Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para a semana de 16 a 22 de agosto

Confira a programação sala por sala: 

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h15 – O AMANTE DUPLO

(L’Amant Double – França, 2018, 110min). Direção de François Ozon, com Marine Vacth, Jérémie Renier, Jacqueline Bisset. California Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: Quando busca um psicanalista, a intenção de Chloé é tratar dores constantes no abdômen. Mas ela acaba se apaixonando por Paul e é correspondida. Com isso, acaba a relação médico-paciente e surge uma realidade ainda mais complicada: o dia a dia como marido e mulher e as questões familiares. O filme integrou a seleção do Festival Varilux de Cinema Francês.

17h15 – 50 SÃO OS NOVOS 30

(Marie-Francine – França, 2018, 95min). Direção de Valérie Lemercier, com Valérie Lemercier, Patrick Timsit, Hélène Vincent. CineArt Filmes, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Aos 50 anos, Marie-Francine perde o emprego ao mesmo tempo em que o marido a troca por uma mulher mais jovem. Sem muita alternativa, ela volta a morar na casa dos pais. Não demora muito para que a protagonista conheça Miguel, um sujeito que vive uma situação muito semelhante a dela. O filme integrou a seleção do Festival Varilux de Cinema Francês.

19h15 – A FESTA

(The Party – Reino Unido, 2018, 75min). Direção de Sally Potter, com Kristin Scott Thomas, Timothy Spall, Patricia Clarkson. Mares Filmes, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Janet convida alguns amigos para comemorar sua indicação ao cargo de ministra da Saúde da Inglaterra, por um pequeno partido de esquerda. Mas, à medida que a festa avança, vão surgindo algumas revelações que podem mudar os rumos das amizades construídas ao longo de muitos anos.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

15h – LÁMEN SHOP

(Ramen Teh – Japão/Singapura, 2018, 90min). De Eric Khoo, com Takumi Saitoh, Seiko Matsuda, Tsuyoshi Ihara. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Depois da morte do pai, o jovem chef japonês Masato decide ir em busca da história da sua família, que tem uma longa tradição gastronômica. Sua viagem passa pela China, Japão e Singapura e envolve uma passagem triste e reveladora sobre a batalha de Singapura nos anos 1940. Mas ele resolve enfrentar os fantasmas do passado e reatar alguns laços que ficaram para trás.

16h45 – BERGMAN – 100 ANOS

(Bergman – ett år, ett liv – Suécia, 2018, 115min). Documentário de Jane Magnusson. Imovision, Livre.

Sinopse: O sueco Ingmar Bergman (1918 – 2007) é lembrado neste ano pelo seu centenário de nascimento e também por ser considerado um dos cineastas mais importantes do século XX. No documentário, a diretora investiga sua genialidade e vai em busca das motivações que levaram Bergman a realizar filmes tão marcantes como “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. Além disso, ele foi um nome importante no teatro e na televisão do seu país e construiu parcerias com grandes atores e profissionais da Sétima Arte.

19h – CUSTÓDIA

(Jusqu´à la Garde – França, 2017, 90min). Direção de Xavier Legrand, com Denis Ménochet, Léa Drucker, Mathilde Auneveux. Supo Mungam, 14 anos. Drama.

Sinopse: Separados, Miriam e Antoine buscam a justiça para decidir sobre a guarda de Julien, o filho pré-adolescente. Miriam acusa o ex-marido de violento, enquanto este se diz vítima de perseguição. Refém do crescente conflito entre seus pais, Julien é levado ao limite para evitar que o pior aconteça. Prêmio de melhor direção no Festival de Veneza, o filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – CACHORROS

(Los Perros – Chile, 2018, 95min). Direção de Marcela Said, com Antonia Zegers, Alfredo Castro, Rafael Spregelburd. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Apesar de ter uma vida confortável, Mariana não se sente feliz no casamento e muito menos na relação com o pai autoritário. Ela gosta mesmo de animais, como cachorros e cavalos, e desenvolve uma relação mais intensa com seu professor de equitação. Mas ele tem problemas com seu passado – relacionados aos anos da ditadura do general Pinochet.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 18 e 19 de agosto)

15h – O PEQUENO PRÍNCIPE (Sessão Pais e Filhos)

(Le Petit Prince – França, 2015, 110min). Animação de Mark Osborne. Livre. Apoio MPLC. R$ 4,00.

Sinopse: Uma menina precisa muito estudar, mas se encanta com as histórias de um velho aviador sobre um pequeno príncipe que vivia em um asteroide.

* Sessões somente no sábado e domingo (dias 18 e 19 de agosto)

17h – UNICÓRNIO

(Brasil, 2018, 120min). Direção de Eduardo Nunes, com Patricia Pillar e Bárbara Luz. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado em duas obras de Hilda Hilst (o conto “Matamoros” e o romance “O Unicórnio”), a trama acompanha o cotidiano de Maria, que aguarda o retorno do pai junto com a mãe. Mas a chegada de um homem estranho vai alterar a rotina de todos.

19h15 – ALGUMA COISA ASSIM

(Brasil, 2018, 80min). Direção de Esmir Filho e Mariana Bastos, com Caroline Abras e André Antunes. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: O longa dá continuidade ao curta de mesmo nome, lançado dez anos atrás, e mostra três períodos diferentes na vida de dois amigos: Caio e Mari. Entre a descoberta da homossexualidade, uma temporada em Berlim e as festas na noite de São Paulo, os dois precisam descobrir o que realmente os faz feliz.