Guia21 recomenda a estreia ‘Uma Escala em Paris’, a exposição ‘Retratos da Alma’ e o podcast ‘Talvez Seja Isso’
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Das estreias que acontecem nos cinemas da Capital nesta semana, destacamos os filmes ‘Uma Escala em Paris’, ‘A Câmera de Claire’ e ‘Tropykaos’.
No sábado acontece a inauguração da exposição ‘Retratos da Alma’, de Ilka Filippini, formada por uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou de 2006 a 2017 durante viagens para Cuba, Peru, Índia, Nepal, Vietnam, Camboja e Myanmar, além de registros em Caxias do Sul e Viamão.
Na Dica da Redação sugerimos o podcast ‘Talvez Seja Isso’, que reflete sobre o livro ‘Mulheres que Correm com os Lobos’.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de dicas de shows e exposições.
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Uma Escala em Paris (Estreia)
Romance, de Nathan Silver
Gina (Lindsay Burdge), uma comissária de bordo americana, que depois de uma temporada sozinha e deprimida pelo suicídio de seu namorado, acaba conhecendo e se apaixonando por Jérôme (Damien Bonnard), um garçom parisiense. E, quando finalmente decide ficar na França para viver este amor, surge Clémence (Esther Garrel), um antigo amor de Jérôme que transformará a vida de Gina em uma rede de desilusões e loucura.
A Câmera de Claire (Estreia)
Comédia dramática, de Sang-Soo Hong
Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee (Minhee Kim) é demitida por sua chefe, que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando.
Tropykaos (Estreia)
Drama, de Daniel Lisboa
O Processo (★★★★)
Documentário, de Maria Augusta Ramos
O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.
À Sombra de Duas Mulheres (★★★)
Drama, de Philippe Garrel
Pierre (Stanislas Merhar) e Manon (Clotilde Courau) formam um casal de documentaristas que sobrevivem fazendo trabalhos temporários para poder dar suporte aos filmes que desejam realizar. Apesar de estar apaixonado por Manon, Pierre acaba conhecendo Elizabeth (Lena Paugam) e, a partir daí, deseja manter o relacionamento com as duas mulheres. No entanto, as coisas não sairão como ele espera.
Cine Iberê
Domingo (27), às 16h
Na Fundação Iberê Camargo
Além das estreias da semana, indicamos também o Cine Iberê deste domingo. Será exibido o documentário Fiteiro cultural – viagem ao vazio, do cineasta suíço Michel Favre, sobre o projeto Fiteiro Cultural, da artista Fabiana de Barros. O filme registra os 20 anos da experiência da artista brasileira Fabiana de Barros em arte pública. Com o projeto, Fabiana visitou diversos países interagindo com diferentes culturas, apresentando seus quiosques em 17 cidades no mundo, entre elas, Nova Iorque, nos Estados Unidos; Havana, em Cuba; Dunquerque, na França; e São Paulo.
Retratos da Alma
Sábado (26), a partir das 10h
Na Delphus Galeria
A exposição apresenta uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou de 2006 a 2017 durante viagens para Cuba, Peru, Índia, Nepal, Vietnam, Camboja e Myanmar, além de registros em Caxias do Sul e Viamão. A mostra segue com entrada franca até 30 de junho. A Delphus Galeria funciona de segunda à sexta-feira das 09h às 18h45 e aos sábados das 09h às 13h na Av. Cristóvão Colombo, 1093.
Recital da Ospa – Série Ospa Música de Câmara
Domingo (27), às 17h
No Museu da Comunicação
A atração da tarde é o Quinteto Porto Alegre, formado pelos músicos da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba), acompanhados pelo trompetista Flávio Gabriel, membro da prestigiada Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O Museu fica na R. dos Andradas, 959 – Centro Histórico, Porto Alegre. O evento tem entrada franca.
Orquestra Trabalhos Espaciais Manuais (TEM)
Sexta (25), às 01h
No Bate
A Trabalhos Espaciais Manuais (TEM) é uma pequena orquestra de música popular que surgiu em Porto Alegre e está em atuação desde 2013. A banda desenvolveu sua sonoridade e conquistou um vasto publico através do formato baile show, onde estilos como o samba, o funk e o rock’n’roll são misturados com pitadas de jazz em uma atmosfera dançante e catártica, permeada por solos e riffs marcantes. O Bate fica na R. João Alfredo, 701 – Cidade Baixa
Ballet Folclórico Nacional da Rússia
Sábado (26), às 21, e domingo (27), às 20h
No Teatro Bourbon Country
O Grupo de Dança Folclórica é um cartão de visitas da cultura Russa e o mantenedor das tradições nacionais de Bashkir. Formado por 51 pessoas, sendo 40 bailarinos, a Companhia apresentará o tema “Dança das Nações do Mundo”, uma mistura de gêneros musicais de vários países. espetáculo tem como características principais a técnica refinada, belíssimos figurinos e corpo de baile de rara beleza que criam uma atmosfera especial, levando o público ao êxtase. Ingressos em https://uhuu.com