it go”). Panta, por sua vez, dá vida a “The Power of Love”, da trilha de “De volta para o Futuro”. A bailarina de sapateado Gabriella Castro faz uma performance sobre o tema de “Cantando na Chuva” e a atriz e cantora Gabrielle Fleck participa de um medley de “A Noviça Rebelde/Grease – Nos Tempos da Brilhantina”. A atriz Fernanda Carvalho Leite é a mestre de cerimônias.

Foto: Maí Yandara

Teatro

Eu é Nós — com Suzana Saldanha
20, 21 e 22 de outubro, 20h
Teatro de Arena – Av. Borges de Medeiros, 835

Integrando as comemorações dos 50 anos do Teatro de Arena, Suzana Saldanha retorna a cartaz com seu solo de auto-ficção Eu é Nós nos dias 20, 21 e 22 de outubro, às 20h. Não é por acaso que Suzana participa desta programação de aniversário do teatro: em 1979 recebeu prêmio de melhor atriz pela “Comédia dos Amantes” no palco do Arena. A atriz, que fez história no Grupo de Teatro Província, renovador da estética teatral porto-alegrense na década de 1970, conta que Eu é Nós surgiu da palavra “desamparo”, destacada no livro “Quem pensas tu que eu sou?”, de Abrão Slavutzky, autor base na concepção do projeto que tem direção de Luís Artur Nunes. No início dos anos 1980, Suzana se mudou para o Rio de Janeiro, onde se juntou ao Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, do diretor Aderbal Freire-Filho. A amizade com Luís Artur é de longa data, desde 1968 da época do DAD (Departamento de Arte Dramática da UFRGS) e foi amor à primeira vista.

Ingressos: R$ 20,00
50% de desconto para idosos, estudantes, classe artística, profissionais da área da saúde e leitores do jornal Bem Estar.

Foto: Gilberto Perin