• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Sobre a situação do Teatro do Instituto

dezembro 23, 2017 By Milton Ribeiro 2 Comentários

Esclarecimento de Lizandra Ayello
Direção Teatro do Instituto
Rua Riachuelo 1317, 3º andar

Boa Tarde a todos,

Tenho recebido diversas mensagens, ligações e visitas referente a situação do Teatro do Instituto, após a divulgação de uma nota na última terça-feira no Jornal do Comercio. Por isso quero colocar a disposição as informações a todos que tem interesse em que o espaço permaneça em funcionamento.

No dia 01/12 fomos surpreendidos com a entrega de uma NOTIFICAÇÃO para o término da parceria entre a Monarca Produções e o IHGRS, e que teríamos 60 dias para desocupação do espaço. Na tentativa de resolver a situação internamente, visto que na mesma data em que essa foi entregue, também havíamos realizado a entrega do relatório de prestação de contas resumido e planejamento financeiro para 2018, além de informações sobre as atividades realizadas no último ano e as que já estão agendadas para 2018. Solicitamos que o material fosse analisado e que pudemos a partir disso abrir um dialogo para rever o posicionamento do IHGRGS quanto ao término de contrato. Alguns dias depois, encaminhamos ainda uma carta aos membros do IHGRGS para que fosse entregue e que o assunto entrasse em pauta na assembléia que seria realizada ainda em dezembro.

Aparentemente o assunto não foi colocado em pauta, apenas houve um comunicado ao final do encontro sobre o encerramento da parceria do Instituto com o Teatro. Ficamos completamente sem nenhum retorno referente a nossa solicitação de diálogo e sem saber se as informações haviam sido analisadas e compartilhadas internamente pelo IHGRGS. Em função disso e por termos a obrigação de comunicar aos usuários do espaço, principalmente aos que já possuem atividades sendo negociadas para o próximo ano, realizamos o envio de uma comunicação sobre o ocorrido aos membros do IHGRGS e aos usuários do espaço. Dessa forma o assunto acabou “caindo” nas mãos de um jornalista o JC que realizou a dita publicação.

A Publicação possui alguns equívocos, como falar da reabertura, o espaço nunca foi um teatro, era o auditório do IHGRGS que estava sendo adaptado como espaço teatral e teve sua inauguração realizada em 2016 por Julio Zanotta. A Monarca não possui dívidas com o IHGRGS, está já foi sanada, estamos em dia com nossos pagamentos, as dívidas que temos são com alguns fornecedores e seriam negociadas para pagamento ao longo do ano de 2018.

Recebemos o espaço após as adaptações realizadas pelo Júlio Zanotta, que em sua grande maioria não eram satisfatórias, sem equipamento de som e luz, que são essenciais para o funcionamento do espaço, ao longo do ano fechamos diversas parcerias para empréstimo de equipamentos de som e luz, conseguimos realizar a colocação de ar-condicionado, fizemos parte da elétrica (troca de toda a caixa de luz do 3º andar, espera para 4 ar-condicionado e fiação em tubulação própria até a entrada do palco), realizamos a compra de equipamento básico de sonorização e o mais importante, mantivemos o espaço aberto e funcionando desde de dezembro de 2016 abrigando as atividades que cabem para um espaço com pouca estrutura. Foram oficinas, cursos, ensaios, palestras, workshops, apresentações e exposições, tornamos o espaço conhecido para a classe artística, e essa sempre foi nossa maior meta durante o ano que finaliza, dar visibilidade ao espaço, para que as pessoas venham até nós e utilizam o espaço para suas produções.

