Guia21 Recomenda o filme ‘SLAM: Voz de Levante’, o Dia da Cultura na UFRGS e a Street Expo Photo

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

Da Redação

Nesta semana, o Guia21 recomenda os filmes ‘SLAM: Voz de Levante’, ‘Em Chamas’ e ‘Po’, que estreiam nos cinemas da Capital. Outro evento envolvendo cinema acontece neste final de semana: o Cine Iberê, que exibe o filme ‘Ex Isto’, do cineasta e artista visual Cao Guimarães. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse de cada umas das estreias e mais informações sobre a mostra.

 

No sábado (24), a UFRGS realiza o Dia da Cultura, um evento gratuito com 12 horas de programação que terá apresentações musicais, performances, peças teatrais e coreográficas, intervenções, workshops, palestras e sessões de cinema. Também neste dia acontece o já tradicional Brecho dos Desapegos, dessa vez com edição na Casa Azul. 

Uma das sugestões do  Recomenda para o domingo (25) é o evento ‘Minha voz uso pra dizer o que se cala‘, que por meio de  performances, intervenções e bate-papos irá debater temáticas envolvendo mulheres, culturas, sociedades patriarcais e desconstruções necessárias. 

Também neste final de semana acontecem duas edições especiais do ‘Viva o Centro a Pé’: uma no sábado (24), que irá percorrer as ruas da Cidade Baixa, e outra no domingo (25), com roteiro na Rua Voluntários da Pátria.

Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos.

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Foto: Divulgação

Cine Iberê
Domingo (25), às 16h
Na Fundação Iberê

A Fundação Iberê Camargo irá apresentar o filme ‘Ex Isto’, do cineasta e artista visual Cao Guimarães. A sessão única e gratuita será comentada pelo poeta e músico Ricardo Silvestrin. Com curadoria de Marta Biavaschi, a programação do Cine Iberê integra as atividades paralelas às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento. Filme da série Iconoclássicos do Itaú Cultural, ‘Ex Isto’ foi livremente inspirado na obra ‘Catatau’, de Paulo Leminski. A exibição tem entrada franca.

Foto: Foto Henrique Fortes/Divulgação

Dia da Cultura na UFRGS
Sábado (24), das 12h às 24h
No Campus Central da UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Difusão Cultural (DDC), irá promover um dia com uma programação repleta de apresentações musicais, performances, peças teatrais e coreográficas, intervenções, workshops, palestras e sessões de cinema. O evento tem duração de doze horas (das 12h às 24h) e é inteiramente gratuita e aberta ao público. Clique para saber mais. 

Foto: Divulgação

Brecho dos Desapegos
Sábado (24), das 12h às 20h
Na Casa Azul


A próxima edição do Brechó acontece na Casa Azul com mais de 20 expositores de moda vintage, retrô, atual e autoral entre desapegos, brechós e marcas autorais. Na Casa haverá opções de almoço, cervejas e drinks para animar o garimpo. Dentre as atrações estão flash tattoo e uma arara gratuíta com peças de graça. O evento tem entrada franca. Saiba mais sobre a programação.

Foto: Foto Henrique Fortes/Divulgação

‘Minha voz uso pra dizer o que se cala’
Domingo (25), a partir das 13h
Na Fora da Asa Experiências Plurais

No Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, a Fora da Asa Experiências Plurais receberá o evento ‘Minha voz uso pra dizer o que se cala‘, que conta com performances e intervenções diversas envolvendo a temática da mulher, seus pressupostos arbitrários e suas desconstruções necessárias. Após as apresentações, haverá também o bate-papo que irá abordar as áreas da cultura e das artes visuais enquanto potentes mecanismos para a desconstrução de opressões e violências e para a conscientização de uma necessária mudança social. 

Foto: Guilherme Santos/Sul21

Viva o Centro a Pé Especial Cidade Baixa
Sábado (24), às 10h
Na Cidade Baixa

Neste roteiro especial para a 2ª Semana do Patrimônio Cultural, será mostrado aos participantes um bairro com significativa história e patrimônio. Orientam a caminhada, Ana Margarida da Fontoura Xavier, arquiteta, artista plástica, especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela UFRGS e servidora aposentada da SMC. Naiana Maura John, arquiteta, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS, especialista pelo Programa de Especialização em Patrimônio/IPHAN. O encontro será em frente ao Centro Comercial Olaria, Rua General Lima e Silva, 776 e limitado ao número de 50 participantes. Em caso de chuva o evento será cancelado.

