Porto Verão Alegre: balanço e data da 20ª edição
Iniciativa formada por atrações teatrais gaúchas e eventos culturais gratuitos realizará edição de 20 anos entre os dias 10 de janeiro e 17 de fevereiro de 2019.
A edição de 2018 do Porto Verão Alegre, uma iniciativa produzida e estrelada por profissionais e atrações culturais ligados ao Rio Grande do Sul, foi realizada pela Mezanino e Mais Além Produções Artísticas, entre 05 de janeiro e 08 de fevereiro de 2018. A19ª edição foi formada por 78 espetáculos, 10 a mais que no ano passado, 38 deles pela primeira vez no festival, dos quais quatro escolheram o festival para estrear. Em 20 sessões foi oportunizada a tradução para libras e em quatro, audiodescrição. Dez espaços da capital receberam o festival, que contabilizou um público total de cerca de 40 mil pessoas, em linha com os anos anteriores.
Além das peças de teatro, o Porto Verão Alegre ofereceu palestras e debates de psicanálise e reforçou sua parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Realizou oficinas de teatro e artes visuais gratuitas, na Cia de Artes e no Centro Cultural Multimeios Restinga, ministradas pelo diretor Bob Bahlis, e em parceria com a Galeria Mamute. E ainda realizará um evento a céu aberto, o Open Palco Doctor Clin, que foi adiado devido a condições climáticas nas datas previamente marcadas. A iniciativa consiste em apresentações artísticas gratuitas na Praça Júlio Mesquita, em Porto Alegre, e devem acontecer durante um domingo do próximo mês de março.
Outra novidade desta 19ª edição foi a realização de uma sessão gratuita de espetáculos com sucesso de público e crítica da cena cultural gaúcha no interior do Estado.As cidades de Esteio, Passo Fundo e Cassino receberam, respectivamente, a apresentação da “commedia dell’arte” Os Dois Gêmeos Venezianos, da comédia Se Meu Ponto G Falasse e do show de mágica Kronnus – O Ilusionista, e reuniram cerca de 1500 pessoas no total.
Neste ano também foram potencializadas as ações em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, novidade desta edição. Pelo www.facebook.com.br/pva2018, atingimos mais de 1 milhão e 130 mil usuários da rede durante o festival e contabilizamos 39 mil interações. Pelo Instagram, foram alcançados 77 mil usuários e notamos um crescimento de 720% no número de seguidores durante a realização do festival.