Guia21 Recomenda o filme ‘Estás Me Matando Susana’, a 8ª edição da JAZZ WEEK e a edição especial do Brick dos Desapegos

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

Da Redação

Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes Estás Me Matando Susana, O Poder de Diane e Legalize Já, estreias nos cinemas da Capital. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse dos filmes recomendados e mais informações sobre os eventos.

Para quem quer aproveitar as feiras culturais da cidade, recomendamos a Okoberfest do Distrito, que acontece no sábado (20) e terá mais de nove opções de cervejas artesanais. Outro evento do final de semana é a edição especial do Brick dos Desapegos em parceria com a Feira Papelera, que no domingo (21) irá reunir moda vintage, brechós e marcas autorais de moda, arte gráficas como fotografias, colagens, impressos e gravuras. 

Na área musical, destacamos a 8ª edição da JAZZ WEEK, o show de Chico César com Vitor Ramilo 11º Festival da Canção Francesa e Orquestra Entracht

Ainda, o Recomenda desta semana traz um destaque literário: o lançamento do livro ‘Não Existe Mais Dia Seguinte’, do jornalista Vitor Necchi, que ocorre no sábado (20).

Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos:  

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Foto: Divulgação

Brick de Desapegos e Papelera
Domingo (21), das 12h às 19h
No Hebraica

A  próxima edição do Brick de Desapegos no Hebraica é em parceria com a Papelera, a feira de artes gráficas mais tradicional de Porto Alegre. No saguão do espaço 10 expositores de artes gráficas e 30 de roupas. Vai rolar muita moda vintage, retrô e atual entre desapegos, brechós e marcas autorais de moda! Além de Arte Gráficas como fotografias, colagens, impressos e gravuras. Os expositores da Papelera são: Lote 42 – Nada Pouco Quase Muito – Isadora não entende nada. – Quase Fotogaleria – c’lavy – comprimento 720 – Marcelo Bertani – Jéssica Pureza – Experimentos Impressos. O evento é gratuito. O Hebraica fica na Rua João Telles, 508.

Foto: Divulgação

Okoberfest do Distrito
Sábado (19), das 15h à meia noite
No Distrito Brewpub

Uma Oktoberfest no coração do bairro São Geraldo. O Distrito Brewpub promove uma festa típica germânica, em frente ao bar, na Av. Amazonas, 835. Além de muita cerveja, bandas, comidinhas típicas e jogos germânicos estão reservadas para público. Nas torneiras, o brewpub irá oferecer 8 receitas exclusivas da cervejaria e ainda contará com mais 9 torneiras na Kombi do Distrito. O público poderá comprar as cervejas direto da fábrica em que são produzidas, pela média de preço de R$ 10 a 12 reais (300ml) e R$ 18 a 20 reais (570ml). O evento é gratuito.

Foto: Marlon Laurencio/Divulgação

8ª edição da JAZZ WEEK
Sábado (20) e domingo (21), às 22h
No London Pub & Bistrô

Com a proposta de homenagear um dos estilos musicais mais bem marcados pela improvisação, pelo o swing e pela liberdade instrumental, entre os dias 16 e 21 de outubro, acontece a 8ª edição da JAZZ WEEK, evento que reúne artistas consagrados e novos nomes da cena, durante seis noites consecutivas no London Pub & Bistrô (R. José do Patrocínio, 964). A ideia da iniciativa é promover um grande encontro musical abrindo as portas da casa para o público apreciador da sonoridade e para aqueles que quiserem experimentar momentos de boa música, apresentando os mais variados temas clássicos e ainda as composições autorais de um grande time de artistas. No final de semana acontecem os shows Tributo John Coltrane/Ballads, no sábado (20), e Especial Billie Holiday com Camila Toledo e a Ponte, do domingo (21).

