Guia21 Recomenda o filme ‘O Banquete’, a III Mostra Tela Indígena e o Sansung Best Of Blues
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes ‘O Banquete’, ‘Troca de Rainhas’ e ‘Carnívoras‘. Ainda, trazemos como destaque a terceira edição da Mostra Tela Indígena, que exibe 27 produções realizadas por indígenas e com essa temática. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse dos filmes recomendados, além de detalhes sobre o evento.
Desde o última terça-feira (11) acontece o 25º Porto Alegre Em Cena, evento que conta com mais de 40 espetáculos envolvendo dança, teatro e música. Algumas das sugestões para quem quer aproveitar o final de semana nas feiras culturais que acontecem na cidade são a Feira Papelera e a Feira Multipalco. Já para quem curte música recomendamos o Samsung Best Of Blues, que trará para o Anfiteatro Pôr Do Sol artistas como Tom Morello, John5, Isa Nielsen, Camarones e mais.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
O Banquete (Estreia)
Suspense, de Daniela Thomas
Fim da década de 80, Brasil. Apesar de ter retornado à democracia, o país ainda vive uma época de extrema instabilidade política e incerteza geral. Em meio a este clima de desconfiança, uma jornalista descobre segredos podres sobre o presidente do país, que ameaçarão ainda mais o frágil equilíbrio da nação.
Fim da década de 80, Brasil. Apesar de ter retornado à democracia, o país ainda vive uma época de extrema instabilidade política e incerteza geral. Em meio a este clima de desconfiança, uma jornalista descobre segredos podres sobre o presidente do país, que ameaçarão ainda mais o frágil equilíbrio da nação.
Troca de Rainhas (Estreia)
Histórico, de Marc Dugain
Em 1721, para manter a paz entre França e Espanha após anos de guerra, o Regente do Reino da França, Philippe d'Orléans (Olivier Gourmet), propõe uma troca de princesas que resulta no noivado do rei da França, Louis XV (Igor van Dessel), de 11 anos, com Anna Maria Victoria (Juliane Lepoureau), de 4 anos; e do príncipe herdeiro Louis, de 11 anos, com Louise-Elisabeth d'Orleans (Anamaria Vartolomei), de 12 anos. Porém, a chegada dessas jovens princesas pode comprometer os jogos de poder na Corte.
Carnívoras (Estreia)
Suspense, de Jérémie Renier
No início de seus trinta anos, Mona (Leïla Bekhti) tenta decolar como atriz. O tempo passa e as propostas não chegam. Com poucos recursos, ela é forçada a morar com Sam (Zita Hanrot), sua irmã mais nova. Sam é uma atriz e compartilha sua vida com Manuel (Bastien Bouillon) e seu filho. Esta é a vida que Mona cobiça tanto, Sam já não a apoia e afunda em sua neurose, deixando o lugar para a irmã mais velha existir, redefinir sua vida e suas prioridades, seja qual for o preço.
A Superfície da Sombra (★★★)
Drama, de Paulo Nascimento
O solitário Tony (Leonardo Machado) viaja até o extremo sul do país para um funeral de uma antiga amiga. Ele acaba se atrasando e perde a cerimônia, mas conhece Blanca (Giovana Echeverria), garota misteriosa que se oferece para guiá-lo pela cidade. Eles acabam começando uma relação amorosa enquanto estranhos acontecimentos passam a fazer parte da rotina de Tony no lugarejo.
Yonlu (★★★)
Drama, de Hique Montanari
Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.
III Mostra Tela Indígena
Sexta (14), sábado (15) e domingo (16)
No Capitólio
Além dos filmes que estão em cartaz nos cinemas de Porto Alegre, acontece ainda a III Mostra de Cinema Tela Indígena, que exibe filmes realizados por indígenas e com essa temática. A III edição está de volta com um novo formato e novo local! De 13 à 18 de Setembro de 2018, a Tela da Cinemateca Capitólio será indígena com sessões vespertinas e noturnas, comentados por realizadores de cinema indígena. A Mostra Tela Indígena propõe conhecer diferentes olhares, experiências visuais, maneiras de fazer cinema e de construir narrativas, refletindo sobre temas contemporâneos junto aos realizadores indígenas convidados. Clique para conferir a programação do evento.
25º Porto Alegre Em Cena
Sábado (15) e domingo (16)
O 25º Porto Alegre Em Cena, que teve sua abertura dia 11 de setembro, traz a onze diferentes espaços da cidade 49 espetáculos de dança, teatro e música. A edição deste ano tem como tema central o ‘Brasil’, dessa forma, as obras abordam as temáticas raça, classe, migrações e críticas sociais em geral. O evento acontece até o dia 23 de setembro. Clique para saber mais sobre os espetáculos e a programação.
