UFRGS promove primeira edição do Dia da Cultura neste sábado (24)

No próximo sábado (24 de novembro), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Difusão Cultural (DDC), promove o Dia da Cultura, no Campus Central da UFRGS (Av. Paulo da Gama, 110). Apresentações musicais, performances, peças teatrais e coreográficas, intervenções, workshops, palestras e sessões de cinema estão na programação, que tem duração de doze horas (das 12h às 24h) e é inteiramente gratuita e aberta ao público.

Inspirado na consagrada iniciativa parisiense de dedicar uma noite do ano a atividades artísticas ininterruptas, o Dia da Cultura visa constituir um momento especial, aberto à festa, à reflexão e, sobretudo, à comunidade. Entre as atividades confirmadas para esta primeira edição, está a palestra com Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor de Ética e Filosofia Política na USP e o lançamento do seu livro Pátria Educadora em Colapso. Também ocorre a abertura da Galeria Maria Lucia Cattani, um espaço destinado à exposição de obras artísticas produzidas por mulheres.

O Dia da Cultura também conta com apresentações teatrais e relatos reais que discutem a violência contra a mulher: é o caso dos grupos Todas Nós e Cidade Proibida. Esse último é um espetáculo da Companhia Rústica de Teatro e propõe a ocupação, através de performances artísticas, de lugares públicos pouco frequentados durante a noite em consequência da violência urbana. Outras atrações como intervenções com fragmentos literários, poéticos e cancionais, leitura em voz alta de contos de Conceição Evaristo, livreiros, feira de design e arte gráfica, brechós e foodtrucks para o público também compõem a programação extensa do evento.

Como mote para a estreia dessa ação cultural inédita foram escolhidas as palavras “Corpo, Cidade, Violência, Esperança”, que expressam os desafios enfrentados pela sociedade contemporanea. De acordo com o Departamento de Difusão Cultural, o evento visa reiterar “a importância da cultura e da universidade pública e gratuita como um espaço de afirmação de um pensamento livre, ético e existencial” no contexto atual. O evento é uma iniciativa do DDC e tem sua programação construída em conjunto com diversos parceiros e colaboradores.

Pelo seu caráter múltiplo, a programação está sendo continuamente atualizada. Para mais informações, visite: http://bit.ly/diadaculturaufrgs18

Serviço
O quê? Dia da Cultura na UFRGS
Música | Teatro | Performance | Cinema | Dança | Debates | Literatura | Design | Oficinas | Food-trucks | Feiras Criativas
Programação em constante atualização.
Visite o site do DDC para mais informações: http://bit.ly/diadaculturaufrgs18
Data: 24 de novembro (sábado), das 12h às 24h
Local: Campus Central da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Entrada gratuita.