Guia21 Recomenda o filme ‘Berenice Procura’, a peça ‘A Mulher de Bath’ e o concerto Mundo Geek da OSPA
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes ‘Berenice Procura’, ‘Meu Anjo’ e ‘Anna Karenina: A História de Vronsky’, que estreiam nos cinemas da Capital. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse de cada um deles.
Para quem quer aproveitar as feiras culturais da cidade, o Guia21 recomenda também a Okoberfest da Orla, que acontece no sábado (27) e reúne gastronomia, cervejas artesanais e música ao vivo.
Outra dica é o espetáculo ‘A Mulher de Bath’, com a atriz Maitê Proença, além de quatro montagens em comemoração aos seis anos do Coletivo Errática, no Theatro São Pedro.
O Recomenda desta semana também traz um destaque literário. No sábado (27), ocorre o lançamento do livro ’71 Leões’, de Lau Patrón, que narra os 71 dias que viveu no hospital ao lado do filho, sendo 50 deles na UTI.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Berenice Procura (Estreia)
Drama, de Allan Fiterman
A taxista Berenice (Claudia Abreu) está acostumada a passar horas e horas pelo trânsito caótico da cidade do Rio de Janeiro e de seu bairro natal, Copacabana. Consumida pela profissão, o pouco tempo que tem de sobra, ela se divide entre a criação do filho Thiago (Caio Manhente), um adolescente descobrindo sua sexualidade, e sua conturbada relação com o marido Domingos (Eduardo Moscovis), um repórter policial. Até que o assassinato de Isabelle (Valentina Sampaio ), uma travesti, na praia de Copacabana, desperta um lado seu investigativo, mudando sua vida.
Meu Anjo (Estreia)
Drama, de Vanessa Filho
Marlène (Marion Cotillard) tem uma filha de oito anos a quem não dispensa muita atenção, mais interessada em bebedeiras, festas e homens. Certa noite ela vai a uma celebração numa boate acompanhada da menina, mas a manda sozinha para casa, permanecendo com um novo pretendente. Os dias passam e Marlène não vai ao reencontro da menina, deixando-a entregue à sua própria sorte e sem qualquer notícia da mãe.
Anna Karenina: A História de Vronsky (Estreia)
Drama, de Karen Shakhnazarov
Durante a guerra russo-japonesa, em 1904, Sergey Karenin (Kirill Grebenshchikov), chefe de hospital, descobre que um dos oficiais feridos sob sua supervisão é o conde Vronsky (Max Matveev), a pessoa que arruinou sua mãe, Anna Karenina (Elizaveta Boyarskaya). Agora, ele procura maiores informações sobre o amante da mãe e que razão a levou a desistir da vida.
Estás me matando Susana (★★★)
Drama, de Roberto Sneider
Eligio (Gael García Bernal) acorda em uma manhã e descobre que sua esposa Susana (Verónica Echegui) o deixou sem dizer uma palavra sobre seus motivos ou paradeiro. Ele decide embarcar em uma viagem da Cidade do México até uma universidade de Iowa, nos Estados Unidos, para lutar pela mulher que ama. Ao chegar, ela parece ter seguido em frente com sua vida, mas Eligio resolve usar seu charme para conquistá-la enquanto enfrenta as dificuldades de um lugar estrangeiro.
O Poder de Diane (★★★)
Comédia, de Fabien Gorgeart
Diane (Clotilde Hesme) é uma jovem mulher perdida na vida. Entre uma festa e outra, ela decide servir como a barriga de aluguel para Thomas (Thomas Suire) e Jacques (Gregory Montel), um casal de amigos muito próximo. Durante a gestação, ela se muda para a casa dos avós no campo e conhece Fabrice (Fabrizio Rongione), um eletricista local. Enquanto ela se prepara para dar a luz, os dois iniciam um romance improvável.
Oktober da Orla
Sábado (27), das 11h às 18h
Na Orla do Guaíba
A Oktober da Orla acontece desde o inicio de outrubro. O evento reúne entretenimento, gastronomia e chopp artesanal na Nova Orgla do Gaíba, próximo à Rótula das Cuias. O evento é gratuíto. Confira a programação completa no link.
Concerto Mundo Geek
Sexta-feira (26), às 20h30
No Salão de Atos da UFRGS
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para mergulhar no rico universo musical de filmes, séries de televisão, jogos eletrônicos e animes, no dia 26 de outubro, sexta-feira, às 20h30. O maestro Arthur Barbosa conduz o concerto “Mundo Geek” no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No programa, músicas que embalaram produções como “Harry Potter”, “Game of Thrones”, “O Senhor dos Anéis”, ‘Os Cavaleiros do Zodíaco” e “Jaspion”. Clique para saber mais sobre os ingressos.
