O musical as ‘Tias de Vinícius’ será apresentado no dia 27 de setembro, às 20h30min, no Teatro Moacyr Scliar da UFCSPA, dentro do projeto Música na UFCSPA. Em 2016 foi considerado o melhor espetáculo no Prêmio Açorianos de Música. O trabalho, inspirado na obra de Vinicius de Moraes, é interpretado pelo Grupo Vocal Sem Contraindicação e dirigido por Pablo Trindade. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar a senha no local, uma hora antes da apresentação, às 19h30.
Com uma proposta estética que integra música, teatro e poesia, o espetáculo mostra a história fictícia das tias de Vinícius de Moraes que, juntamente com primas e primos que moram em Porto Alegre, esperam a visita do parente ilustre. Numa reunião familiar, todos querem de uma forma ou de outra agradá-lo, cantando suas canções ou declamando suas poesias. O roteiro constrói uma narrativa permeada de humor e emoção, integrando um repertório de músicas e poesias de Vinicius de Moraes.
Sobre o diretor:
Pablo Trindade Roballo formou-se em piano e estudou regência orquestral, regência coral, contrabaixo e composição no Conservatório Fálleri-Balso (Montevideo). Foi bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Conselho Interamericano de Música na Venezuela, onde se especializou em regência orquestral. É licenciado em música pelo Centro Metodista Universitário (IPA), com extensa experiência em direção musical e cênica de grupos do Brasil, Uruguai e Argentina.
Sobre o grupo musical:
O Sem Vocal Contraindicação dedica-se à interpretação de música popular brasileira, empregando recursos vocais, cênicos e instrumentais. Do seu repertório participam obras de importantes compositores, de Noel Rosa a Vinícius de Moraes. Criado em 2002, o grupo é composto por 27 pessoas entre cantores, atores e músicos instrumentistas.
Confira o repertório:
Músicas:
1 – Só danço samba – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
2 – O morro não tem vez – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
3 – Porta de cinema – Luiz Souza
4 – Apelo – Baden Powell e Vinicius de Moraes
5 – Mulher – Custódio Mesquita e Sadi Cabral
6 – Lamento no morro – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
7 – Samba de Orly – Chico, Toquinho e Vinicius de Moraes
8 – Carta ao Tom 74 – Toquinho e Vinicius de Moraes
9 – Samba em Preludio – – Baden Powell e Vinicius de Moraes
10 – Amor em paz – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
11 – Valsinha – Vinicius de Moraes e Chico Buarque
12 – Regra Três – Toquinho e Vinicius de Moraes
13 – Samba da bênção – Baden Powell
Poesias:
1 – A ausente
2 -Uma música que seja
3 – Receita de mulher (fragmento)
4 – A mulher que passa (fragmento)
5 – Não comerei da alface a verde pétala
6 – Soneto da separação
7 – Poética
8 – O operário em construção (fragmento)
Deixe um comentário