Guia21 Recomenda o filme ‘Colette’, a Mostra Gema e a OPEN_Feira de Design

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

Da Redação

O Guia21 desta semana recomenda os filmes ‘Colette’, ‘Chá com as Damas’ e ‘A Vida em Si’, que estreiam nos cinemas da Capital. Outros eventos envolvendo cinema que são destaques são a Mostra de Cinemas Africanos, que acontece até este final de semana na Cinemateca Capitólio e o Cine Iberê, que no domingo (16) exibe o filme ‘A Morte de Luis XIV’.  Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse de cada umas das estreias e mais informações sobre os eventos.

O final de semana na Capital também será marcado por feiras culturais. São elas: o Mercado Vintage especial Moda Praia, a Me Gusta e a OPEN_Design. Ainda, outra atração ao ar livre é a edição inédita do Viva Porto Alegre a Pé, que terá um roteiro formado por palacetes e casas que fizeram e fazem a história do Bairro Independência.

Na cena teatral, o Recomenda sugere o espetáculo  ‘O Beijo no Asfalto’ , baseado em um dos textos mais importantes de Nelson Rodrigues e que mostra a perseguição violenta sofrida por um homem comum após cometer um ato genuíno de bondade.

Outra sugestão da semana é o Mostra Gema, um festival que contempla a diversidade da música dos povos que formam a herança cultural do Sul do Brasil. 

Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros evento. 

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Foto: Divulgação

Mostra de Cinemas Africanos
Até 16 de dezembro
Na Cinemateca Capitólio

Na mostra Serão exibidos 22 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção e documentário, produzidos a partir de 2011 em países como Sudão, África do Sul, Quênia, Nigéria, Senegal e Burkina Faso, além de obras dirigidas por cineastas de origem africana em diáspora, especialmente na França. A programação contará também com quatro debates em sessões comentadas por especialistas em cinema, África e temas afins à mostra. A curadoria, assinada pela jornalista, produtora e pesquisadora Ana Camila Esteves (Brasil) e pela curadora e pesquisadora Beatriz Leal Riesco (Espanha/Estados Unidos), foi pensada como forma de proporcionar ao público brasileiro o acesso a filmes produzidos na África nos últimos cinco anos, bem como promover o contato com as estéticas e narrativas presentes numa cinematografia quase completamente desconhecida no país. Clique para conferir a programação. 

Foto: Divulgação

Cine Iberê
Domingo (16), às 16h
Na Fundação Iberê

A Fundação Iberê Camargo irá apresentar o filme ‘A Morte de Luis XIV’, do diretor e artista catalão Albert Serra. A sessão única com entrada franca será comentada pelo professor doutor em História, Teoria e Crítica de Arte, Alexandre Santos. Com curadoria de Marta Biavaschi, o Cine Iberê integra as atividades paralelas às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento. Realizado em 2016, ‘A Morte de Luis XIV’ reconstrói os dias da lenta agonia do maior Rei da França, interpretado magistralmente por Jean-Pierre Léaud.

Foto: Divulgação

Mercado Vintage
Sábado (15), das 13h às 20h
Na Casa de Cultura Mário Quintana

A edição do Mercado Vintage será especial de Moda Praia. A famosa Feira reúne uma seleção dos principais brechós gaúchos especializados em vintage, vinis e sebos para o público aproveitar. O Mercado Vintage são dezenas de expositores com curadoria de roupas, acessórios, decoração, vinis, livros e mais. Ainda, haverá gastronomia e música no local. Clique para conferir a programação do evento. 

Foto: Divulgação

OPEN_Feira de Design
Sábado (15), das 11h às 20h
Na Unisinos/Porto Alegre

A quarta edição da Open_Feira de Design Especial Unisinos será em versão natalina e ocorre no Espaço Unisinos, Campus Porto Alegre. A já tradicional feira da cidade receberá em torno de 100 expositores de marcas do design independente nacional, além de promover atividades lúdicas para pais e filhos, uma árvore de mais de dois metros desenvolvida a partir de resíduos de madeira pelo designer Samuel Biron e atrações musicais com a banda Yellow Boulevard e Coral da Unisinos. Clique para ver a programação. 

Foto: Divulgação

Me Gusta
Domingo (16), das 13h às 21h
Na Praça Ephraim Pinheiro Cabral

A Feira Me Gusta realizará uma edição especial de aniversário. O evento é famoso na cidade por ocupar praças e espaços públicos com arte, música, marcas independentes de roupas e acessórios, brechós, LP, livros e gastronomia. A praça Praça Ephraim Pinheiro Cabral fica na Rua 14 de Julho – Boa Vista, Porto Alegre. Clique para conferir a programação. 

