Fundação Iberê traz oficinas, seminário e cinema no fim de semana (29 e 30 de setembro)
No próximo fim de semana, dias 29 e 30 de setembro (sábado e domingo), a Fundação Iberê Camargo traz uma programação com oficinas, visitas mediadas, Cine Iberê e mais um encontro do Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro.
No sábado, 29 de setembro, acontecem duas atividades educativas. Às 15h, será realizada a oficina de desenho de Modelo Vivo, que propõe exercícios de observação e desenho de figura humana, tal qual Iberê realizava em seu ateliê. Com foco nos adolescentes com idade mínima de 13 anos e adultos, os interessados podem se inscrever para uma ou mais datas, e devem levar material de uso pessoal, como lápis, folhas e apontador. Às 17h, acontece a Oficina Habitantes do Fantasmagoria, para crianças de 6 a 8 anos. Tendo como ponto de partida a exploração do conjunto de obras Fantasmagoria, presente na exposição Iberê Camargo: formas em movimento, os participantes desta oficina serão convidados a construir mapas e inventarão possíveis habitantes para as obras exploradas. Serão estimulados a contar suas próprias histórias para esses personagens e contextos, de modo que possam também compreender o processo de criação e os sentidos produzidos pelo próprio artista. A atividade requer inscrição prévia e a presença de um adulto acompanhando cada criança inscrita.
Às 16h, será realizada mais uma edição do Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro, em que historiadores, engenheiros, filósofos e outros especialistas analisam as relações entre arte, política, ciência e história. O convidado desta edição é o psicanalista, filósofo e pesquisador de História Social da Cultura pela PUC-RJ, Gabriel Tupinambá, que trabalha atualmente nas diferentes interseções entre psicanálise, filosofia e política: fundamentos sociais da clínica psicanalítica, articulação entre subjetividade e organização coletiva, filosofia da história e especificidades da condição periférica do capitalismo contemporâneo.
Tupinambá debaterá o tema Política experimental: organização coletiva e o naufrágio do espectador. A fala tem como ponto de partida a citação de Hans Blumenberg, que resumiu na expressão “naufrágio com espectador” a experiência ocidental da contemplação do sublime. Na palestra, Tupinambá busca reconstruir esse diagnóstico de época, que liga nossas formas de agir, pensar e sofrer ao problema da disjunção de escalas entre processos sociais e o espaço de experiência individual. Em seguida, Tupinambá vai apresentar os resultados parciais da pesquisa realizada pelo Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia, que trabalha a hipótese de que as organizações coletivas adquiriram um novo papel de “órgãos sensíveis” da realidade social.
No domingo, 30 de setembro, às 15h, as crianças entre 9 e 12 anos poderão participar da Oficina Uma natureza nada morta, que vai explorar o conceito de Natureza Morta na arte, utilizando-se das obras de Iberê Camargo com essa temática. Os participantes vão produzir desenhos de observação a partir de cenários montados coletivamente. A atividade requer inscrição prévia e a presença de um adulto acompanhando cada criança inscrita.
Ás 16h, o Cine Iberê apresenta o documentário Chelpa Ferro, do diretor Carlos Nader, sobre o grupo criado em 1995 pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini e pelo editor de cinema Sergio Mekler. A sessão única e gratuita contará com debate com o professor e artista visual Chico Machado. A exibição integra as atividades paralelas às exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi.
O Chelpa Ferro explora a plasticidade do som em esculturas, objetos, instalações e performances que desafiam os sentidos do espectador. Uma de suas instalações – ON-OFF Poltergeist, de 2007 – pode ser vista na exposição Caixa Preta, em cartaz na Fundação Iberê Camargo. No filme, a montagem de obras realizadas em 2008, as reflexões dos artistas e excertos de trabalhos anteriores – como Acqua Falsa (2005), apresentada na Bienal de Veneza, e a instalação Estabilidade provisória (2005), na Fundação Eva Klabin – deixam entrever as inquietações e o sentido de humor por trás de sua produção particular. Para assistir ao trailer acesse: https://vimeo.com/10449906
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca. Patrocinador do projeto Iberê nas Praças: Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento.
Serviço
Sábado, 29 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade para adolescentes e adultos: Desenho de Modelo Vivo – Local: 4º andar. 12 vagas. Duração: 40min. Os participantes poderão se inscrever para uma ou mais datas, e devem levar material de uso pessoal (recomenda-se: 5 folhas A1, lápis 6B, apontador/estilete). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/98WroYPyyh5OMs552
Às 16h – Seminário Caixa Preta – Política experimental: organização coletiva e o naufrágio do espectador – palestra do psicanalista e filósofo Gabriel Tupinambá. Inscrições pelo link https://goo.gl/xWd8jA. Local: Auditório
Às 17h – atividade para crianças de 6 a 8 anos: Oficina Habitantes do Fantasmagoria. Local: 4º andar. Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/iPYVYNePAwWJnrhT2. Necessária a presença de um adulto acompanhante por criança.
Domingo, 30 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade para crianças de 9 a 12 anos – Oficina Uma Natureza Nada Morta – Local: 4º andar. Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/QrHhSBNVYMsxHcVv1. Necessária a presença de um adulto acompanhante por criança.
Às 16h – Cine Iberê – Chelpa Ferro (52 min, 2009, Brasil), de Carlos Nader – sessão comentada com Chico Machado | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre. Local: Auditório BTG Pactual
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min).
ENTRADA FRANCA