• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Sétima edição do FESTIA ocorre de 01 à 10 de setembro em Canoas

setembro 1, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Divulgação

Da Redação

A 7ª edição do FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas ocorre de 01 a 10 de setembro, com uma intensa programação gratuita. Serão 15 espetáculos em diversos espaços da cidade, de grupos locais e companhias do México, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, além de diversas atividades formativas. O festival surgiu como uma circulação independente do Grupo TIA, organizador do evento, em 2010. Mais do que uma mostra de espetáculos teatrais, o maior objetivo do festival é o intercâmbio entre artistas e a comunidade para dialogar, resistir e construir um panorama melhor para a arte e a cultura. A programação é realizada por diversas localidades da cidade, no centro, parques, equipamentos culturais e em locais descentralizados, colaborando assim com o desenvolvimento sócio-cultural da cidade possibilitando que todos possam usufruir de forma aberta, gratuita e inclusiva aos espetáculos, as atividades formativas e reflexivas com caráter de qualidade.

Em 2017 o homenageado do FESTIA é João Silva Máximo, artista plástico e também fundador e diretor do grupo Podem Ter Inço no Jardim, de Canoas, companhia em atividade há mais de 30 anos através do teatro popular como oficinas gratuitas, cursos, montagem de espetáculos e intervenções urbanas. Durante todo o festival, o público poderá conferir a exposição “Mãe Preta, Mãe África”, de Máximo, que estará em cartaz na Casa das Artes Villa Mimosa. Além de seu trabalho no grupo, o artista também produz esculturas em madeira, com inspiração na temática africana, projeto que desenvolve desde 2007. A forma arredondada da matéria prima (madeira bruta) é transformada em carrancas, rostos e corpos que remetem ao povo africano e seus descendentes.

A programação inicia às 15h do dia 01 de setembro, com o espetáculo “Nocturnos”, de Daniel Toledo, do México, inédito no Brasil. O espetáculo de bonecos conta a história de um homem que tenta lembrar uma melodia enquanto evoca histórias da noite. Morte, aventura e sonhos estão envoltas em mistério e magia de objetos e bonecos. A apresentação ocorre no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No mesmo dia, às 21h, no Estúdio Black Bird, a banda Mondo Calado, de Canoas, apresenta um som que mescla o peso, groove e poesia de formas bem particulares. O evento também contará com a performance de intervenção urbana “Sonorização Poética” de Arthur Côrtes. O artista e seus instrumentos sonoros com muita descontração e curiosidades propõem um minuto de interação cultural com poesia.

Entre os destaques da programação teatral, está o Grupo Anônino de Teatro, do Rio de Janeiro, que apresenta pela primeira vez no Estado “Cabeça de Nego”, no sábado, 02 de setembro, no Teatro do Sesc Canoas. A montagem coloca em foco diversas questões da vida contemporânea. Valendo-se de algumas habilidades circenses como malabarismo, equilibrismo, magia e manipulação de objetos, o ator cria um ambiente mágico para conduzir os sentidos do espectador.

Entre os grupos locais, o destaque fica para o Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, de Canoas, que em 2018 completa 30 anos de fundação. O público poderá conferir a performance de “O Lançador de Foguetes” na sexta-feira, 08 de setembro, às 15h, na Praça da Juventude Nelson Mandela/Guajuviras. Excêntrico, virtuoso cientista busca parceiros para uma curiosa jornada em busca do lugar ideal para realizar com excelência sua experiência científica. Curiosos malabares circenses, engenhosas engenhocas astrológicas e a energia do público lançam foguetes, ideias ao ar.

Além da programação de espetáculos o FESTIA promove diversas atividades formativas, como os Workshops “O Jogo Como Técnica”, com João Carlos Artigos – Grupo Anônimo de Teatro/RJ e “Manipulação de Mamulengo” com Danilo Cavalcanti – Mamulengo da Folia/SP, os lançamentos dos livros “Contos Transantropológicos” de Atena Beauvoir Roveda e “Longa Jornada do Teatro de Rua Brasil Afora” de Márcio Silveira dos Santos, o Fórum Setorial do Teatro e Circo de Canoas – Colegiado Setorial do Teatro e Circo de Canoas e Sesc Canoas e as atividades deTrocas de Saberes “Cultura e Arte LGBT” e “Afro: Conexão Cultural”.

O evento encerra no domingo, 10 de setembro, com o show do Trio Agrestino, de Alagoas, que se apresenta pela primeira vez no RS. O trio de forró pé-de-serra com mais de 40 anos de estrada se apresenta na Pizzaria e Lanches 40 Graus. Para conferir todas as atrações e programação, acesse:

festivalfestia.wordpress.com | facebook.com/festivalfestia

Arquivado em: Teatro e Dança Marcados com as tags: FESTIA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login