Papelera
Sábado (15), às 14h às 20h
No Pier X
A Papelera, feira de artes gráficas itinerante, promove no sábado uma edição especial de fotografia no Shopping Iguatemi. Entre os expositores desta edição, estão os fotógrafos Joe Nicolay, Manuella Brandolff e Pedro Gomes Spohr. Criada em 2016, a Papelera se tornou uma das principais feiras de arte de Porto Alegre. Já foram realizadas mais de 30 exposições desde a sua inauguração. O Pier X fica no Shopping Iguatemi.
Feira Multipalco
Domingo (16),
das 12h às 18h
No Multipalco Eva Sopher
O Multipalco do Theatro São Pedro, todos os meses, recebe o público da cidade na Feira Multipalco, sempre cheia de novidades, atrações culturais, além de expositores com os mais diversos trabalhos artesanais, autorais, novidades em estilo, decoração e design, e muitos food trucks. A cada edição as atrações contemplam e divertem adultos e crianças, e todas são gratuitas! Clique para conferir a programação do evento.
Alpargatos
Sexta (14), às 23h
No OCulto
O mais recente trabalho em estúdio da banda Alpargatos vem completando uma trilogia: o EP “O Chão É Lava” parte de uma perspectiva mais sombria e distópica em comparação aos discos anteriores (“Rodovia do Parque”, de 2015, e “Essa Cidade Cheia de Heróis”, de 2017). Além das participações especiais de Saskia e Mun-Rá na apresentação da Alpargatos, a noite também contará com um show da Irmão Victor, banda de Passo Fundo que toca o seu aclamado álbum “Cronópio?” pela primeira vez em Porto Alegre. Os ingressos custam R$ 30 na hora, R$ 20 no lote promocional ou na meia-entrada para estudantes (disponível apenas no link http://bit.ly/AlparOCultoSympla). O OCulto fica na Rua Moura Azevedo, 46, no São Geraldo).
Samsung Best Of Blues
Sábado (15), das 18h às 21h
No Anfiteatro Pôr do Sol
Um espetáculo de guitarras das mais variadas tendências e influências é o que promete a edição de 2018 do Samsung Best of Blues, em Porto Alegre. Todos os shows serão gratuitos e abertos ao público. O destaque dos shows será o guitarrista internacional Tom Morello, assim como outros renomados músicos, como John5, Isa Nielsen e Camarones Orquestra Guitarrística. Palco de gêneros musicais como jazz, rock, e o próprio blues, o Samsung Best of Blues reforça o seu apoio à música brasileira trazendo ao festival dois artistas nacionais tocando ao lado de artistas internacionais. Clique para conferir a programação.
Recital da Ospa
Domingo (16), às 17h
No MARGS
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) volta a receber a Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Composições para instrumentos solo ou formações para música de câmara, além da estreia mundial de uma peça de Douglas Gutjahr e outra de Diego Silveira, integram o programa do Ensemble Porto Alegre. A entrada é franca.
PLUR|valente
Sábado (15), às 19h
Na Casa Baka
A produção criativa do artista David Ceccon coloca sob suspeita habituais dualismos [forte – fraco; racional emocional; prazer-dor]. Ao artista, interessa investigar sentimentos e sensações inerentes à experiência subjetiva humana, como: fragilidade, delicadeza, violência, dor, alegria, medo, dúvida, insensibilidade, silenciamento e a morte. Ao mesmo tempo em que desautoriza definições categóricas, ‘PLUR|valente’ desafia o público a construir significados e conexões entre as ‘peças’- ainda que essas ‘soluções’ sejam transitórias e abertas à transformação. A inauguração é gratuita. A Casa Baka fica na Rua da República, 139.
Festival de Esculturas Itinerantes
Sábado (15) e domingo (16), das 12h às 18h30
No MACRS
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) recebeu na última quinta-feira (13) o Festival de Esculturas Itinerantes. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Rio Grande do Sul. A mostra, que conta com a participação de 31 artistas de diferentes estados do Brasil e internacionais, foi criado a partir do Festival de Esculturas do Rio de Janeiro que, em abril de 2019, chega a sua quarta edição ocupando, simultaneamente, diferentes museus, centros culturais e praças da na Capital fluminense. Clique para saber mais sobre o evento.