Depois de temporadas de sucesso em Salvador, Teresina, São Paulo e no Rio, o espetáculo ‘Traga-me a cabeça de Lima Barreto’ chega ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para única apresentação no dia 18 de abril, marcando a pré-estreia da Festipoa Literária com a divulgação da programação completa do evento, que, este ano, terá foco na literatura afro-brasileira. Os ingressos para o espetáculo custam de R$ 10 a R$ 30 na bilheteria do TSP ou http://bit.ly/LimaBarretoPOA.
Escrito pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz especialmente para comemorar os 40 anos de carreira do ator baiano Hilton Cobra, a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto (1881 – 1922), conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil da década de 1930. O propósito do procedimento seria entender “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte, se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”. A partir desse suposto dilema, o espetáculo mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade do escritor, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia.
A direção do monólogo é de Fernanda Júlia, do NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas. A montagem conta ainda com as participações especiais com voz em off de Lázaro Ramos, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade.
A 11ª Festipoa Literária acontece de 2 a 6 de maio terá programação com foco na literatura afro-brasileira, com homenagem à escritora Conceição Evaristo. Entre as presenças confirmadas, além de Conceição, estão Djamila Ribeiro, Elisa Lucinda, Chico César, MV Bill, Clara Averbuck, Chacal, Marcelino Freire, Marcelo Montenegro, Valéria Houston e Jarid Arraes. As atividades acontecerão em diversos espaços de cultura da cidade, como Aldeia, Salão de Atos da Ufrgs, Instituto Goethe e Agulha.
Deixe um comentário