Foto: PMPA/Divulgação

Viva o Centro a Pé Especial Rua Voluntários da Pátria
Domingo (25), às 10h
Na Voluntários da Pátria

Este passeio inédito terá mediação de Luiz Merino de Freitas Xavier, arquiteto e urbanista, mestre em Planejamento Urbano Regional pela UFRGS, trabalha na Coordenação da Memória Cultural de Porto Alegre, professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta e do Programa PAC – Cidades Históricas em Porto Alegre. O ponto de encontro será no Largo Glênio Peres, em frente ao portão central do Mercado Público. 80 vagas. Em caso de chuva o evento será cancelado.

Foto: Divulgação

Street Expo Photo
Sábado (24), a partir das 18h
Na Escadaria Verão do Viaduto da Borges de Medeiros


Com trabalhos publicados por grandes veículos do Brasil de do mundo, Alexandro Auler, fotojornalista há mais de 15 anos, estará presente na Street Expo Photo neste sábado, 24 de novembro, a partir das 18h, no Viaduto da Borges de Medeiros, para bate-papo e exibição de “Faces de um Conflito”. O documentário mostra a experiência do profissional durante o mês que esteve em Obane, cidade na fronteira da Síria com a Turquia e será mostrado ao público dentro da programação da Street Expo Photo, exposição de rua que reúne 208 fotos de 91 fotógrafos brasileiros e portugueses, no emblemático cartão postal de Porto Alegre. Clique para saber mais. 

Foto: Divulgação

5º Período Expositivo – Edital de Ocupação IEAVi
Até 23 de dezembro,
das 12h às 18h
Na CCMQ

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) está com o 5º Período Expositivo do Edital de Ocupação acontecendo na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As mostras que integram o projeto são: Philosofreak, de Martin Heuser, Raquel Magalhães, Alexandre Copês e João GG, com curadoria de Henrique Menezes, na Galeria Augusto Meyer; Afeto Rígido, de Lívia Auler, no Espaço Maurício Rosenblatt, 3º andar, e COR MARAVILHA: A REORIGEM DO MUNDO, de Ana Paula da Cunha, na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar. As exposições ficam abertas para visitação até 23 de dezembro de 2018, com entrada franca. Clique para saber mais sobre as exposições. 

Foto: Divulgação

Mostra Novembro das Artes
Sexta (23) e sábado (24)

Após um mês inteiro de atividades, a mostra Novembro das Artes termina neste final de semana. Dois espetáculos teatrais e um show – todos sucessos de público e crítica – fazem parte da programação. Um deles é ‘Chapeuzinho Vermelho’, que terá sessões às 16h e às 20h30min, no Teatro Renascença e que com uma linguagem híbrida que mescla teatro, dança e música, a peça é uma experiência que encanta crianças e adultos de diferentes maneiras. A outra atração é ‘Movimentos sobre Rodas Paradas’, que ocupará a Sala Álvaro Moreyra e o estacionamento do Centro Municipal de Cultura. Com direção de Carlos Ramiro Fensterseifer e dramaturgia de Nelson Diniz, essa comédia tem carros de verdade em cena. Público e elenco dividem o mesmo espaço. Mais que simples elementos cenográficos, são uma espécie de palco para os atores, que também contracenam com os veículos. Clique para saber mais sobre a mostra e os espetáculos. 

Foto: Divulgação

Grupo Cerco
Sexta (23), sábado (24) e domingo (25)
No Theatro São Pedro

O Grupo Cerco, celebrando seus 10 anos de trajetória artística, em parceria com o Theatro São Pedro, apresenta sua mostra de repertório neste final de semana. Na programação, serão apresentados 4 importantes espetáculos: “O Sobrado” (2008), de onde originou grupo, o infanto-juvenil “Puli-Pulá” (2015), “Incidente em Antares” (2012) e o recente sucesso “Arena Selvagem” (2018). Fundado em 2008 no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, o Grupo Cerco que tem o processo colaborativo e a pesquisa de linguagem como principais marcas, seguiu aprimorando suas investigações, dando consistência a projetos, performances, mostras, o que o tornou um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em projetos e festivais em âmbito nacional e internacional. Em setembro do corrente ano, inaugurou sua sede própria: o Espaço Cerco Cultural. Atualmente formado por 15 profissionais, o Grupo tem à sua frente a Profa. Dra. Inês Marocco, premiada diretora e pesquisadora.
Saiba mais sobre a programação. 

Foto: Divulgação

Show de Marietti Fialho
Sábado (24), às
Na Ecarta


O Ecarta Musical, um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta, traz a intérprete e compositora Marietti Fialho, que é referência na música negra do sul do Brasil, para um show acústico. A atração inicia às 19h com entrada franca e Marietti vem acompanhada do violonista e compositor Cláudio Costa e do percussionista Gabriel Silva.