‘A Mulher de Bath’
Sábado (27), às 21h,
e domingo (28), às 20h
No Teatro do Bourbon Country
Maitê Proença traz a Porto Alegre o espetáculo A Mulher de Bath. As apresentações são comemorações aos 80 anos do diretor Amir Haddad, além dos 40 anos de carreira e 60 anos de vida de Maitê. A Mulher de Bath é uma mulher libertária, à frente de seu tempo, e não teme dizer o que pensa. Ela é uma das figuras basilares da literatura ocidental, precursora de Shakespeare e do indivíduo moderno. Os ingressos estão disponíveis no link www.teatrodobourboncountry.com.br.
6 anos do Coletivo Errática
Sexta (26), sábado (27) e domingo (28)
No Theatro São Pedro
Desejando comemorar junto ao público portalegrense seus 6 anos de pesquisa e criação, o Errática volta a Porto Alegre com 4 espetáculos, sendo 1 inédito, após o circuito nacional Palco Giratório 2018, com a mostra Fluxos: 6 anos de ação do Coletivo Errática no Theatro São Pedro. Com essa mostra, o Errática propõe um pensamento sobre temas importantes do mundo contemporâneo e que se tornaram emergências para o momento vivido pelo Brasil, a diferença como única saída possível para construir modos de viver coletivamente no mundo, a responsabilidade do artista no seu tempo e a necessidade de manter-se vivo, presente e resistindo, sempre. Clique para conferir a programação.
‘Vasco Prado – Transfigurações’
Sábado (27), às 16h30
Na Galeria Zoravia Bettiol
Para a última semana de visitação da mostra ‘Vasco Prado – Transfigurações’, a Galeria Zoravia Bettiol (R. Paradiso Biacchi, 109, Bairro Ipanema) realiza uma visita guiada. O encontro acontece de forma gratuita, e será apresentado pela artista plástica Zoravia Bettiol.A visita guiada é a oportunidade de conhecer melhor as 80 obras expostas, sendo 72 disponibilizadas à venda, todas parte da coleção de Nora Prado, filha do artista e curadora da mostra. Entre os trabalhos apresentados, destaca-se um conjunto de 64 gravuras com diferentes técnicas, abordando temas da cidade e campestres e também seus imponentes cavalos estilizados.
‘Territórios Adulterados’
Sábado (17) e domingo (28),
das 12h às 18h30
Na Museu de Arte Contemporânea
Com curadoria de Ana Zavadil, “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avil apresenta um recorte com 21 trabalhos da artista, onde são usadas a apropriação e a colagem.
‘Mukabata’
Sábado (17) e domingo (28),
das 12h às 18h30
Na Museu de Arte Contemporânea
‘Mukabata’, do fotógrafo catarinense Eneleo Alcides, que tem curadoria de Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto, traz um conjunto de fotografias e vídeos capturados nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia Ocidental.
’71 Leões’
Sábado (27), das 16h às 19h
Na Casa Guandu
No sábado, o público de Porto Alegre poderá participar do lançamento do livro ’71 Leões’, de Lau Patrón, que contará com bate-papo e sessão de autógrafos na Casa Guandu (Rua Mata Bacelar, 52, Auxiliadora). Em 71 Leões, lançado pela Editora Belas Letras, que chega às principais livrarias do país em novembro, a autora narra os 71 dias que viveu no hospital ao lado do filho; 50 deles na UTI. Em formato de diário, o livro intercala cartas da mãe para o filho, relatos autobiográficos da vida de Lau, com a sequência dos acontecimentos, dia após dia, que iniciaram no dia 14 de outubro de 2013, quando João foi internado, até o dia 23 de dezembro daquele ano, quando recebeu alta. Nas livrarias a partir de novembro, a publicação encontra-se em pré-venda pelo site https://belasletras.com.br/produto/71-leoes/ até 23 de outubro. O kit pré-venda conta com livro + marcador de página + 1 foto Polaroid asssinada + carimbo do João na primeira página do livro e poderá ser retirado no evento do dia 27. Parte da verba arrecadada nesta fase será destinada ao tratamento do menino, portador da Síndrome Hemolítica Urêmica atípica, chamada de SHUa.