Confira a Agenda do Instituto de Artes para 10 a 16 de novembro

TEATRO

Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana

10 de novembro, sábado

Espetáculo: “Os Altruístas”, Estágio de Atuação de Roberta Pochmann
Horário da apresentação: 20h
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos

No sábado, 10 de novembro, às 20h, acontece apresentação do décimo primeiro espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Os Altruístas” é o trabalho de Roberta Pochmann para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: Nessa comédia ácida entende-se o sentido do ditado popular: “De boas intenções o inferno está cheio”. Adaptação de texto dramatúrgico de Nicky Silver, “Os Altruístas” apresenta um universo de pessoas vazias, solitárias, mas acima de tudo hipócritas. Sidney, uma fútil atriz de novela, acaba de cometer um assassinato e precisa da ajuda de um grupo de ativistas para “resolver” a situação, mas para isso vai usar os pretextos e justificativas mais absurdos. A peça “Os Altruístas” faz uma crítica à sociedade afetada e egocêntrica, em crise e em busca de objetivos.

18 de novembro, domingo

Espetáculo: “Ser-humárvore”, Estágio de Montagem de João Caron
Horário das apresentações: 17h
Local: Chafariz da Redenção (Av. João Pessoa, 791 — Parque Farroupilha, Cidade Baixa, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre

Nos domingos de novembro, dias 18 e 25, às 17h, acontecem as apresentações do oitavo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Ser-humárvore” é o trabalho de João Caron para a disciplina Estágio de Direção do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: “— Arrancaram minhas penas, pernas e pilares. Queimaram minha cama, minhas parentes, minha cidade. A mata foi extinta.” O espetáculo “Ser-humárvore” denuncia o ataque ao patrimônio ecológico e a expulsão injusta de pessoas de suas moradias feito pela especulação imobiliária e pela gentrificação urbana por meio da história da criação de um centro comercial no espaço do Parque da Redenção, projeto do Deputado Fanada combatido pelas Seres-humárvores, guardiãs da natureza.

Painel de Licenciatura da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS

Data e horário: 13 de novembro, terça, a partir das 13h30
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Organização: Professor Mesac Silveira
Ingresso: entrada franca

O Painel de Licenciatura é dedicado a uma forma de celebração muito singular e instigante. É singular e instigante porque se destaca do tempo e espaço comuns e cotidianos para evidenciar, num evento único e intenso, o conhecimento e a paixão, a pesquisa e o afeto, a escrita e a vida, a criação cênica e a pedagogia. Todos esses elementos se mesclam e se amalgamam no Painel de Licenciatura, expondo a toda a comunidade os Trabalhos de Conclusão de Curso das licenciandas e licenciandos em teatro do DAD, transformando esse encontro num grande momento de festa e estudo.

Espetáculo teatral “Matei um Cara” realiza temporada com apresentações gratuitas nas quartas-feiras de novembro, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo.

Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de novembro (dias 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção) Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação, no local)
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

Nas quartas-feiras de novembro acontece a temporada do espetáculo teatral “Matei um Cara” na Sala Qorpo Santo. O espetáculo é baseado em texto do dramaturgo argentino Daniel Dalmaroni, marcado por um humor perverso, pontiagudo e cruel, que representa o absurdo na nossa realidade. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com retirada de senhas na Sala Qorpo Santo uma hora antes de cada apresentação.

Sinopse: Após um dia de trabalho, Ernesto confessa a sua esposa, Marta, que matou um cara. A rotina da família é afetada e perturbada pelos recorrentes assassinatos cometidos pelo pai e transformam as relações de poder em um jogo de chantagens, mentiras e omissões. Na tentativa de amenizar e compreender o comportamento de Ernesto, a família recorre a uma psicóloga, trazendo à tona os conflitos familiares e os levando às últimas consequências.

ARTES VISUAIS

Atividade “Aquarelaço no Jardim Botânico” acontece no domingo, 18 de novembro, das 9h30 às 12h, no Jardim Botânico de Porto Alegre. Entrada franca.

Coordenação: professora Laura Castilhos (IA/UFRGS)
Data e horário de realização: 18 de novembro, domingo, das 9h30 às 12h (em caso de chuva, a atividade não ocorrerá)
Local: Jardim Botânico de Porto Alegre (Rua Doutor Salvador França, 1427 — Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca

No domingo, 18 de novembro, a partir das 9h30, acontece o “Aquarelaço no Jardim Botânico”, atividade que convida a comunidade de Porto Alegre a fazer aquarelas no Jardim Botânico com a professora Laura Castilhos e com alunos do Instituto de Artes da UFRGS. Recomenda-se aos interessados que levem prancheta, banco, cadeira de praia ou canga e materiais de pintura. Em caso de chuiva, a atividade será cancelada.

Exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre” permanece aberta para visitação até 29 de novembro na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS. Entrada franca.

Curadoria: Maristela Salvatori
Visitação: até 29 de novembro, de segunda a sexta, das 10 às 18h (no feriado do dia 15/11 a exposição não abre)
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Informações: com a equipe da Pinacoteca, pelo telefone 33084302 ou pelo e-mail iapin@ufrgs.br
Imagens: cedidas pelos artistas
Ingresso: entrada franca

Permanece aberta para visitação no Instituto de Artes da UFRGS até o dia 29 de novembro a exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”, que reúne obras de Andréia Oliveira, Bernadette Panek, Carmen Hidalgo de Cisneros, Eva Filgueras, Francesca Genna, Graciela Machado, Helena Kanaan, Márcia Sousa, Maristela Salvatori, Marta Aguilar, Mónica Oliva, Paula Almozara, Sandra Favero e Colectivo [recolectoras]. A exposição apresenta livros de artista, gravuras, impressões digitais, fotografias e vídeos e tem curadoria de Maristela Salvatori, artista visual e professora do PPGAV-IA/UFRGS.