Foi um ano difícil, tivemos muitas dificuldades financeiras, mas conseguimos negociar e quitar nossa dívida referente a contribuição com as taxas de água, luz e elevador. E podemos analisar e organizar um planejamento adequado a curto, médio e até longo prazo. Em nosso Pré-planejamento já podemos vislumbrar ações que deram certo e que vamos continuar investindo, a continuidade de atividades, que estão tendo um bom retorno de público entre elas as oficinas de montagem (oferecidas por Juliano Rabello e Ernani Andrade), O curso teórico “A Origem dos Contos de Fadas” (oferecida por Leandro Silva), entre tantos outros que já estão ansiosos para formalizar suas agendas para 2018. Não posso deixar de mencionar o Festival de Esquetes, que realizamos como marco do primeiro ano de existência do teatro, onde pudemos ver um texto do acervo do IHGRS ser transformado em esquete e que agora está sendo transformado em um espetáculo, para que tenha sua estreia dentro da programação do 2º Festival de Esquetes em 2018, e já nós antecipamos para envio de proposta da 3º edição para o edital FAC que se encontra aberto, além de outras propostas de projetos a serem encaminhados em editais e linhas de financiamento. Todos esses trabalhamos com a perspectiva de que tragam algo concreto para o IHGRS, sejam as adaptações para recebermos cadeirantes ou cegos por exemplo, ou adaptações de segurança, já visando as regularidades futuras para o PPCI. Nossa ideia é ir a cada projeto, conectando essas questões para que possamos contribuir cada vez mais para que o IHGRS possa ser contemplado também estruturalmente.

Agora podemos ter essa visão mais limpa sobre o que precisamos, mas para isso é necessário que o IHGRS, compreenda que essas realizações são a médio e longo prazo, a curto prazo podemos garantir o funcionamento do espaço, mantendo os pagamentos em dia e quitando as demais dividas pendentes (lembrando que a dívida com o IHGRS JÁ ESTÁ QUITADA). É um trabalho de formiguinha que estamos realizando aqui, e eu Lizandra, investi muito trabalho, praticamente voluntario, pois ainda não tenho uma previsão de lucro para a Monarca, o que desejamos e poder continuar investindo no espaço, nossa meta para 2018, será ir além do básico, estamos investindo agora em captação. Através do resumo financeiro de 2017 e a projeção para 2018, temos um dado importante, apenas para continuar existindo no mesmo molde o teatro necessita de um orçamento anual de 35 mil reais, mas o que queremos alcançar é 3 vezes esse valor, queremos continuar com a receita do espaço em torno de 35 mil, mas somada a um teto de 35 mil em convênios (para os quais já iniciamos algumas negociações) e mais 35 mil em patrocínios, chegando ao montante de 105 mil anuais.

Alcançando essas 3 metas, garantimos que o espaço tenha verba suficiente para sua manutenção, aquisições e reformas, manter uma equipe fixa e com salários justos e ainda um repasse de valor maior que o atual para o caixa do instituto, essa é nossa meta a médio prazo. E a longo, será ampliarmos ainda mais esses valores, até chegarmos na medida ideal de repasse de valores ao IHGRS e transformarmos o Teatro do Instituto em um espaço cultural classe A.

Entre as atividades que deveriam ocorrer no ano de 2018, está a segunda edição do Festival de Esquetes, que teria sua abertura no dia 18 de janeiro, com a apresentação do esquete vencedor na primeira edição seguida de bate papo entre a diretora Fernanda Morena e o autor do texto o Sr. Blau Souza (o convite oficial seria realizado no inicio de dezembro) e lançamento do edital com a abertura de inscrições nessa mesma data. O grupo vencedor está ensaiando regularmente no Teatro e adaptando o esquete para um espetáculo Teatral que teria sua estreia como parte da programação da segunda edição em agosto de 2018.

Enfim, caso exista a necessidade de informações complementares estarei disponível através do meu numero de celular, whatssap e redes sociais.

Grande Abraço a todos e desejo de ótimas festas.

Arquivado em: Teatro e Dança

Comentários

  1. Marco Antonio Marchessano Pereira diz

    janeiro 18, 2018 em 11:23 am

    Lamento profundamente o encerramento de mais este espaço, e lamento a falta de reconhecimento da importância da cultura na cidade de Porto Alegre por parte do Poder Público. Os produtores culturais estão colocando todo o seu esforço em ações pró-cultura, sem qualquer apoio efetivo das esferas municipal e estadual. Eu fiz algumas oficinas e me apresentei no espaço. Ainda não é perfeito, mas se percebe o esforço em melhorar. O Instituto vai reservar o teatro para guardar livros ?
    Sem educação, saúde e cultura, vai sobrar o que ?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login