“A Tempestade”, uma adaptação da obra de William Shakespeare, é o espetáculo teatral de conclusão do 1º ano do Curso de Formação de Atores – noite/2019, da Casa de Teatro de Porto Alegre. A montagem tem um elenco de 16 novos atores e é dirigida por Zé Adão Barbosa e Larissa Sanguiné, tem direção corporal e coreográfica de Carlota Albuquerque e direção musical de Everton Rodrigues. As apresentações acontecem de 22 a 29 de janeiro, na sede da Casa (Cristóvão Colombo 400), sempre às 21h.
A encenação promove uma releitura ao estilo Shakespeariano, marcado pelas paixões intempestivas e pela retórica poética. Com atenção ao acontecimento teatral, se investigam outras relações, através da dança, do canto e do texto. A invenção de corpos e movimento dá-se a partir de uma suposição de imersão em oscilações de uma tempestade, naufrágio, desequilíbrios, deslizamento, provocados por objetos cenográficos, na condução de Carlota Albuquerque.
O texto originalmente revela Próspero, exilado com sua filha numa ilha mágica, que provoca uma tempestade para atrair seus inimigos e executar sua vingança. Na releitura da peça, quem conduz o espetáculo é o próprio autor, “Will”. Os textos pesquisados e introduzidos pelo grupo fazem a originalidade desta encenação que, além de Shakespeare, traz à cena as músicas da banda Pink Floyd, cujo trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas e experimentações musicais. A escolha de Everton Rodrigues pelo grupo britânico reflete e revitaliza a contemporaneidade do texto Shakespeariano, seja pela profundidade atemporal, seja pela conceitualidade de temas que se repetem em diversas canções, ou pelo puro prazer da experiência sonora.
Deixe um comentário