Artista visual Jeaninne Krischke lança coleção de roupas e acessórios inspirada no prédio da Biblioteca Pública do RS
Neste domingo, das 16h30min até as 19h, a Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190) sediará o lançamento da Coleção “Miradas e Releituras da Biblioteca Pública RS – Arte Vestivel by Jeannine Krischke”. O evento começa com a “Visita Guiada, Arte em Movimento”, em que o público percorrerá os ambientes do prédio histórico que inspiraram a artista visual na confecção das peças, com monitoramento da equipe da instituição. Segue às 17h com exposição da coleção e às 18h tem vez o recital “Novos Talentos Líricos”, com obras adaptadas para violão e voz. A entrada é gratuita, sendo que parte da renda da comercialização dos itens será doada ao fundo de restauro da biblioteca.
São vestidos, golas, túnicas, echarpes, boinas, bolsas ecológicas, gravatas, capas e xales, inspirados no icônico espaço cultural de Porto Alegre: a Biblioteca Pública do Estado. “Nele nos teletransportamos no tempo e no espaço… tudo é magico desde seu vestíbulo no estilo Pompeano com pássaros surreais. Ou ao nos elevarmos mirando as bravuras de Judith ou ao entrarmos no magnifico Salão Mourisco e nos encaminharmos à sala Egípcia, com sua rica simbologia. Em segundos somos levados à Espanha, ao sentirmos sobre nossa cabeça as ornamentações semelhantes a Alhambra em Granada”, diz a artista, que em abril de 2017 lançou suas primeiras peças da coleção, inspirada na instituição estadual. Merece destaque o Sacrf Dress, maxi lenço vestível que pode ser usado de inúmeras maneiras, conforme a ocasião: como saia, vestido, túnica, calça saruel, canga e tudo mais que a imaginação permitir!
JEANNINE LIMA KRISCHKE
Artista Visual pela UFRGS e psicóloga com pós-graduação em Educação PUCRS, Jeannine produz Arte Têxtil com foco na preservação da natureza e do patrimônio cultural. São estampas temáticas aplicadas em tecidos preferencialmente ecológicos e/ou veganos, no processo que utiliza pintura com tinta sem adição de solventes. A modelagem reta se adapta a todos os biotipos e faixas etárias, em peças multiuso, feitas em tecidos de lavagem manual e secagem rápida, gerando economia de energia e peso na bagagem.
Seus propósitos são democratizar e conectar a arte ao cotidiano em vestíveis e acessórios autorais multiuso; criar uma obra original, atemporal, versátil, portátil, em edição limitada e/ou exclusiva; contribuir na preservação da memória cultural pelo resgate do patrimônio artístico, étnico e histórico, como fonte de inspiração e de releituras contemporâneas. Lidando simultaneamente com coleções e também séries permanentes, já tematizou em seus trabalhos anteriores: Jardim Botânico Vivo, Porto Alegre Corpo e Alma, Viva A Mata, Tributo ao Museu Emilio Goeldi, Jardins Cromáticos; e ainda inéditas: Luzes da Amazônia, Vinhos e Vinhedos, Pindorama, Itália Amore Mio e França Mon Amour.
RECITAL ‘NOVOS TALENTOS LÍRICOS’
Salão Mourisco e “VOX PRÓPOLIS – Encontros Vocais”
Coordenação e direção musical: Carlos Rodriguez
Programa:
– G. Tarragó – “Jaeneras que yo canto” – com Raquel e Kauan
– J. Rodrigo – “De los álamos vengo, madre” – com Raquel e Kauan
– F. Obradors:
“El Vito” – com Clarisse e Thiago
“Del cabello más sutil” – com Clarisse e Thiago
– A. Dvořák – “Als die alte Mutter” – com Cynthia e Thiago
– E. Grieg – “Ich liebe dich” – com Cynthia e Thiago
– M. De Falla – “El paño moruno” – Clarisse e Thiago
“Jota” – com Clarisse e Thiago
– E. Dell’Acqua – “Villanelle” – com Raquel e Kauan
– G. Puccini – “O mio babbino caro” – com Raquel e Kauan
– L. van Beethoven – “Adelaide” – com Cynthia e Thiago
– R. Schumann – “Ich grolle nicht” – com Cynthia e Thiago,
Raquel Flores (soprano), Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano),
Cynthia Barcelos (soprano), Kauan Diniz (violonista) e Thiago Kreutz (violonista)