Foto: Divulgação

Chico César e Vitor Ramil
Sábado (20), às 21h,
e domingo (21), às 18h
No Theatro São Pedro

Chico César e Vitor Ramil, compositores, cantores, instrumentistas e escritores, amigos e parceiros de longa data, resolveram aprofundar sua colaboração artística num espetáculo em conjunto. No repertório, “Olho d’água, água d’olho”, primeira parceria dos dois a ser gravada em disco (cantada por ambos no álbum Campos Neutrais, de Vitor Ramil), a recriação de canções como “Estado de poesia”, “Moer cana”, “Pensar em você”, de Chico, e “Deixando o pago”, “Labirinto” e “Estrela, estrela”, de Vitor, além de novidades. Clique para saber mais

Foto: Fábio Alt/Divulgação

11º Festival da Canção Francesa
Sábado (20), às 20h
No Salão de Atos da UFRGS

No sábado, a Aliança Francesa de Porto Alegre realiza a 11ª edição do Festival da Canção Francesa. O espetáculo é composto pela apresentação de dez candidatos gaúchos que interpretarão sucessos da canção francesa e francófona. O grande prêmio da noite para o primeiro colocado é uma viagem a Paris, além de uma vaga na final nacional, que acontecerá no dia 7 de novembro, em São Paulo. Os selecionados em 2018 são André Flores, Anna Paz, Camila Orsatto, Elisa Lima, Jess Rose, João Fogliatto, Maria Claudia, Nina Rouge, Philipe Philippsen e Taísi Cunha. A entrada é franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível. As portas serão abertas às 19h.

Foto: Elson Sempe/Divulgação

Orquestra Entracht
Domingo (21), às 19h
No Multipalco Eva Sopher

O Festival de Primavera Vivar, que ocorre no Multipalco Eva Sopher, recebe a Orquestra Eintracht. Com 27 instrumentistas, dois solistas, regência de Ademir Schmidt e direção de Fernando Ochôa, a orquestra de sopros executará 17 músicas, como as Bachianas de Heitor Villa Lobos, Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, Podres Poderes, de Caetano Veloso, Apesar de Você de Chico Buarque, entre outras. O evento é gratuito.

Foto: Divulgação

‘Suíte de Don Quixote’
DOmingo (21), às 17h
No Teatro do CIEE

Dom Quixote é um ballet em quatro atos e oito cenas, baseado em episódios retirados do famoso romance Don Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. Foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro Imperial Bolshoi de Moscou, na Rússia em 1869. A Primeiro Ato traz ao Teatro do CIEE um único ato chamado Suíte de Don Quixote, que nada mais é do que algumas das coreografias retiradas do ballet original, com reposicionamento coreográfico e direção de Cléber Veiga. Saiba mais clicando no link

Foto: Divulgação

‘Pessoas’
Sábado (20), das 8h30 às 21h
e domingo (21), das 9h às 21h
No Piccolino Café

Desde a última terça-feira, 16, o Piccolino Café recebe a exposição “Pessoas”, da advogada e dedicada a arte, Eunice Lima. Serão doze obras em acrílico sobre eucatex com técnica mista, que apresentam a riqueza e conteúdo do elemento humano onde vivemos e convivemos a cada momento, em cada lugar, no cotidiano de nossas vidas. As pinturas estarão expostas até o dia 15 de novembro no bistrô que fica na rua Félix da Cunha, 1155 (Moinhos de Vento, Porto Alegre).

Foto: Divulgação

‘Passatempo’
Sábado (20), às 19h
No Museu do Trabalho

Rochelle Costi retorna a Porto Alegre com sua primeira individual na cidade, para nossa alegria de rever esta grande artista. ‘Passatempo’, a exposição que ela inaugura no Museu do Trabalho no próximo dia 20 de outubro, é um olhar para esse tempo que passou, mas um olhar de hoje, capaz de fazer rir e de emocionar. Essa mirada sobre sua trajetória nos faz lembrar, sobretudo, que as conquistas sociais, culturais, humanistas, fazem parte de um processo em permanente negociação. A exposição é gratuita e fica em cartaz de 21 de outubro a 23 de dezembro.

Foto: Divulgação

‘Não Existe Mais Dia Seguinte’
Sábado (20), às 17h
Na Livraria Taverna

Obra de estreia de Vitor Necchi reúne 60 crônicas de procedências distintas. De algumas, há uma primeira versão publicada em veículos impressos e digitais. Outras foram escritas para redes sociais e – safra mais antiga – para um blog, o Cacto, que o autor manteve nos primeiros anos deste século. Os textos conectam-se a três temporalidades: o presente, ao tratar de assuntos contemporâneos, entre eles os escombros de um mundo fraturado e violento; o pretérito, ao recuperar reminiscências, personagens, fatos e o universo afetivo e cultural do autor; e um terceiro tempo que pode ser definido como um momento de transição, em que a produção de Necchi atenua a prevalência do jornalismo para se direcionar também à narrativa ficcional. A atividade é gratuita.