Guia21 Recomenda o filme ‘Minha Filha’, o Festival de Primavera do Vila Flores e o Samba na Rua
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes ‘Minha Filha’, ‘Sem Data, Sem Assinatura’ e ‘Nico, 1988’, estreias nos cinemas da Capital, e ‘Uma Noite de 12 Anos’ e ‘Os Invisíveis’, que continuam em cartaz. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse dos filmes recomendados.
Durante o fim de semana, diversas feiras culturais acontecem em Porto Alegre. Dentre elas, recomendamos o Mercado Vintage, o Festival da Primavera no Vila Flores, a OPEN_Feira de Design e o Festival Gastro Beer.
Além das feiras culturais, outro evento acontece no domingo: o Samba na Rua, que irá reunir música e gastronomia na Travessa dos Venezianos.
Na área do teatro, destacamos o projeto Inclusão em Cena, que durante o mês de outubro busca levar espetáculos gratuitos para teatros, escolas, praças e centros culturais.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Minha Filha (Estreia)
Drama, de Laura Bispuri
A guarda de uma menina está sob disputa de duas mães, a de criação e a biológica, que almeja tê-la de volta. No centro do conflito, Vittoria (Sara Casu) se vê obrigada a lidar com questões existenciais muito acima do seu nível de maturidade prestes a fazer uma escolha que a afetará a sua vida para sempre.
Sem Data, Sem Assinatura (Estreia)
Drama, de Vahid Jalilvand
O médico Nariman provoca um acidente com uma moto e um menino de oito anos acaba ferido. Ele se oferece para levar o garoto ao hospital, mas o pai não aceita. A situação se complica no outro dia, quando Nariman fica sabendo que o menino morreu por um motivo que não tem relação com o acidente. O filme foi indicado pelo Irã para disputar o Oscar de filme estrangeiro.
Nico, 1988
Biografia, de Susanna Nicchiarelli
Christa Päffgen, mais conhecida pelo seu nome artístico Nico, fez muito sucesso no final da década de 60 ao lado da banda Velvet Underground. Vinte anos depois, a cantora tenta desenvolver a sua carreira solo ao mesmo tempo em que precisa lidar com os fantasmas do passado: o vício em drogas, a relação problemática com o filho e a depressão que a acompanhou durante toda a vida.
Uma Noite de 12 Anos (★★★)
Biografia, de Alvaro Brechner
1973, Uruguai. José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura militar local. Eles são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos.
Os Invisíveis (★★)
Drama, de Max Mauff
Berlim, 1943. Com o regime nazista declarando oficialmente sua perseguição ao povo judeu, muitos deles tiveram que se tornar praticamente invisíveis. Quatro tiveram sucesso nesta tarefa: Hanni Lévy (Alice Dwyer), de 17 anos e cabelos claros, Cioma Schönhaus (Max Mauff), um falsificador de passaporte, Eugen Friede (Aaron Altaras), engajado em um grupo de resistência e Ruth Arndt (Ruby O. Fee), que sonha em viver na América.
Inclusão em Cena
Sábado (6), às
Na Praça Júlio Mesquita (Aeromóvel)
Por acreditar na cultura como forma de educação, o projeto Inclusão em Cena terá uma programação diversificada em diferentes pontos de Porto Alegre ao longo deste mês. De 1º a 14 de outubro, a agenda inclui espetáculos em teatros, escolas, praças e centros culturais, com ênfase no Dia das Crianças. No sábado, o projeto apresenta o espetáculo ‘Spetaculoso’. As atividades são gratuitas. Clique para saber mais.
Espetáculo Brasil Beijo
Sábado (6) e domingo (7), às 20h
No Teatro Renascença
A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia o novo espetáculo Brazil Beijo, da coreógrafa israelense Orly Portal. O espetáculo integra o projeto Brasil/Israel, que se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança. A obra trabalha a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas, escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os ingresso podem ser adquiridos por R$ 40 – ou R$ 20 para a meia entrada – uma hora antes do espetáculo.
Mercado Vintage
Sábado (6), das 13h às 20h
Na Casa de Cultura Mário Quintana
A nova edição do Mercado Vintage será especial Moda Utilitária, a moda também conhecida como Utilitarismo ou Utility, em período de adversidade. Com auge nos 40’s, esse estilo de vestir veio do racionamento em tempos de guerra. Peças práticas, com cortes funcionais e uniformizados, que trouxeram formatos e qualidade duradoura e uma bela simplicidade no vestir. Além de roupas, a feira ainda conta com expositores de decoração, acessórios, vinis, livros, entre outros. Clique para conferir a programação.
