Do dia 8 de janeiro ao dia 17 de fevereiro de 2019, Porto Alegre será iluminada pelo Sol da Meia Noite. Junto com a hashtag “cultura transforma”, esse é o conceito que marcará a edição de 20 anos do Porto Verão Alegre, um dos maiores festivais privados de arte do País. Do raiar do primeiro espetáculo até se por o último aplauso, os gaúchos serão presenteados pelas suas mais de 113 atrações espalhadas em 13 espaços de arte. São eles: Barco Cisne Branco, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Instituto Goethe, Instituto Ling, Teatro de Arena, Teatro da AMRIGS, Teatro do Bourbon Country, Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreira, Theatro São Pedro, Studio Clio e os Teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.
Nesta edição serão 107 espetáculos apresentados (26 a mais que na edição anterior): 98 na capital, com opções de teatro, dança, mágica e ilusionismo e música. Cinco deles escolheram o PVA para fazer sua estreia (Bonecas cobiçadas, Lilás, Um corpo estranho entre nós, Sergio Rojas Instrumental e TOC) e mais 45 serão apresentados pela primeira vez no festival. Outros 9, escolhidos entre os mais assistidos e alguns lançamentos, serão apresentados no Teatro do SESC em Canoas. Somam-se ainda outras 5 peças infantis reunidas em uma Mostra no Teatro do SESC em Porto Alegre.
Novidades e atividades culturais consagradas integrarão a edição comemorativa do Porto Verão Alegre. Entre elas está a homenagem ao ator Leonardo Machado, que nos deixou este ano. O Ciclo de Cinema “Cine ao Leo” contará com a exibição gratuita de filmes aos quais participou, sempre às terças-feiras, no Studio Clio. Outra inovação é a programação cultural que acontecerá no Barco Cisne Branco. Oficinas gratuitas, CesaSig (apresentações teatrais seguidas de debates conduzidos em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica) e espetáculos com audiodescrição e libras (serão dois) continuam na programação.
Os ingressos permanecem a preços populares e são os mesmos do ano passado. Eles poderão ser adquiridos pelo site www.portoveraoalegre.com.br a partir de 19 de dezembro. Informações sobre vendas nos pontos físicos serão divulgadas nas próximas semanas.
Sobre o Porto Verão Alegre:
A geração de empregos direta e indiretamente retrata uma das características de uma iniciativa que chega à 20ª edição em 2019 e que foi responsável por mudar o hábito dos gaúchos no verão. A realização ininterrupta do Porto Verão Alegre é responsável pela disseminação da ideia de que teatro é para todos. Com uma audiência cativa e formada por pessoas entre oito e 80 anos, vindas de diversas cidades do Estado, o Porto Verão Alegre – que passou a incluir outras atividades artísticas, além de gratuitas, ao longo dos anos – já atraiu mais de meio milhão de pessoas, média de 40 mil pagantes por edição, e vem aumentando ano após ano. O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.
Deixe um comentário