MÚSICA

Masterclasses gratuitas de Edu Ribeiro, Nelson Faria e Gilson Peranzzetta acontecem de 09 a 11 de novembro na Sala Qorpo Santo e no IA/UFRGS. Inscrições gratuitas. Atividades que integram a programação do POA JAZZ FESTIVAL.

Promoção: POA JAZZ FESTIVAL e Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS

Programação:

09 de novembro, sexta, das 16 às 18h: masterclass de bateria com o baterista e compositor Edu Ribeiro. Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)

10 de novembro, sábado, das 16 às 18h: masterclass de improvisação com o violonista e compositor Nelson Faria. Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)

11 de novembro, domingo, das 10 às 12h: masterclass de arranjo com o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Inscrições: gratuitas, feitas exclusivamente pelo site da Extensão em Música do IA/UFRGS, no endereço a seguir: https://www.ufrgs.br/institutodeartes/index.php/extensao/musica/inscricoes-em-cursos-eventuais/

Prazos para as inscrições: masterclass de Edu Ribeiro, até 08/11; masterclass de Nelson Faria, até 09/11; masterclass de Gilson Peranzzetta, até 11/11

Três grandes nomes da música brasileira realizam masterclasses em Porto Alegre em novembro: o baterista e compositor Edu Ribeiro, o violonista e compositor Nelson Faria e o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Os três participam da edição do POA JAZZ FESTIVAL. As masterclasses têm inscrições gratuitas (ver informações acima). Abaixo, currículo dos três músicos.

Edu Ribeiro nasceu em Florianópolis, no dia 13 de janeiro de 1975. Autodidata, aprendeu a tocar bateria aos 8 anos de idade, e aos 11 anos já se apresentava com a banda de baile de sua família, a Stagium10. Cursou Música Popular na Unicamp, e nesse período fundou o Trio Água, junto com Chico Saraiva e José Nigro. Com Fabio Torres (piano) e Paulo Paulelli (baixo), formou o Trio Corrente em 2002. Desde seu início, o Trio vem criando uma música original, interpretando de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de composições próprias. Apresentou-se nos principais teatros e festivais do mundo, como o Festival de Jazz de Montreux, o Festival de Jazz de Skopje, o Blue Note de Tóquio e o Olympia de Paris.

Um dos mais importantes músicos brasileiros, Nelson Faria tem em sua bagagem musical doze CDs gravados, oito livros editados (dois deles foram publicados nos EUA, no Japão e na Itália), um DVD com o grupo NOSSO TRIO e a vídeo aula “Toques de Mestre”, além da participação como músico, arranjador ou produtor em mais de 200 álbuns de artistas nacionais e internacionais. Junto com a conceituada fábrica de instrumentos musicais CONDOR, Faria desenvolveu o modelo JNF-1, guitarra que vem com sua assinatura e tem sido apontada pela mídia especializada como um dos melhores instrumentos na relação custo benefício do mercado nacional. Atualmente, Nelson Faria atua como professor na Universidades de Örebro na Suécia, além de trabalhar ao lado das mais importantes Bigbands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado.

Gilson Peranzzetta nasceu em uma família de músicos. Aos nove anos de idade, começou a estudar acordeon, decidindo-se, um ano depois, pelo piano. Aos 15 anos de idade, começou a compor. Cursou a Escola Nacional de Música e o Conservatório Brasileiro de Música. Aperfeiçoou seus estudos com as professoras Vilma Graça e Sonia Maria Vieira. Iniciou sua carreira profissional em 1964, acompanhando diversos artistas como Simone, Fátima Guedes, Gal Costa, Elizeth Cardoso, Gonzaguinha, Joanna, Edu Lobo e Ivan Lins, com quem atuou também, durante 10 anos, como arranjador, diretor musical e produtor musical. Atualmente, o maestro Gilson Peranzzetta realiza concertos com diversas formações instrumentais: solo, trio popular (com o baixista Luiz Alves e o baterista João Cortez), duo (com Mauro Senise — o duo possui três CDs lançados em 18 anos de parceria), trio erudito (com o saxofonista e flautista Mauro Senise e o violoncelista David Chew) e concertos como solista convidado de orquestras. Peranzzetta ministra workshops de interpretação, arranjo e composição por todo o Brasil.

Recitais com entrada franca

10 de novembro, sábado

18h: Recital “Música de Câmara Autoral 2018/2”. Coordenação: professora Marília Albornoz. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.

19h30: Recital de Regência Coral de Ana Maria Ribeiro Althoff, com apresentação de peças compostas no século XX. Participação do Coro Feminino Donna Voce e do Coro de Câmara do Departamento de Música do IA/UFRGS. Local: Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202 — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.

12 de novembro, segunda

17h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós Graduação e Extensão do DEMUS-IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.

15 de novembro, quinta

20h30: Concerto “Solos e Duos — Composições de Felipe Kirst Adami”. Coordenação: professor Felipe Kirst Adami. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.

16 de novembro, sexta

19h: recital de Doutorado de Jairo Batista (piano). Coordenação: professor Ney Fialkow. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.

17 de novembro, sábado

17h: Recital do Duo Capparelli Gerling, com Cristina Capparelli (piano) e Fredi Gerling (violino). No programa, obras de Olivier Messiaen, Claude Debussy e Guillaume Lekeu. Coordenação: professor Fredi Gerling. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.