Viva Porto Alegre a Pé
Sábado (15), às 10h
Na Independência

A última edição de 2018 do projeto Viva Porto Alegre a Pé irá revelar palacetes e casas que fizeram e fazem a história do Bairro Independência. O passeio será no sábado, 15, a partir das 10h, e o encontro será na avenida Independência nº 383, esquina Rua Barros Cassal, em frente ao Mini Shopping Independência. Este roteiro é inédito e contará com a orientação de arquitetos especialistas em patrimônio e restauro.

Foto: Divulgação

‘O Beijo no Asfalto’
Sábado (15) e domingo (16), às 20h
Na Casa de Cultura Mário Quintana

O espetáculo é a nova montagem do Laboratório de Pesquisa e Montagem Nelson Rodrigues da Cômica Cultural. Considerado um dos textos mais importantes do dramaturgo, o enredo mostra a perseguição violenta sofrida por um homem comum após cometer um ato genuíno de bondade. O texto de Nelson Rodrigues foi escrito em 1960 especialmente para Fernanda Montenegro, que estrelou a primeira montagem em 1961. Os Ingressos custam 30 reais e podem ser adquiridos antecipadamente no site Entreatos (www.entreatosdivulga.com.br) ou no local, uma hora antes das apresentações.

Foto: Divulgação

‘Pedra Verde – Muiraquitã’
Sábado (15) e domingo (16), às 20h
No Teatro Renascença

Natureza e Civilização. Urbano e selvagem. Quais os paradoxos dessas polaridades na cultura contemporânea? O novo espetáculo da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, criado pelo coreógrafo Gustavo Silva, transita nesses territórios. O coreografo Gustavo Silva, que já recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos de Dança pelas obras Retrógrado 6D e Iluminus, faz um percurso dramatúrgico que vai da mata às festas eletrônicas (raves). Em cena, referências a rituais indígenas, metrópoles, êxtase, transe, contemplação, guitarras, tambores e ervas. Os ingressos estarão a venda na bilheteria do Teatro Renascença uma hora antes do espetáculo, custando R$ 40,00, com direito a meia entrada.

Foto: Divulgação

Mostra Gema
Sábado (15) e domingo (16),
a partir das 17h
No Vila Flores

O festival contempla a diversidade da música dos povos que formam a herança cultural do Sul do Brasil. A Mostra Gema vai apresentar onze espetáculos musicais em que tradição e inovação se misturam, apresentando a riqueza da música regional e popular. A entrada é franca. Clique para conferir os artistas que participam do festival e a programação. 

Foto: Divulgação

‘Laboratório: experimentos e reflexões’
Até 13 de janeiro, das 9h às 21h
Na Casa de Cultura Mário Quintana

As alunas da disciplina de Laboratório de Fotografia II, da Fabico/UFRGS, ministrada pela professora e doutora Andréa Brächer no segundo semestre de 2017, apresentam seus trabalhos desde o último sábado (8) na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As obras apresentadas foram desenvolvidos com diversas técnicas de processos alternativos e históricos da fotografia, tais como antotipia, marrom van dyke, cianotipia e impressão em clorofila. Os trabalhos foram desenvolvidos como projeto final da disciplina, após pesquisas e experimentos feitos durante as aulas.

Foto: Divulgação

‘Sinfonia da Alvorada’
Até 30 de dezembro
No MARGS

A exposição ‘Sinfonia da Alvorada’ é resultado final de pesquisa realizada por alunos do Instituto de Artes da UFRGS na disciplina de Laboratório de Curadoria. Pautada pela crítica ao projeto de modernidade, que no Brasil tem como epítome a construção da capital Brasília, a mostra dialoga ainda com as variações dos conceitos de fé, crença e confiança que permeiam a consolidação de ideologias. São quinze obras, do acervo da instituição além de artista convidado, sendo algumas exibidas pela primeira vez ao público desde a sua aquisição pelo museu. São quinze obras, do acervo da instituição além de artista convidado, sendo algumas exibidas pela primeira vez ao público desde a sua aquisição pelo museu.

Foto: Divulgação

‘A Frente e o Verso do Olho’
Sábado (15), das 10h às 20h,
e domingo (16), das 10h às 18h
Na Ecarta

Na exposição, os artistas Carlos Donaduzzi, Elias Maroso e Emanuel Monteiro propõem diferir da ideia de buscar nas imagens um avesso capaz de restituir um verdadeiro sentido ao que se vê. A mostra foi selecionada em edital e tem curadoria de Paula Luersen. A abertura acontece às 19h com audiodescrição, recurso dimensionado de forma poética para ser compreendido como parte da proposta. A exposição parte dos escritos do romancista austríaco Robert Musil, autor que situa a imagem como um fremir de pálpebras, isto é, vibrações que tomam o pensamento por trás dos olhos fechados. Tal qual a reflexão sobre a linguagem inaudível que figura nos livros de Musil, o projeto expositivo trata das fronteiras entre o pensamento e sua fixação. A Fundação Ecarta fica na Av. João Pessoa, 943.