Guia21 recomenda a estreia ‘Severina’, a ‘Feira Baila’ e o lançamento do livro ‘Novas Contistas da Literatura Brasileira’

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

No categoria de cinema, destacamos as estreias ‘Baseados em Fatos Reais’ e ‘Severina’. A primeira aborda aproximação entre a autora Delphine (Emmanuelle Seigner) e Elle (Eva Green), uma de suas fãs. O segundo filme tem como enredo o dono de uma livraria (Javier Drolas) que se encanta com uma mulher (Carla Quevedo) que visita sua loja e volta dia após dia para cometer furtos.

No sábado (14) acontece o lançamento da antologia ‘Novas contistas da literatura brasileira’, que reúne textos inéditos escritos por 31 mulheres. 

Já quem gosta de eventos ao ar livre poderá curtir a Feira Baila, que acontece no domingo (15).

Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos e dicas de shows e apresentações de teatro:

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Separamos também outros dois eventos envolvendo cinema que acontecem neste final de semana. Confira:

Porto Alegre Noir
13 à 15 de abril
Na Cinemateca Capitólio

O Porto Alegre Noir é um evento cultural, de caráter temático, dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração “Noir”. O objetivo da iniciativa é reverenciar um dos gêneros de livros e filmes mais cultuados por fãs e admiradores de todas as idades, geração após geração. O evento reúne autores nacionais, especialistas e críticos de cinema numa extensa programação de três dias que oferece ao público conhecimento, conteúdo, cultura e diversão. O evento tem entrada franca. Clique para conferir a programação

Cine Iberê
Domingo (15), às 16
Na Fundação Iberê Camargo

O Cine Iberê irá exibir ‘Antes que Tudo Desapareça’, do cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa. Categorizado como cinema de gênero, o filme subverte essa classificação, sendo considerado também uma obra que mistura humor, drama, terror psicológico e ficção científica. A sessão será comentada pelos realizadores Germano de Oliveira e Giordano Gio. O evento tem entrada franca.

Divulgação

Lançamento do livro ‘Novas contistas da literatura brasileira’
No sábado (14), às 18h
Na Aldeia (Rua Santana, 252)

A antologia ‘Novas contistas da literatura brasileira’ que reúne textos inéditos escritos por 31 mulheres. Os textos presentes no livro representam a diversidade de temas e de origens das escritoras. No lançamento, estarão presentes 10 autoras e 02 organizadoras.

Divulgação

Feira Baila
Domingo (15)
Das 13h às 22h
Na Praça Garibaldi

O evento, realizado pela feira de rua Me Gusta e a Revista J’adore, terá um grande tablado a disposição dos dançantes com apresentações e aulas gratuitas de Forró, Samba, Salsa, Hip Hop, Street dance, Tango e Capoeira. A Baila ainda conta com cerca de 100 expositores distribuídos nas categorias vestuário, variedades, arte, música e alimentação e alimentos sem agrotóxicos.

Foto: Joana Berwanger

Apresentação da flautista Adriana Ferreira
Sábado (14), às 17h
Na Casa da Música da Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta com uma das mais destacadas flautistas da cena musical internacional: a portuguesa Adriana Ferreira, solista da Orquestra Nacional da França e da Orquestra Filarmônica de Roterdão. O concerto será regido pelo maestro canadense Julian Kuerti. A casa fica na Av. Borges de Medeiros, 1501.Os ingressos custam R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local.

Divulgação

Bando Celta
Sábado (14), às 20h,
No Joy Storm Pub

O Bando Celta fará show inaugural do Joy Storm Pub, um pub com temática medieval localizado na Zona Sul de Porto Alegre – Avenida Otto Niemeyer. O local apresenta um universo repleto de tribos, fantasia, masmorras, castelos, damas e cavaleiros. Um universo que sai dos sonhos de uma equipe de produtores e amantes da fantasia e se concretiza na Avenida Otto Niemeyer. Clique no link para saber mais.

Divulgação

Senhora das Armas
Sábado (14), às 20h
No CEEE Centro Cultural Erico Veríssimo

O espetáculo busca explorar a força da mulher negra, por meio da interação com o clássico de Brecht “Os fuzis da senhora Carrar”, mantendo a imersão em pesquisa sobre o Teatro Negro. Temas pertinentes a alma negra feminina como empoderamento, religiosidade afro, genocídio dos jovens negros e solidão da mulher negra são incorporados a sensível trama do alemão. O ingresso custa 25,00.