Guia21 recomenda a estreia ‘Uma Escala em Paris’, a exposição ‘Retratos da Alma’ e o podcast ‘Talvez Seja Isso’

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

Das estreias que acontecem nos cinemas da Capital nesta semana, destacamos os filmes ‘Uma Escala em Paris’, ‘A Câmera de Claire’ e ‘Tropykaos’.

No sábado acontece a inauguração da exposição ‘Retratos da Alma’, de Ilka Filippini, formada por uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou de 2006 a 2017 durante viagens para Cuba, Peru, Índia, Nepal, Vietnam, Camboja e Myanmar, além de registros em Caxias do Sul e Viamão. 

Na Dica da Redação sugerimos o podcast ‘Talvez Seja Isso’, que reflete sobre o livro ‘Mulheres que Correm com os Lobos’. 

Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de dicas de shows e exposições. 

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Divulgação

Cine Iberê
Domingo (27), às 16h
Na Fundação Iberê Camargo

Além das estreias da semana, indicamos também o Cine Iberê  deste domingo. Será exibido o documentário Fiteiro cultural – viagem ao vazio, do cineasta suíço Michel Favre, sobre o projeto Fiteiro Cultural, da artista Fabiana de Barros. O filme registra os 20 anos da experiência da artista brasileira Fabiana de Barros em arte pública. Com o projeto, Fabiana visitou diversos países interagindo com diferentes culturas, apresentando seus quiosques em 17 cidades no mundo, entre elas, Nova Iorque, nos Estados Unidos; Havana, em Cuba; Dunquerque, na França; e São Paulo.

Foto: Divulgação

Retratos da Alma
Sábado (26), a partir das 10h
Na Delphus Galeria

A  exposição apresenta uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou de 2006 a 2017 durante viagens para Cuba, Peru, Índia, Nepal, Vietnam, Camboja e Myanmar, além de registros em Caxias do Sul e Viamão. A mostra segue com entrada franca até 30 de junho. A Delphus Galeria funciona de segunda à sexta-feira das 09h às 18h45 e aos sábados das 09h às 13h na Av. Cristóvão Colombo, 1093.

Foto: Divulgação

Recital da Ospa – Série Ospa Música de Câmara
Domingo (27), às 17h
No Museu da Comunicação

A atração da tarde é o Quinteto Porto Alegre, formado pelos músicos da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba), acompanhados pelo trompetista Flávio Gabriel, membro da prestigiada Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O Museu fica na R. dos Andradas, 959 – Centro Histórico, Porto Alegre. O evento tem entrada franca.

Foto: Divulgação

Orquestra Trabalhos Espaciais Manuais (TEM)
Sexta (25), às 01h
No Bate

A Trabalhos Espaciais Manuais (TEM) é uma pequena orquestra de música popular que surgiu em Porto Alegre e está em atuação desde 2013. A banda desenvolveu sua sonoridade e conquistou um vasto publico através do formato baile show, onde estilos como o samba, o funk e o rock’n’roll são misturados com pitadas de jazz em uma atmosfera dançante e catártica, permeada por solos e riffs marcantes. O Bate fica na R. João Alfredo, 701 – Cidade Baixa

Divulgação

Ballet Folclórico Nacional da Rússia
Sábado (26), às 21, e domingo (27), às 20h
No Teatro Bourbon Country

O Grupo de Dança Folclórica é um cartão de visitas da cultura Russa e o mantenedor das tradições nacionais de Bashkir. Formado por 51 pessoas, sendo 40 bailarinos, a Companhia apresentará o tema “Dança das Nações do Mundo”, uma mistura de gêneros musicais de vários países. espetáculo tem como características principais a técnica refinada, belíssimos figurinos e corpo de baile de rara beleza que criam uma atmosfera especial, levando o público ao êxtase. Ingressos em https://uhuu.com

Podcast ‘Talvez Seja Isso’

O podcast, criado por Barbara Nickel e Mariana Bandarra, é sobre o livro ‘Mulheres que Correm com os Lobos’, da psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés, que trata da domesticação da natureza instintiva feminina e de como a mulher pode e deve se reconectar com essas forças internas e externas que regem suas intuições e personalidades. 
 
No podcast Talvez Seja Isso, os capítulos e contos do livro são explicados de uma forma em que não é necessário ter lido a obra para acompanhar. Tendo como base as palavras de Clarissa, Barbara e Mariana ainda trazem para o contexto da história suas vivências pessoais.
 
O podcast serve como uma reflexão sobre diversos fatores que evolvem o universo feminino, como intuição, ligação com a natureza, maternidade, relacionamentos, entre outros. É possível ouvir os episódios pelo Itunes e Youtube. Saiba mais: http://www.talvezsejaisso.com