Festival da Primavera
Sábado (6), das 11h às 22h
No Vila Flores
O 1º Festival de Primavera no Vila Flores irá reúnir uma extensa programação, com expositores gastronomicos, oficinas de diversas atividades, como yoga, desenho e escrita criativa, entre outras. A entrada é franca com contribuição consciente, e a organização do evento estará recebendo doações de alimentos que serão encaminhados para o projeto Cozinhar E Servir. Clique para conferir a programação completa do evento.
OPEN_Feira de Design
Sábado (6), a partir das 11h
No Espaço Unisinos
A já tradicional feira de design independente da cidade receberá mais de 140 expositores de marcas do design independente nacional e é marcada por um momento de crescimento do projeto, com o lançamento da Open Store, uma loja especial da feira e o Open Tools, um programa de negócios para designers independentes. O evento também oferece diversas atividades de conteúdo em parceria com a Unisinos e atrações inéditas como espaço de desenho para as crianças. A Open_Feira de Design Especial Unisinos no Espaço Unisinos, Campus Porto Alegre. Confira a programação completa.
Festival Gastro Beer
Sábado (6) e domingo (7),
das 10h às 20h
Na Orla do Guaíba
Neste final de semana a Orla do Guaíba recebe food e beer trucks no Festival Gastro Beer. Serão trucks com muita gastronomia e cerveja artesanal. O evento realizado pela Associação Gaúcha de Gastronomia Itinerante ainda contará com muita música no local. Os trucks estarão no ponto 1 da Nova orla, na Rótula das Cuias. Confira o evento no Facebook.
Na Batucada da Vida
Sexta (5), às 21h
No Gravador Pub
O Clube da MPB apresenta o show “Na Batucada da Vida” que traz um dos gêneros musicais mais significativos do país – o samba-canção. Em sua 2ª edição do projeto ‘Memória da Música Popular Brasileira’, o Clube homenageia este que foi o gênero responsável por uma das eras de mais sucesso da música brasileira e que alçou ao estrelato vozes como Orlando Silva, Francisco Alves, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Nora Ney, Elizeth Cardoso, Dolores Duran, Maysa, Dick Farney, Miltinho, Nelson Gonçalves, entre tantos outros. Clique para saber mais.
Samba na rua
Domingo (7), às 17h
Na Travessa Venezianos
A 11ª edição do Samba na Rua irá reunir o grupo Encruzilhada do Samba, que receberá convidados para uma roda de samba. Além de música, no local haverá também cervejarias artesanais e opções gastronômicas tradicionais e veganas. O evento é gratuito. Clique para conferir a programação completa.
Desenhos de Sal em Variações Photogenicas
Sábado (6) e domingo (7),
das 18h às 21h
Na Casa de Cultura Mário Quintana
A Casa de Cultura Mário Quintana está recebendo a exposição “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”, com obras do Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos — Lumen (Instituto de Artes/FABICO/UFRGS). A visitação segue até o dia 28 de outubro e a entrada é gratuita. A mostra é organizada pela professora Andréa Brächer do Instituto de Artes da UFRGS e pelo Grupo Lumen, com apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com a técnica Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico.
Bonecas feias – diferentes como as pessoas de verdade
Sábado (6), às 15h
Na livraria Bamboletras
Numa realidade inundada de “Barbies”, Princesas e Super Herois estereotipados, haverá espaço para as crianças serem quem elas realmente são? Sem moldes, as Bonecas Feias nascem propositalmente individuais, exclusivas e desprovidas de exigências estéticas padronizadas ou padrões de beleza. São desenhos que deixam de acontecer no papel para ganhar a terceira dimensão, em tecido como antigamente, pelas mãos da artista. A exposição segue em visitação até dia 06 de novembro.
Renascer
Sábado (6), às 18h
Na galeria Prego
Em sua primeira individual, Filipi Filippo expande sua pintura a objetos que transformam as paredes em um grande mural. As bordas precisas, as vezes reforçadas pelo uso de tinta verde fluorescente, são possíveis facilitadas pelo uso da tecnologia digital para o corte do compensado naval. A ambiência criada por estas formas abstratas remete à criação de uma paisagem tenebrosa, esmaecendo os limites entre o orgânico e o digital. A exposição segue em cartaz até o dia 04 de novembro, a partir das 14h.
Sarau Voador
Sábado (6), das 16h30 às 18h30
No Cisne branco
Com o tema “Sobre as Águas de um Porto”, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina embarcam com a cantora Andrea Cavalheiro, a cantora e bailarina Emily Borguetti, a jornalista Rosina Duarte, o músico e poeta Augusto Britto e o artista visual Alexandre Carvalho, que fará ilustração ao vivo desta grande viagem.